O mercado de carros de luxo brasileiro está em ebulição e quem tem grana não está economizando na hora de trocar de carro. Os números de 2025 mostram que brasileiro bem de vida adora um brinquedo caro sobre quatro rodas. E não é qualquer modelo que faz sucesso nesse universo seleto. Tem marca que manda no pedaço e modelo que vira queridinho dos milionários. A competição está acirrada e as marcas estão investindo pesado para conquistar quem tem o bolso generoso. É um mercado pequeno, mas que movimenta milhões e dita tendências para o resto do país.
Qual marca domina o luxo brasileiro?
A BMW segue como marca líder no segmento luxo no Brasil. No primeiro trimestre de 2025, a marca alemã manteve a liderança isolada, seguida de Volvo e Porsche. A vantagem da BMW é clara: eles têm fábrica aqui no Brasil, em Araquari (SC). Isso faz toda a diferença no preço final. Com 3.487 unidades comercializadas no trimestre, a BMW lidera disparado. A estratégia de produzir localmente alguns modelos tem dado resultado.
A Volvo aparece na segunda colocação com 2.097 veículos emplacados, sustentada pelo desempenho dos SUVs EX30 e XC60. A marca sueca apostou forte na eletrificação e está colhendo os frutos. A Mercedes-Benz vem em terceiro lugar com 1.791 unidades, seguida pela Porsche com 1.418 carros vendidos. É um mercado que movimenta números consideráveis mesmo sendo restrito.

Quais modelos fazem mais sucesso?
O carro de luxo mais vendido é o BMW X1, com 1.159 unidades, seguido do BMW Série 3, que acumula 948 emplacamentos. Ambos são fabricados em Araquari (SC). O X1 teve nova geração lançada em 2023 e continua em alta nas concessionárias. A fabricante ampliou a oferta do modelo com a versão sDrive20i GP, equipada com motor 2.0 turbo de 204 cv, com preço inicial de R$ 318 mil.
O pódio é completado pelo Volvo EX30, um SUV compacto elétrico produzido na China. O elétrico da Volvo tem conquistado quem quer luxo com consciência ambiental. Completando o ranking, o Audi Q3 garantiu a quinta posição com 508 unidades, seguido pelo Porsche Macan (454), Mercedes-Benz Classe C (292) e Audi Q5 (235).
Quem compra os carros mais caros?
Os esportivos de alto desempenho também têm seu espaço garantido: o Porsche 911 emplacou 198 unidades, enquanto o Mini Cooper fechou o grupo dos dez mais vendidos com 194 unidades. O 911 é aquele carro que todo entusiasta sonha em ter. Lembrando que a versão mais barata parte de R$ 835 mil.
No segmento ultra-luxo, temos carros como o Rolls-Royce Phantom, concebido para ser o ápice do luxo, e o Ferrari Purosangue, que se tornou o carro mais importante da Ferrari nos últimos anos. São modelos que custam milhões e raramente são vistos nas ruas. O BMW i7, sedã elétrico de luxo, tem preço a partir de R$ 1.321.950.
O que vem por aí em 2025?
Pelo menos seis novas marcas chinesas estão previstas para desembarcar no Brasil nos próximos meses, aumentando a competitividade do mercado. As chinesas estão chegando com tudo no segmento premium. A Zeekr, que faz parte do mesmo grupo da Volvo, promete chegar forte. O Zeekr 001 é elétrico, entrega 544 cv e tem autonomia superior a 400 km, com preços entre R$ 428 mil e R$ 475 mil.
A GWM está preparando novas submarcas de luxo: a Tank e a Wey. O Tank 300 tem cara de Jeep Wrangler, conjunto híbrido de 408 cv e deve custar R$ 380 mil. Outra novidade é a Wey, focada em luxo, com o modelo Wey 5 na versão híbrida plug-in, competindo com BMW e Audi.
Por que esse mercado cresce tanto?
O mercado de carros de luxo no Brasil tem crescido consideravelmente, com as vendas devendo crescer entre 5% e 6,5% em 2025. O brasileiro que enriqueceu quer mostrar status e não economiza na hora de comprar carro. A tendência é de crescimento, com forte foco em eletrificação, conectividade e sustentabilidade.
As marcas estão adaptando seus portfólios para atender um consumidor exigente, interessado em inovação e responsabilidade ambiental. O futuro do segmento é promissor, com mais opções tecnológicas chegando ao país. O brasileiro quer luxo, mas também quer estar na vanguarda da tecnologia.






