Friends faz 25 anos e continua seduzindo o público

Netflix mantém em seu catálogo a série que virou ícone dos anos 90. Em São Paulo, exposição vai exibir cenários e objetos da sitcom

por Ana Clara Brant 06/09/2019 06:00
NBC/divulgação
Diversas ações estão programadas para comemorar os 25 anos de 'Friends' (foto: NBC/divulgação)

O primeiro episódio de Friends foi ao ar em 22 de setembro de 1994. Passados 25 anos, a série continua mais viva do que nunca no catálogo da Netflix. O mundo se apaixonou pelos seis amigos – Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LeBlanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer) – que enfrentam a vida e os amores em Nova York. E adoram passar o tempo livre na cafeteria Central Perk.

O ciclo de 10 temporadas se encerrou em maio de 2004, mas Friends ainda está no imaginário coletivo, diz o jornalista Rafael Barbosa Fialho Martins, mestre e doutorando em comunicação social pela UFMG.
 
“Isso ocorre não só por conta de seu formato simples, que nada mais é do que um grupo de amigos jogando conversa fora e passando por situações cotidianas, mas porque havia uma identificação com o público. Todo muito tem, teve ou quer ter amigos como aqueles personagens”, observa.

Outro fato que explica o fenômeno Friends é o próprio elenco, carismático e talentoso, além da onda de nostalgia noventista experimentada atualmente por vários países. “Isso é meio cíclico. Há uns 10 anos, os anos 1980 voltaram com tudo. O próprio mercado se apropria disso com lançamentos e ações ligados ao tema”, observa Rafael.

Uma série de atividades vai lembrar os 25 anos da série. Alguns episódios serão exibidos nos cinemas norte-americanos em 23 e 28 de setembro e 2 de outubro. Apesar de capítulos clássicos terem sido selecionados, momentos emblemáticos ficaram de fora e os fãs reclamaram. Camisetas e canecas vêm sendo lançadas, inclusive no Brasil.

Na próxima semana, em São Paulo, será aberta uma exposição sobre Friends. Trata-se da segunda edição da Casa Warner, atração temporária com eventos e mostras que remetem a produções do estúdio. Até 6 de outubro, o público matará as saudades de objetos, cenários e outras referências à famosa turma da Central Perk.

Apesar das comemorações, Rafael Martins não acredita em remakes, séries derivadas ou produções do gênero. “Se Friends fosse lançada hoje, não seria a mesma coisa. Ela é atemporal, mas algumas coisas ficaram ultrapassadas e desgastadas, como, por exemplo, a representação da homossexualidade e a questão do machismo de Ross, muito discutidas nas redes sociais. Há alguns lapsos. Porém, o carisma e a nostalgia falam mais alto. Por isso tanta gente continua vendo e adorando a série”, conclui.

FRIENDS
• 10 temporadas
• Netflix


Sony/divulgação
O elenco de 'Seinfeld', que completa 30 anos (foto: Sony/divulgação)
TRINTA ANOS DE SEINFELD

Outra série “nova-iorquina” marcante, também focada na amizade, é Seinfeld, que estreou em julho de 1989 e ganhou nove temporadas. A turma era formada pelo comediante Jerry Seinfeld (interpretado pelo próprio), o atrapalhado George Constanza (Jason Alexander), a trabalhadora frustrada Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus) e o excêntrico vizinho Cosmo Kramer (Michael Richards). Embora tenha demorado um pouco para cativar a audiência, a atração ficou no imaginário do público. Seinfeld fez história na TV, inspirou sitcoms e é considerada por muita gente a melhor série de comédia de todos os tempos.
[VIDEO2] 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV