Diretor Jorge Fernando morre aos 64 anos no Rio de Janeiro

Internado na tarde deste domingo (27) no Hospital CopaStar, da rede D'or, artista teve uma parada cardíaca provocada por um aneurisma

Cecília Emiliana 28/10/2019 00:35
Maria Tereza Correa/EM
(foto: Maria Tereza Correa/EM)


O ator e diretor Jorge Fernando morreu neste domingo (27), aos 64 anos. Ele estava internado desde o fim da tarde no Hospital CopaStar, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo nota enviada pela instituição ao Estado de Minas, o artista teve uma parada cardíaca em decorrência de um "aneurisma dissecante da aorta completa". 

"Apesar de todos os esforços, não foi possível reverter o quadro. O Hospital se solidariza com a dor dos parentes e amigos", diz o texto do comunicado. O corpo de Jorge Fernando será velado na terça-feira, 29, no Cemitério do Caju, no Rio. O velório será aberto ao público das 8h às 10h.

Jorge desenvolveu seu último trabalho na Globo, como diretor e ator da novela das 19h Verão 90, que foi ao ar de janeiro a julho deste ano. Ele assumiu o projeto após dois anos de afastamento por conta de um AVC. Em outubro de 2016, o carioca chegou a ficar internado para tratar uma inflamação no pâncreas.

Famoso por pela irreverência e sorriso largo, dirigiu 34 novelas, minisséries e seriados. Sua extensa de lista sucessos inclui folhetins como Vamp (1991), Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995).

Despedida

A morte de Jorginho, como o diretor era conhecido, causou grande comoção nas redes sociais. Por meio de sua conta no Instagram, Xuxa Meneghel lamentou a partida do amigo, por quem foi dirigida de 2005 a 2006, ainda na TV Globo. "Meu Jorginho... meu diretor... virou anjo... saudades eternas", postou a apresentadora.

O roteirista Walcyr Carrasco relembrou os trabalhos desenvolvidos ao lado do artista. "Fizemos lindas novelas juntos como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Eta Mundo Bom! Adeus adeus! Você vai fazer falta!", comentou o novelista.

A escritora Glória Perez destacou a irreverência e o talento do global. "Você vai fazer tanta falta, Jorginho, com sua alegria, seu entusiasmo, seu talento... Sem palavras aqui!", disse a dramaturga.

O humorista Marcelo Adnet, o cantor Mumuzinho, o ator Edson Celulari, além das atrizes Zezé Mota e Ísis Valverde também prestaram homenagens ao carioca.






Trajetória

Jorge Fernando de Medeiros Rebello nasceu nasceu em 29 de março de 1955, no Rio de Janeiro. Filho da atriz Hilda Rebello, viveu suas primeiras experiências no teatro ainda no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no Méier. 

Estreou na televisão como ator, na série Ciranda Cirandinha, exibida na Globo em 1978. O primeiro trabalho como diretor - sua grande vocação - ocorreu em 1980, com a novela Coração Alado, de Janete Clair.

Pouco tempo depois, ao lado de Guel Arraes, dirigiria Guerra dos Sexos - um de seus projetos mais marcantes. É deste folhetim a memorável cena em que Fernanda Montenegro e Paulo Autran protagonizam uma guerra de comida, durante um café da manhã. A trama rendeu à dupla de diretores o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1983.

Entre os destaques mais recentes de seu currículo, estão o show de humor Sai de Baixo (2000), além das novelas Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Ti Ti Ti (2010) e Êta Mundo Bom! (2016). 

Artista completo, atuou também no cinema. Jorge Fernando assina a direção de Sexo, Amor e Traição (2004), comédia estrelada por Malu Mader, Fábio Assunção e Murilo Benício. O nome do profissional consta ainda no elenco dos longas A Guerra dos Rocha (2008), Xuxa Gêmeas (2006), Se eu fosse você (2006) e Alma Corsária (1993).

Nos palcos, o global provou seu talento no comando de produções como Não Fuja da Raia, espetáculo protagonizado por Cláudia Raia, e Boom, em que o artista cantou, dançou e viveu diversos personagens. 

Em 2014, encenou diversos episódios de sua própria vida na peça autobiográfica Salve Jorge Fernando.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV