Como ter fotos iguais as das blogueiras: 8 dicas de edição e truques de fotografia

Bons recortes, foco adequado e legendas criativas ajudam e muito no resultado

Redação - Observatório da TV 22/06/2022 21:04
Divulgação
Dicas de como ter fotos iguais às das blogueiras (foto: Divulgação)

Quando abrimos as redes sociais, logo nos deparamos com fotos cada vez mais lindas e criativas, com aspectos profissionais apesar de nem sempre terem sido feitas por um. Isso acontece por conta dos truques das blogueiras que ninguém te conta, mas que tratamos de desvendar para você nesse post!

  • Dicas para editar fotos como as blogueiras

A edição é um ponto importante para o resultado final de uma foto, desde os aplicativos utilizados até os elementos que são explorados nos mesmos. Sabendo disso, te conto melhor sobre alguns truques que vão tornar suas fotos muito mais bonitas, olha só:

  1. Ajuste temperatura e cor

O contraste faz toda a diferença em uma foto e isso você já deve saber, mas muito além de ir no tópico específico de contraste do aplicativo que você utiliza, vale a pena ajustar esses tons no campo de temperatura e cor, presente em aplicativos como o VSCOcam e também o LIghtroom, os preferidos das blogueiras.

Na prática, isso poderá contribuir para um maior destaque nos pontos desejados, trabalhando questões de luz e sombra que realçarão sua foto. Uma dica importante é que entenda também o tipo de edição que deseja seguir, já que nesse aspecto poderá escolher entre deixar os tons mais vibrantes ou os neutralizar, por exemplo. Aliás, essa é uma boa forma de criar um padrão para organizar o feed, viu?

Mas se você não tem tanta prática assim com as edições, tenho certeza de que poderá achar o melhor para você entre os 10 melhores aplicativos para edição.

  1. Faça recortes

Pode parecer óbvio, mas não é bem assim. Recortar a foto é uma atitude simples que não serve apenas para quando algo indesejado aparece no clique feito, inclusive por conta do formato de fotos aceitos pelo Instagram, bem diferente daquele padrão da câmera comum dos celulares.

Por isso, o recorte pode servir para já editar a foto como deseja que seja postada sem riscos de alguma parte que deseja mostrar deixe de aparecer no feed, o que eu sei bem que pode até mesmo te fazer passar a ver defeitos em uma foto da qual tinha gostado muito. 

Além disso, cortar a foto servirá para outras finalidades, como centralizar você ou algum objeto de foco na imagem, chamando mais atenção para um lugar ou pessoa de forma indireta, enquadrando aquilo que deve ser feito em primeiro plano.

Como ter fotos iguais às das blogueiras
Divulgação
  1. Use o foco

Alguns celulares já chegam até nós com a funcionalidade de ajuste de foco antes mesmo de fazermos o clique, o que pode estar presente também como modo retrato no caso dos aparelhos IOS. Esse elemento que pode parecer simples é, na verdade, um dos mais utilizados pelas blogueiras.

Com o uso certo do mesmo, também pode chamar uma maior atenção para o que deseja mas não apenas isso, já que um fundo que não te agrade pode até mesmo passar batido, já que estará ocupando o segundo plano da imagem, dando a impressão de que a lente deu realmente uma maior nitidez ao que você selecionar para ser focado.

Enquanto isso, o blur se encarrega de dar aquela suavizada no fundo. Mas se atente, pois o ideal é que ele não seja tão alto para não ganhar mais atenção do que você deseja, ficando em um meio termo que é há muito tempo utilizado na fotografia profissional.

  1. Dica extra para edição!

Sempre vemos as blogueiras desfilando lindas por aí, mas muito disso acontece na etapa de edição, já que até mesmo uma maquiagem ou o realce da mesma pode ser feito em aplicativos como o Facetune, onde manchas na pele podem ser removidas ao mesmo tempo em que o rosto ganha um formato mais fino, por exemplo. 

Assim, se tiver algo que julgue uma imperfeição, principalmente em selfies que tornam nossos traços mais visíveis pela proximidade, pode usar ferramentas que disfarçam esses pontos e até mesmo valorizam as características das quais gostou, gerando resultados surpreendentes e claro, uma qualidade de foto incrível. 

  • Como postar a foto perfeita?

E não parou por aí, pois a foto perfeita precisa também de detalhes que se combinem com ela, dando uma impressão não apenas de que a sua foto é profissional, mas todo o seu perfil. Calma que já te explico melhor... 

  1. Use legendas criativas

As legendas complementam os posts e também ganham destaque no feed, mostrando muito da sua personalidade e muitas vezes podendo se combinar com a sua intenção ao tirar uma foto, seja passar uma impressão mais romântica, moderna e até mesmo poderosa.

Eu te entendo que nem sempre tenhamos criatividade para pensar nisso, então uma boa dica é buscar em sites que possuam frases para foto sozinha, são opções prontas, mas ao mesmo tempo muito originais, valendo a pena dar aquela olhadinha.

Como ter fotos iguais às das blogueiras
Divulgação
  • Truques de fotografia 

Quando pensamos nas blogueiras, estamos também nos referindo a uma intensa preparação para cliques que, por mais que soem naturais, representam profissionalismo, exatidão e claro, muita beleza. Por isso, além da etapa de edição, deve pensar também em como formular essa foto que ficará perfeita, principalmente colocando os truques abaixo em prática!

  1. Use a câmera traseira

Atualmente é raro encontrar um celular que não possua câmera frontal, o que em grande parte colabora para tirarmos selfies ou até mesmo fotos com o temporizador quando não se tem alguém para fazer os cliques além de si mesmo, o que é bem comum. Mas apesar da facilidade, essa lente não costuma ser a de melhor qualidade. 

Falo isso porque os pixels disponíveis na câmera traseira são muito superiores e, automaticamente, nos oferecem melhores resultados. Então, busque pensar em táticas para o uso da mesma, seja pedindo para alguém tirar a sua foto ou usar a função de vídeo para perceber o melhor enquadramento para si na foto antes de ativar o temporizador. 

Essa mudança simples de hábitos vai mudar a qualidade das suas fotos, as tornando muito mais profissionais em conjunto com as dicas de edição que já te passei!

  1. Aposte na naturalidade

Curiosamente, aqui podemos não apenas pensar, como também planejar essa intenção de naturalidade. Pontos que podem te ajudar nesse sentido é olhar para um campo de visão afastado da câmera, mas sem virar completamente o rosto e ainda manter o olhar próximo para um alinhamento perfeito com a foto, isso fará com que pareça espontânea e gerará bons resultados. 

Além disso, fotos na luz solar contribuem para essa ideia e com certeza te ajudarão a economizar tempo na etapa de edição, já que a luz natural contribui para uma aparência bem bonita nos cliques, eles ficam lindos!

Algumas opções ainda envolvem acessórios, elementos externos que fazem toda a diferença para fotos mais bonitas e chamativas.

  1. Harmonize as cores

O efeito de luz e sombra não está presente apenas na edição, mas também na decisão de local e forma de tirar uma foto, interferindo até mesmo no look escolhido de acordo com o local para o qual se vai, uma sequência de detalhes que geram ótimos resultados e nos fazem querer saber como fazer também.

Então, se liga na dica: Pense sempre na impressão de luminosidade que deseja passar, sabendo que a união entre fundo mais escuro e roupas mais claras, por exemplo, poderão dar mais destaque a você sem que o ambiente deixe de aparecer. 

Nesse quesito, a gente precisa citar também a impressão que cada cor passa, você já sabia disso? Se a blogueira que você acompanha possui o feed focado em tons mais claros, pode perceber que a impressão passada por ela será mais amigável e despojada, enquanto quem opta por tons escuros transmite seriedade, sendo mais utilizado por perfis profissionais.

Este post Como ter fotos iguais as das blogueiras: 8 dicas de edição e truques de fotografia foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV