Uai Entretenimento

ENTENDA

Pneumonia diagnosticada em Valesca Popozuda requer tratamento rápido

Valesca Popozuda foi internada no último domingo (07/11) por causa de uma pneumonia bacteriana, no Hospital Norte D’Or, na zona norte do Rio de Janeiro, após sentir dificuldade de respirar, dores no peito e febre alta.


 
funkeira foi submetida a um exame para atestar possível contaminação por Covid-19, mas o resultado foi negativo. Ela teve alta nesta quarta-feira (10/11) e continuará o tratamento em casa.

Na edição desta quinta-feira (11/11), o quadro Correspondente médico, do telejornal Novo dia, da CNN Brasil, o neurocirurgião Fernando Gomes, revelou os diferentes tipos de pneumonia e explicou que a doença inflamatória afeta os pulmões.

"Quando temos uma infecção, pensamos em três causas possíveis: vírus, bactéria ou fungos. É extremamente importante a detecção do agente etiológico (quem causa a doença) porque existe tratamento específico diferente", afirmou Fernando.



No geral, o tratamento das pneumonias exige o uso de antibióticos apropriados para combater as bactérias Streptococcus pneumoniae (chamada popularmente como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae detectada no pulmão e suas terminações – os brônquios.

Entre as causas para a infecção bacteriana, Gomes explicou que doenças respiratórias diversas podem coexistir.

"Pode acontecer de um resfriado não muito bem cuidado evoluir para pneumonia", alertou como exemplo.
Entretanto, o médico reforçou que pneumonia bacteriana - conforme ocorreu com Valesca - requer mais cuidado, pois a bactéria pode "sair" do pulmão e se espalhar pelo restante do corpo humano.



"O pulmão é tipo uma esponja. Existe grande facilidade dessa bactéria se espalhar pelo corpo e causar sepse, que é a infecção com inflação no corpo de forma generalizada, associada a alto número de mortalidade. Por isso, o diagnóstico precoce do tipo de pneumonia é importante", finalizou.

Confira, abaixo, o vídeo: