Há 30 anos, a série Os Simpsons estreava no Natal

Primeiro episódio, 'Simpsons roasting on an open fire', mostra Bart fazendo bico como Papai Noel para comprar os presentes da família

Estado de Minas 20/12/2019 06:00
FOX/DIVULGAÇÃO
O especial Simpsons roasting on an open fire marcou a estreia de Bart e Homer (foto: FOX/DIVULGAÇÃO)

Nestes tempos em que comédias natalinas, como a exibida pelo grupo Porta dos Fundos na Netflix, provocam confusões nas redes sociais e debates nas esferas jurídicas, é curioso lembrar que o primeiro episódio de Os Simpsons, em 17 de dezembro de 1989, foi justamente um especial de Natal.

Simpsons roasting on an open fire, na verdade, deveria ser o oitavo episódio da primeira temporada, mas devido a problemas de animação de Some enchanted evening (o capítulo inicial produzido do programa), coube ao especial de Natal marcar a estreia da animação.
Homer descobre que não receberá o bônus de Natal na indústria nuclear onde trabalha, enquanto Marge precisa usar todas as economias guardadas para as festas de fim de ano numa cirurgia a laser para eliminar a tatuagem que Bart começou a fazer. Ele ia escrever “Mother”, mãe, em um coração no seu braço, mas Marge chega antes do fim e o que termina escrito é “Moth”, mariposa. A cirurgia de remoção a laser é um dos grandes indicativos de como a série se desenvolveria nos 30 anos seguintes.

Para conseguir dinheiro para os presentes de Natal, Homer arranja emprego temporário como Papai Noel de shopping. Quando Bart vai visitar o bom velhinho (e tenta arrancar sua barba, depois de uma aposta com Millhouse), descobre que ele é Homer e o patriarca explica a situação. Bart, então, diz: “Pai, tudo bem. Se você se rebaixou tanto por nós, é sinal de que nos ama mesmo”.

O problema é que Homer recebe apenas US$ 13 (líquidos) pelo trabalho, e bem na noite de Natal. O bebum Barney leva pai e filho para uma corrida de cachorros – Homer aposta suas 13 pratas no Santa's Little Helper (Ajudante de Papai Noel). Prevendo um milagre de Natal, a confiança é enorme. Mas, claro, o cachorro chega em último. Insatisfeito com a performance do cão, o dono o manda embora. Homer pega o bichinho no colo e o leva para casa, dando final feliz ao primeiro Natal dos Simpsons.

O criador da série, Matt Groening, teve a ideia dos Simpsons como esquetes do The Tracey Ullman show, produzido por seu amigo James L. Brooks. Os primeiros rascunhos apresentam muitas diferenças no desenho e foram exibidos em 1987.

FOX 
Em 1989, porém, um time de produtores bancou a ideia e os episódios começaram a ser animados e exibidos pela Fox. Brooks acrescentou ao contrato a cláusula que impedia a rede de alterar o conteúdo da série. Groening chegou a afirmar que sua ideia era oferecer entretenimento de qualidade e não “o lixo” a que as pessoas estariam acostumadas na TV.

A Fox encomendou 13 episódios para a primeira temporada de Os Simpsons. O primeiro foi escrito por Mimi Pond, dirigido por David Silverman, teve storyboard de Rich Moore e desenhos de Eric Stefani (irmão da cantora Gwen Stefani).

Simpsons roasting on an open fire foi indicado a dois prêmios Emmy, o de melhor animação com menos de uma hora e o de edição em animação/especial, mas perdeu para o nono episódio da mesma atração, Life on the Fast Lane.

Os Simpsons se tornou o seriado mais longevo da história da TV americana na categoria programas roteirizados, com 31 temporadas e 672 episódios. Também foi eleito pela revista Time como a melhor série de TV do século 20.  

MAIS SOBRE SERIES-E-TV