Íris critica 'opção' por prostituição, e Ariadna diz não ter tido escolha

As participantes de 'No Limite' discutiram, até Ariadna se afastar e declarar: "Fora da realidade"; No Instagram, a conta oficial de Íris pediu desculpas

Reprodução/Globo
Na tribo Carcará, Íris e Ariadna discutem sobre prostituição e transfobia (foto: Reprodução/Globo)

Os ânimos ficaram exaltados entre Ariadna e Íris Stefanelli, da tribo Carcará, no segundo episódio de ‘No Limite’, nesta terça-feira (18/05). As duas se estranharam durante debate sobre prostituição e transfobia no acampamento.

Na discussão, Ariadna — que foi a primeira e única trans a participar do BBB —  compartilhou sua história e contou que, por ser uma mulher transgênero, nunca teve oportunidades na vida, tendo que recorrer até a prostituição para sobreviver. 

Íris, então, comentou que a colega de equipe fez uma escolha muito arriscada e alegou que Ariadna se prostituiu por opção. 

“Hoje, na discussão sobre prostituição, eu disse que tem que se tentar um caminho para a vida menos arriscado”, disse Íris, que, na sequência, comentou sobre a importância de estudar e prestar concurso público. Ela logo foi interrompida por Ariadna: “Amiga, não julga. Isso é um julgamento”.


“Eu colocava currículo daqui, dali. Não tinha segundo grau completo. Não arrumava nada. Você acha que eu fui para onde, para não ser posta para fora de casa? Lá para a esquina de onde eu morava. Eu tive opção? Não tive”, continuou Ariadna. 

“Você teve opção, sim”, rebateu Íris, que completou: “Isso está dentro da sua cabeça”. 

“Não tive. Quando me olhavam com nome de homem e cara de mulher, eu não tive. Você não pode falar uma coisa quando não está dentro da realidade”, retrucou Ariadna. 

Íris até tentou argumentar que ela mesma foi passadeira, lavadeira e garçonete antes de entrar para o BBB5. Mas Ariadna lembrou-a dos privilégios que ela teve na vida como uma mulher “cis, branca, loira, de olhos verdes”. 


Ariadna, então, preferiu se afastar da discussão para não causar maior atrito na tribo e comentou para as câmeras: 

“Eu acho a Íris uma pessoa incrível, mas acho que ela vive um pouco fora da realidade. O fato de ela ter tido mais privilégios do que eu talvez faça com que ela viva em um mundo de fadas e, infelizmente, essa não é a minha realidade. Só o fato de ser uma mulher trans, já me tira todos os privilégios. Eu acho muito chato ter quer ficar debatendo isso. Ficou chato e eu preferi sair de perto. Eu gosto dela e ela tem muito o que aprender ainda sobre isso”, concluiu ela.

O comentário de Íris não pegou bem entre o público, que acusa a participante de transfobia, e repercutiu nas redes sociais como um dos assuntos mais comentados, na noite desta terça (18/05). 


Pedido de desculpas


Enquanto isso, a equipe de Íris tenta contornar a situação aqui fora do reality. No Instagram, a conta oficial da participante pediu desculpas a "todos que se sentiram ofendidos ou diminuídos com as palavras da Íris".

O texto ainda ressalta que "Íris está longe de ser contra as minorias" e adianta que ela vai se arrepender das palavras ditas quando assistir às imagens. 
 
Confira:  

“Após as cenas veiculadas na edição de hoje do ‘No Limite’, viemos a público pedir desculpas a todos que se sentiram ofendidos ou diminuídos com as palavras da Íris. Temos a certeza de que, assim que ela voltar à realidade, e assistir às suas falas, vai se desculpar com todos e buscar se informar sobre essa triste realidade. Íris, assim como muitos de nós, tem muito o que aprender sobre este e outros assuntos”, dizia o comunicado. 

“Respeitamos demais a história da Ariadna e temos um carinho muito grande por ela e pela parceria de ambas, como vimos desde o programa de estreia. Íris está longe de ser contra as minorias. Quem a conhece, desde o BBB7, e convive com ela (amigos e familiares), sabe bem do que estamos falando. Que essa experiência traga um grande aprendizado para todos, reflexo da convivência, indo além das provas de resistência e das adversidades do cenário em que vivem durante as gravações", finalizava o post.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES