Maradona é homenageado em especial com altos e baixos de sua vida

Programas destacam carreira e trajetória do craque argentino, considerado ícone da história do futebol

Estado de Minas 28/11/2020 06:00
HISTORY/DIVULGAÇÃO
(foto: HISTORY/DIVULGAÇÃO )
O History exibe neste sábado (28), às 18h10, o especial Grandes momentos do futebol: Altos e baixos do Maradona (foto), em homenagem ao craque que morreu na última quarta-feira (25). A produção relata os principais fatos da carreira de Diego Maradona, ícone do futebol, que vestiu a camisa da Seleção Argentina, jogou quatro Copas do Mundo e teve uma vida polêmica, de extremos regidos por glórias e quedas. O programa traz entrevistas de ex-jogadores, técnicos e jornalistas, além de destacar o que motivava o craque mundial.

***

Diego Armando Maradona foi “o futebolista” por excelência: podia fazer qualquer coisa com uma bola. Fez sua estreia no clube Argentinos Juniors, aos 16 anos. Levou o Napoli à Copa de Europa e a Argentina à vitória na Copa do Mundo do México, em 1986. Um gênio que soube colocar o mundo a seus pés, mas que não conseguiu superar o vício em drogas e álcool. Maradona estava se recuperando de uma cirurgia cerebral de emergência e faleceu, aos 60 anos, de um ataque cardíaco em sua casa, na Argentina.

***

Já neste domingo (29), o No mundo da bola, às 21h, na TV Brasil, repercute morte de Maradona e traz depoimentos de Zico, Falcão, Alemão e Renato Gaúcho, que competiram, conviveram e reconhecem a importância do ídolo argentino. Em 1986, na Copa do Mundo no México, o craque realizou suas maiores polêmicas nas quartas de final contra a Inglaterra ao marcar um gol de mão – que ele próprio apelidou de "mano de Dios" (mão de Deus) – e por driblar quase todos os jogadores ingleses antes de balançar as redes.

DOM QUIXOTE
INFANTIL
Marcelo Villas Boas/DIVULGAÇÃO
(foto: Marcelo Villas Boas/DIVULGAÇÃO )

A Cia Um apresenta o espetáculo Dom Quixote (foto), diretamente do Sesc 24 de Maio, neste sábado (28), ao meio-dia, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo. A montagem, adaptação livremente inspirada na obra de Miguel de Cervantes (1547-1616) e com direção de Rodrigo Audi, é transportada para um hospício, onde um homem apaixonado por livros decide se tornar um cavaleiro andante – sob a alcunha de Dom Quixote –  com o propósito de ajudar as pessoas a vencerem as opressões do mundo. Ele terá como companheiro o enfermeiro Sancho Pança, que se torna seu fiel escudeiro nas mais diversas aventuras ao redor da Espanha. Com Angela Ribeiro, Carú Lima, Hércules Morais, João Attuy e Rita Pisano.

LYGIA CLARK
DOCUMENTÁRIO

Em 2019, o studio OM.art organizou a exposição Respire comigo ? Lygia Clark, que abriu o calendário de comemorações do centenário da artista, celebrado em 23 de outubro de 2020. A mostra apresentou ao público o pensamento da precursora do movimento neoconcreto por meio de seus escritos, diários e objetos. Também foi realizado o monólogo Lygia., com interpretação de Carolyna Aguiar e dramaturgia de Maria Clara Mattos, com base nos diários de Lygia Clark (foto).  Ambas as produções viraram documentários homônimos que serão exibidos neste domingo (29), a partir das 18h30, no Curta!.

MIÚCHA
RECORDAR É TV 

A cantora e compositora Miúcha é homenageada na edição do Recordar é TV deste sábado (28), às 20h30, na TV Brasil. Considerada uma das musas da Bossa Nova, Heloísa Maria Buarque de Hollanda, mais conhecida como Miúcha, faleceu aos 81 anos, em 27 de dezembro de 2018, após sofrer parada cardiorrespiratória no hospital onde fazia tratamento de um câncer de pulmão, no Rio. Irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto, com quem teve uma filha, a também cantora Bebel Gilberto, Miúcha faria 83 anos em 30 de novembro. A afinação, a doçura, o bom gosto e a graça eram marcas registradas da artista.

EXTRATERRESTRES
SÉRIE

Produzida pelo ex-vocalista da banda de rock Blink 182, Tom DeLonge, a série Óvnis: Investigação secreta expõe as novas evidências sobre objetos voadores não identificados e fenômenos relacionados. No episódio deste sábado (28), às 20h40, no History, o especialista Luis Elizondo identifica cinco características visíveis dos óvnis durante o seu trabalho no Pentágono. Mas existe uma sexta, que pode representar uma verdadeira ameaça.

VINGANÇA FINAL
FILME

Neste sábado (28), às 22h30, o filme Obsessão: Vingança final estreia no Lifetime No longa, após a experiência traumática com o ex-namorado abusivo Blake, Madison tenta esquecer tudo que passou. Mas a irmã psicótica do rapaz, Lisa, está determinada a acertar as contas com ela. Celeste Desjardins, Travis Nelson e Anastasia Phillips estão no elenco.

DOSE DE TERROR
BRINQUEDO ASSASSINO

O filme Brinquedo assassino será exibido neste domingo (29), às 20h, no Telecine Pipoca. No longa, Karen se muda com o filho Andy e decide presenteá-lo com um boneco chamado Chucky. Com o tempo, o brinquedo se torna possessivo em relação ao menino, ameaçando a vida dele e a de todos ao seu redor. Os atores Aubrey Plaza, Gabriel Bateman e Brian Tyree Henry estão no elenco.

FESTIVAL

Em sua 17ª edição o Festival #ZiriguidumEmCasa tem como slogan “Plante uma árvore", em defesa da ecologia. Dezoito artistas participam do show que vai ao ar nesse sábado (28), às 20h, pelo canal de Ziriguidum no YouTube com músicas que falam de maneiras variadas sobre meio ambiente e sustentabilidade. Parte da verba arrecadada será destinada à campanha "Restaura Brasil". Claudio Lins abre os shows e recebe, entre outros, Claudio Lyra, Fernanda Velloso e Tetê Espíndola, que aparece em duo com o irmão Celito Espíndola. O festival ainda apresenda um vídeo coletivo com mais de 30 artistas, entre eles, Ney Matogrosso, Lucina, Jerry Adriani, Zeca Baleiro e Chico César.

LIVES DO DIA
Wander Willian/DivulgaÇÃO
(foto: Wander Willian/DivulgaÇÃO)

RATOS DE PORÃO
O Ratos de Porão (foto) chega aos 40 anos. A banda é referência do punk rock nacional, dona de uma tremenda história de pontos altíssimos e reverenciada por uma legião de fãs. E essa longevidade e relevância será celebrada neste sábado (28), às 19h, durante live show diretamente do Family Mob, com música de todas as eras, depoimentos, imagens raras e interatividade. O especial será realizado no canal do Central Panelaço no YouTube.
 
ALEJANDRO JODOROWSKY
Neste sábado (28), às 17h, o cineasta chileno Alejandro Jodorowsky fará live com os curadores do Festival Cinema & Transcendência, André Luiz Oliveira e Carina Bini. Após o bate-papo, às 18h, será exibido novamente Psicomagia – a arte da cura, que abriu o evento em 7 de novembro. A reprise do filme foi o principal pedido do público que acompanhou a programação, nestas três semanas, no site www.festivalcinemaetranscendencia.com e nas redes socais dos CCBBs Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e BH.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV