Série revela censura na música popular brasileira

'Cale-se' será exibida nesta segunda-feira (6) e traz depoimentos de Juca Chaves e Odair José

Estado de Minas 06/07/2020 07:27
Rama de Oliveira/Divulgação
(foto: Rama de Oliveira/Divulgação)
A série Cale-se, dirigida por Marcus Fernando, será exibida nesta segunda-feira (6), às 20h30, no Curta!. O programa mostra como a censura foi constante sobre os mais diversos gêneros da música popular brasileira, do brega ao rock, durante a ditadura militar.

O primeiro episódio, Na boca do povo, dedicado a cantores populares,  traz depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José (foto), Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes nos anos de chumbo.

Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa Tributo a um rei esquecido conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. Ele também relembra a dupla Dom & Ravel, que ganhou fama de nacionalista pela marcha Eu te amo, meu Brasil.

CURTA!/DIVULGAÇÃO
(foto: CURTA!/DIVULGAÇÃO)

NELSON FREIRE
DOCUMENTÁRIO

Ainda no Curta!, só que mais tarde, às 22h, a trajetória de um menino-prodígio do interior de Minas que se tornou um dos maiores pianistas do mundo é retratada no documentário Nelson Freire (foto), de João Moreira Salles.

O filme fragmenta a narrativa em uma linha do tempo contínua entre a infância, os primeiros contatos com o piano e a maturidade de Nelson. Ao aproximar-se do protagonista, a produção revela seu temperamento introspectivo e sua notável capacidade criativa.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV