Uai Entretenimento

DOCUMENTÁRIO

Winter on Fire: Crise na Ucrânia é destaque em documentário da Netflix

Nesta quinta-feira (24/02), após semanas de tensão na Europa, a Rússia iniciou uma invasão na Ucrânia. Em 2015, a Netflix lançou um documentário que contextualiza parte do crescimento dos conflitos entre os dois países, que possuem uma ligação histórica.


 

Intitulado de Winter On Fire: Ukraine's Fight for Freedom, a produção foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário em 2016. Dirigido por Evgeny Afineevsky, o documentário tem foco na Euromaidan, que foi uma série de manifestações e agitação civil que teve início em novembro de 2013 e seguiu até fevereiro de 2014.

 

Os protestos irromperam após a decisão do governo ucraniano de suspender os preparativos para a assinatura de um Acordo de Associação e de um Acordo de Livre Comércio com a União Europeia, com o objetivo de estreitar relações econômicas com a Rússia.


 

Os manifestantes defendiam a integração europeia e após as medidas do governo, pediram pela renúncia do Presidente Viktor Yanukovych. Os protestos foram marcados pela forte presença policial e violência das forças do governo.

 

Apesar de não mostrar a origem das tensões, o documentário aborda conflitos importantes que influenciaram no aumento da inquietação entre os dois países.