Silvio Santos, 90 anos: relembre curiosidades da vida do apresentador

Dono do SBT celebra aniversário neste sábado (12). Algumas vezes, sua trajetória pessoal chamou tanto a atenção quanto o seu trabalho em frente às câmeras

Estado de Minas 12/12/2020 04:00
Lourival Ribeiro/SBT
(foto: Lourival Ribeiro/SBT)
O apresentador Silvio Santos, do SBT, comemora seu aniversário de 90 anos de idade neste sábado, dia 12 de dezembro de 2020. Pela primeira vez, desde que se tornou apresentador, ele não pisa em um estúdo há mais de um ano. Tirou férias no ínicio de dezembro 2019 e voltou em março quando a pandemia do novo coronavírus estourou. Desde então, está em casa, confinado. E só deve voltar a gravar em 2021, depois da vacina.

Relembre a seguir algumas ocasiões em que sua vida pessoal chamou mais atenção do que seu trabalho em frente às câmeras.

Candidato a prefeito e presidente


Em 1988, Silvio Santos se filiou ao PFL (atual DEM) com intenção em disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições seguintes. Questionado sobre o motivo da escolha do partido, o apresentador era sincero. "Por que o PFL? Ora, foi o primeiro partido que mandou carta, e eu assinaria qualquer ficha, até do Partido Comunista", respondia, à época.

Em seu programa, chegou a questionar Jânio Quadros, então ocupante do cargo, por telefone sobre a possibilidade de lançar-se candidato, no que foi apoiado. "Pouca gente deve conhecer essa cidade como o senhor. O senhor não é um político partidário, um político profissional. Isso vai representar um grande apelo ao povo, que está cansado dos políticos profissionais", respondeu Jânio, na ocasião. A candidatura, porém, não foi para frente. Ele também chegou a ser cogitado em 1992, novamente, sem se lançar oficialmente no fim das contas. 

Silvio Santos também chegou a se candidatar à Presidência da República em 1989, pelo extinto PMB (Partido Municipalista Brasileiro) mas teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após vários pedidos de impugnação por parte de partidos adversários.

'Esperando a morte'


"Estou mal, muito mal. Você não sabe o que é esperar a morte, deitado, fazendo transfusões de sangue, exames, mais nada. É uma doença nas coronárias, se chama ataque do coração em seis anos", disse Silvio Santos a uma repórter da revista Contigo, em 2003. E não parou por aí. "SBT? Eu já vendi, como é que vou saber o que se passa no SBT? Agora quem vai tomar conta do SBT é o Boni e a Televisa", continuou o apresentador. Tudo, é claro, não passava de uma "pegadinha". Silvio deu as declarações em tom de ironia, o que não foi "captado" pela jornalista, que acabou publicando as declarações na revista, o que causou grande repercussão à época. 

Um porta-voz da rede mexicana Televisa, por exemplo, confirmou a existência de uma opção de compra do SBT. "A Televisa não iniciou nenhuma negociação com o SBT, ou qualquer outra parte, a respeito desta opção. A Televisa não está avaliando o exercício desta opção atualmente". Na ocasião, até mesmo o Ministério das Comunicações emitiu uma nota oficial, informando que a possível transação estaria dentro da lei, contanto que o grupo mexicano não tivesse uma participação maior que 30% no capital da rede. 

Sequestro


Em agosto de 2001, Patrícia Abravanel foi sequestrada por Fernando Dutra Pinto. Na época, ela tinha 23 anos e cursava a faculdade de Administração de Empresas. A filha de Silvio Santos ficou uma semana em cativeiro e só foi solta após pagamento de resgate. O crime foi amplamente divulgado por todos os canais de televisão na época. A TV Globo chegou a interromper a programação habitual para transmitir, ao vivo, as informações sobre o caso. 

Apesar da intensa perseguição policial, Fernando Dutra Pinto conseguiu escapar. No dia seguinte, por volta das 7h, o sequestrador pulou o muro da mansão de Silvio Santos, no bairro do Morumbi, em São Paulo, e manteve o apresentador como refém por todo o dia. Ele só se entregou após conversar com o governador de São Paulo na ocasião, Geraldo Alckmin, que pegou um helicóptero e fez a negociação direto no local.

Cinco meses após a prisão, Fernando Dutra Pinto morreu. Em março de 2002, os outros responsáveis pelo sequestro foram condenados pela Justiça. Atualmente, há intenção em fazer um filme sobre o sequestro de Silvio Santos.

Victor Pollak/globo
(foto: Victor Pollak/globo)

BABU SANTANA
MULHERES DA MÚSICA

Depois de seu mais recente trabalho em Falas negras (foto), na Globo, Babu Santana anunciou mais uma novidade em sua carreira. O ator vai lançar o projeto Mulheres da música, no YouTube, neste domingo (13), às 20h. O ator promoverá uma série de entrevistas e apresentações de artistas de diversos gêneros musicais, em dezembro, no quadro do seu canal Fechado com o Paizão. "Poder usar meu canal pra exaltar meu povo preto e nossa arte é uma das minhas maiores realizações como artista e ser humano. As histórias que ouviremos, bem como as músicas, com certeza significam muito para a arte brasileira e nossa cultura", contou. Estão confirmadas Teresa Cristina (samba), Doralyce (funk), Bia Ferreira (jazz, blue, soul e rap) e Kmila CDD (rap).

Anne-Christine POUJOULAT/afp %u2013 13/5/11
(foto: Anne-Christine POUJOULAT/afp %u2013 13/5/11)

KIM KI-DUK
VÍTIMA DA COVID-19

Antes de Park Chan-wook, Bong Joon-ho e Lee Chang-dong, houve Kim Ki-duk (foto). Ele talvez tenha sido o primeiro cineasta sul-coreano de sua geração a ganhar projeção internacional. Tornou-se assíduo nos grandes festivais. Era considerado ousado, provocador. Aos 59 anos, Kim Ki-duk foi mais uma vítima da COVID-19. Premiado em Berlim e Veneza, participou da seleção de Cannes. Ganhou admiradores para o forte conteúdo visual de seus filmes e a preferência por personagens marginais, em choque com as instituições. Entre seus melhores longas estão A ilha, Endereço: Desconhecido, Crocodilo, Primavera verão outono inverno e primavera, Samaritan girl, Casa vazia, O arco, Sem fôlego e Pietà. Entretanto, o prestígio do cineasta entrou em colapso devido a acusações de abuso e violência sexual feitas por uma atriz que permaneceu anônima. Segundo ela, Kim obrigou-a a rodar, nua, cenas que não estavam no roteiro de Moebius.

SOBREVIVÊNCIA
HOMENS DA MONTANHA

A série Homens da montanha, que vai ao ar neste sábado (12), às 19h, no History, acompanha seis pessoas que ainda hoje vivem da caça para sustentar suas famílias, cuja sobrevivência se baseia na utilização de técnicas antigas. No episódio desta semana, enquanto alguns deles enfrentam momentos difíceis, Tom recebe a maior surpresa de sua vida. Enquanto isso, um acidente põe Kidd e Harry à prova.
MELINA TAVARES COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO
(foto: MELINA TAVARES COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO)

CLAUDIA LEITTE
EP SOL A SOL

Claudia Leitte (foto) lança o EP Sol a Sol, que reúne cinco músicas dançantes. Entre os hits, uma versão de Desembaça cantada em espanhol: Vete de mi vida. O projeto ainda traz as parcerias Rodou, com Wesley Safadão, e Afrontosa, com Dadá Boladão. A coletânea foi produzida a distância durante a pandemia."Foi um processo difícil, porque sempre fiz muitas coisas, mas sempre tive o palco. Sou uma cantora de ao vivo, amo o palco, é no palco onde nascem as minhas ideias para escrever músicas, para gravar, para compor, para fazer turnê, criar cenários e tudo mais. Vou para o estúdio porque o palco existe", declarou a artista.

TEATRO INFANTIL
FESTIVAL

Começa neste sábado (12) a 13ª edição do Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana,  que, este ano, será em formato on-line, com transmissão pelo www.youtube.com/CiaCucadeTeatro. A programação segue até 19 de dezembro. Serão oito dias explorando variadas linguagens artísticas das diversas regiões do país, reafirmando a pluralidade do projeto. Haverá espetáculos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia, além de oficinas, palestras, contação de histórias e workshops. A abertura será às 11h, com A Banda do Jerônimo...e otras cositas más, do Circo Caramba Americana (SP). Informações e programação completa em www.ciacucadeteatro.com.br.

Lifetime/DIVULGAÇÃOS
(foto: Lifetime/DIVULGAÇÃOS)

CONFUSÕES NATALINAS
FILME

Neste domingo (13), o filme Um hotel de Natal (foto) estreia às 20h50, no Lifetime. Para obter uma promoção, Erin, encarregada de um luxuoso hotel, terá de voltar à cidade natal e transformar a pousada local. Mas, ao chegar, descobrirá que o pessoal da região é avesso a mudanças e os protestos contra o novo hotel são liderados por um ex-"crush", Connor. Estão no elenco os atores Tatyana Ali, Sean Patrick Thomas e Sheryl Lee Ralph.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV