Netflix tira Heartstopper do Emmy e sonha fazer história em outra premiação

A comédia romântica britânica busca vagas em prêmio voltado para programas infantis e de família

Redação - Observatório da TV 16/06/2022 11:59
Reprodução/Netflix
Kit Connor na primeira temporada de Heartstopper (foto: Reprodução/Netflix)

Nesta quinta-feira (16), começa a votação ao Emmy de 2022 feita pelos integrantes da Academia de Televisão americana. Uma série importante e popular da Netflix está de fora do pleito: Heartstopper. Isso porque a gigante do streaming optou por inscrever a comédia romântica de sucesso em outra premiação, inédita, chamada de Children's & Family Emmy Awards.

Mesmo organizado por entidade diferente, a Academia Nacional de Televisão, o Children's & Family Emmy tem conexão com o Emmy principal, chamado oficialmente de Primetime Emmy, assim como há ligação com o Emmy Internacional. O combinado é que uma série não pode competir em mais de um tipo de Emmy por temporada.

Exemplo: a série sul-coreana Round 6 (Netflix) poderia concorrer ao Emmy Internacional deste ano, da mesma forma que obedece os critérios de elegibilidade do Emmy principal. Como só pode disputar uma premiação, a maior de todas foi a escolhida.

Emmy dos programas infantis e de família

A Netflix vai inscrever Heartstopper no Children's & Family Emmy para ganhar a primeira estatueta de melhor série jovem adulta entregue pela cerimônia (vai também disputar outras categorias, tipo atuação, direção e roteiro). A informação foi divulgada em primeira mão pelo site Gold Derby.

Esse novo Emmy foi criado para celebrar as melhores atrações voltadas às crianças (children) e família (family). Anteriormente, essas produções concorriam no chamado Daytime Emmy, que premia programas exibidos de dia (manhã e tarde) da TV Estados Unidos; as atrações do horário nobre (primetime) sempre tiveram uma premiação à parte.

Com a expansão de conteúdo para crianças, adolescentes e jovens, resultado das inúmeras atrações lançadas por streamings, foi decidido criar esse Emmy específico. A primeira edição está programada para 11 de dezembro deste ano.

A opção da Netflix de colocar Heartstopper na nova premiação tem um simbolismo importante. A comédia romântica sobre um casal gay e que narra outras tramas sobre a comunidade LGBTQIA+ pode ser consagrada por premiação voltada para programas familiares e infantis. Isso em um tempo no qual movimentos reacionários demonizam qualquer conteúdo voltado para crianças/adolescentes cuja temática queer esteja presente.

Sucesso surpreendente na Netflix, Heartstopper ganhou renovação dupla, para a segunda e terceira temporadas, algo raro de ser visto na gigante do streaming, decisão dada apenas a séries da prateleira mais alta.

Este post Netflix tira Heartstopper do Emmy e sonha fazer história em outra premiação foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV