Quando Caminho das Índias foi exibida pela primeira vez? Relembre as novelas da época

Poder Paralelo, remake de Paraíso e Caras & Bocas são algumas das atrações do mesmo ano

Redação - Observatório da TV 18/07/2022 00:00
Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes e Márcio Garcia em Caminho das Índias (foto: Globo/João Miguel Júnior)

Nesta segunda-feira (18), a novela Caminho das Índias, de Glória Perez, estreia na tela do Canal Viva, nos horários de 22h55 e 13h35, além de uma maratona com os capítulos da semana aos domingos, a partir das 18h. A produção foi exibida originalmente pela TV Globo às 21h, de janeiro a setembro de 2009.

Você se lembra de quais eram as novelas que estavam no ar na época em que Caminho das Índias ocupou o horário nobre da TV Globo? Relembre com a gente, aqui no Observatório da TV.

Praticamente todo o período de exibição de Caminho das Índias conviveu com uma reprise (a primeira) de Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, no Vale a Pena Ver de Novo. Levada ao ar pela primeira vez em 2004, a novela esteve em cartaz à tarde de março a agosto de 2009.

No início de 2009, a atração do Vale a Pena Ver de Novo era Mulheres Apaixonadas (2003), de Manoel Carlos. Já nas últimas semanas de Caminho das Índias no ar, a companheira da faixa da tarde na grade global foi Alma Gêmea (2005/06), de Walcyr Carrasco, cuja reprise estreou em 24 de agosto.

A faixa das 18h da TV Globo exibia Negócio da China (2008/09), de Miguel Falabella, quando Caminho das Índias iniciou sua trajetória. Em março de 2009 a atração da faixa passou a ser a segunda versão de Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa, com Eriberto Leão e Nathália Dill nos papéis centrais de José Eleutério e Maria Rita, ou Filho do Diabo e Santinha.

Já às 19h, em janeiro de 2009 estava no ar Três Irmãs, de Antonio Calmon, que ficou no ar até abril, quando entregou o horário para Caras & Bocas, de Walcyr Carrasco. Esta, por sua vez, só teve seu último capítulo exibido em janeiro de 2010.

Na Record TV, ainda chamada na época de Rede Record, quando Caminho das Índias estreou a novela do horário principal (22h) era Chamas da Vida, de Cristianne Fridman, atualmente em reprise nas tardes da emissora.

Em abril de 2009 estreou Poder Paralelo, novela de Lauro César Muniz que trazia Gabriel Braga Nunes no papel central de Tony Castellamare, ligado à Máfia e cujo amor era dividido entre duas mulheres: a atriz Fernanda Lira (Paloma Duarte) e a jornalista Lígia Brandão (Miriam Freeland).

Na faixa das 21h, a Record levava ao ar no começo de 2009 Os Mutantes - Caminhos do Coração, de Tiago Santiago, estreada em junho de 2008. Era a segunda parte da Trilogia dos Mutantes, composta ainda da novela seguinte, Promessas de Amor, que começou em março de 2009 e foi até agosto.

Sua substituta foi Bela, a Feia, de Gisele Joras, versão brasileira do sucesso colombiano Yo Soy Betty, La Fea, de Fernando Gaitán. Giselle Itié foi a protagonista Anabela Palhares, a Bela, que enfrenta muitos preconceitos por ser feia e sem vaidade, apesar de sua grande competência como secretária de Rodrigo Ávila (Bruno Ferrari), dono de uma agência de publicidade.

Em 2009, no segundo trimestre, a Record levou ao ar à tarde uma reprise de Bicho do Mato (2006/07), de Cristianne Fridman e Bosco Brasil, baseada em original de Chico de Assis e Renato Corrêa de Castro. André Bankoff viveu Juba, o personagem principal, herdeiro de uma fazenda no Pantanal que se envolve com Cecília (Renata Dominguez), no início noiva de seu primo Emílio (Marcos Mion).

Escrita por Tiago Santiago, Prova de Amor (2004/05) também ganhou uma reprise à tarde, sua primeira, na mesma época - estreada ainda em 2008 e que só terminou quase no meio de 2009. Clarice (Lavínia Vlasak) e Daniel (Marcelo Serrado) passaram mais de 200 capítulos fugindo das maldades do obsessivo Lopo Jr. (Leonardo Vieira).

No SBT, Revelação, de Íris Abravanel, estreou no fim de 2008, poucas semanas antes de Caminho das Índias. A primeira novela da autora contava a história do romance de Lucas (Sérgio Abreu) e Vicky (Tainá Müller), em meio aos ditames políticos da pequena Tirânia e dos mistérios que envolvem o rapaz, afilhado de Ermírio (Antônio Petrin) e filho do Oculto (Henrique Martins).

Revelação consolidou-se na faixa das 22h, depois de algumas semanas no ar às 23h. Sua substituta foi Vende-se Um Véu de Noiva, também de Íris, baseada numa radionovela homônima de Janete Clair, cujo acervo de rádio teve os direitos adquiridos pelo SBT. Até aqui, foi o único original daquela que é considerada a maior novelista brasileira adaptado pela emissora.

Dividida em duas fases, com distância de cerca de 30 anos entre uma e outra, a novela fala de Rubens Baronese (Zecarlos Machado/Nando Rodrigues), cuja felicidade é destruída pela ambiciosa Eunice (Elaine Cristina/Samantha Dalsoglio), que é a responsável pela morte da prima, Maria Célia (Thaís Pacholek), mulher de Rubens.

Depois do êxito de Pantanal (1990), de Benedito Ruy Barbosa, levada ao ar de junho de 2008 a janeiro de 2009 às 22h, o SBT exibiu entre 2009 e 2010 mais duas novelas da extinta TV Manchete: Dona Beija (1986), de Wilson Aguiar Filho, com Maitê Proença no papel-título, e A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990/91), de Marcos Caruso e Rita Buzzar, com Ingra Liberato, Almir Sater, Tamara Taxman e Nelson Xavier.

Num dos períodos em que o SBT não deteve exclusividade de parceria no Brasil com a Televisa, algumas novelas da mexicana foram exibidas pela CNT. Em 2009, por exemplo, a infantil Sonhos e Caramelos e as adultas Amanhã É Para Sempre e Marimar foram levadas ao ar pela emissora paranaense.

Este post Quando Caminho das Índias foi exibida pela primeira vez? Relembre as novelas da época foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV