Tostão recorda breve e vitoriosa carreira na série 10x10

Craque e ídolo mineiro fez história no Cruzeiro nos anos 1960 e na Seleção Brasileira tricampeã mundial

Estado de Minas 02/04/2020 07:54
Felipe Maciel / Divulgação
(foto: Felipe Maciel / Divulgação)
m apenas 10 anos de carreira, encerrada precocemente, o ex-jogador mineiro Tostão fez história no Cruzeiro (foto) e na Seleção Brasileira. O craque é o homenageado na série documental 10x10 – Os donos da camisa, que vai ao ar nesta quinta-feira (2), às 19h30, na TV Brasil. Maior artilheiro da história do time celeste, o centroavante converteu mais de 240 gols pela Raposa e marcou época ao fazer parceria nos gramados com Dirceu Lopes.

Tostão se destacou no início dos anos 1960 pela sua inteligência dentro de campo. A série resgata algumas das principais jogadas e gols importantes do talentoso ídolo cruzeirense que jogou com as camisas número 8 e 9, mas poderia ter vestido a 10 com louvor. Além do depoimento do ex-jogador, a série tem a participação de convidados especiais e amigos que comentam as façanhas de Tostão registradas pelas lentes do Canal 100 e com a narrativa de Chico, ex-cinegrafista que recorda momentos épicos do craque.

Os feitos do jogador sempre foram significativos. Tostão formou com Dirceu Lopes uma das duplas de maior talento no futebol brasileiro de todos os tempos. A parceria é comparada a outras memoráveis, como Pelé e Coutinho, no Santos, e Gerson e Jairzinho, no Botafogo. O Cruzeiro, de Tostão, bateu o Santos, de Pelé, por uma implacável goleada de 6 a 2 na final da Taça Brasil de 1966.

A equipe mineira desafiou a paulista bicampeã da Copa Libertadores e do Mundo (1962/1963) e então pentacampeã do Campeonato Brasileiro (Taça Brasil). Além das conquistas pela Raposa, Tostão se consagrou na Seleção Brasileira. Ainda garoto, estreou com a Amarelinha em 1966 e disputou apenas uma partida na Copa do Mundo daquele ano, na Inglaterra. Protagonista, ele brilhou ao lado de Pelé, Gerson e Jairzinho no tricampeonato mundial no México, em 1970.

Considerado um dos líderes de 1970 na Seleção, Tostão foi comparado a Pelé como novo Rei do Futebol, mas, humilde, sempre rejeitou esse rótulo. Após descolamento de retina no início da década de 1970, o cruzeirense pendurou as chuteiras aos 25 anos. Fez medicina e também se tornou comentarista de futebol.

A série 10X10 resgata acervo de imagens raras do Canal 100 para revelar às novas gerações jogadas e momentos da carreira de 10 atletas que se destacaram no futebol brasileiro, como Ademir da Guia, Dida, Gerson, Jairzinho, Pelé, Rivellino, Roberto Dinamite, Dirceu Lopes e Zico.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV