Sérgio Chapelin anuncia aposentadoria e Glória Maria e Sandra Annenberg assumem Globo Repórter

Apresentador deixa noticiário semanal após 23 anos. Comunicado foi feito nesta sexta-feira pelo diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel

por Alessandra Alves 09/08/2019 11:07
Reprodução/TV Globo
(foto: Reprodução/TV Globo)

Se a despedida está difícil para o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, imagine para os espectadores do Globo Repórter, que durante anos ouviram o bordão eternizado na voz de Sérgio Chapelin, "Quem são, onde vivem, de que se alimentam?". Frases que viraram meme, mas que mostram o carinho do público com a atração semanal, no ar há 46 anos, sendo 23 deles com o jornalista na apresentação. Nesta sexta-feira, Ali Kamel anunciou que Chapelin pediu para se aposentar e que, a partir de setembro, Glória Maria e Sandra Annenberg vão assumir a apresentação do noticiário.

"Cinco anos atrás, Sérgio Chapelin me procurou. Era a época de renovação do contrato. Sempre gentilíssimo, ele me disse que acreditava que era hora de parar. Sérgio adora o que faz, tem uma relação de décadas com o público, com o jornalismo, mas queria mais tempo para a família, para aproveitar a vida sem tantas obrigações", disse Kamel em nota enviada pela Globo nesta sexta.

Ele continua, dizendo que este futuro chegou e que foi procurado novamente por Chapelin há algumas semanas, quando ficou decidido o afastamento do jornalista do Globo Repórter. Na nota enviada à imprensa, Kamel lembra a trajetória de Chapelin na emissora, incluindo o dia em que anunciou a morte de Tancredo Neves e leu, ao vivo, o editorial que ficou eternizado na memória de muitos brasileiros.  "Nessa hora de profunda tristeza, o Brasil se sente mais só. Todos nós brasileiros estamos sofrendo muito. O presidente nos deixa, entre lágrimas e saudades, a certeza de que haveremos de viver uma Nova República". 

Kamel fala ainda sobre o dia em que bateram o martelo sobre a aposentadoria - esta última terça -, e como foi emocionante se despedir. O diretor de jornalismo, pontua, porém, que Chapelin deixa o Globo Repórter, mas não a emissora. "Como Cid Moreira, continuará ligado à emissora que a ele é tão grata. Tenho certeza de que falo por todos nós, seus colegas, quando, em nome da TV Globo, agradeço seu trabalho  magistral. Sérgio, muito, muito obrigado", diz Kamel, sem, no entanto, esclarecer se o apresentador ficará a cargo de algum trabalho.

Novas apresentadoras

A partir de setembro, o Globo Repórter será apresentado por Glória Maria e Sandra Annenberg. Portanto, mais uma mudança na Globo. O Jornal Hoje agora será apresentado por Maria Júlia Coutinho, que sai do quadro da previsão do tempo, do Jornal Nacional.

Tsunami na Globo

O ano está sendo de muitas mudanças no setor de jornalismo da Globo. Depois de ver seu nome envolvido em uma polêmica por conta de contratos assinados entre sua produtora e o banco Bradesco, o apresentador Dony De Nuccio, que apresentava o Jornal Hoje junto com Sandra Annenberg, pediu demissão. 

Pouco antes, o repórter esportivo Mauro Naves, que estava há 31 anos na emissora, também se viu envolvido em uma confusão. Desta vez, dentro do caso Neymar X Najila Trindade. O jornalista teria passado o contato do pai de Neymar para um dos advogados de Najila, que acusou o jogador de estupro. Primeiro, ele foi afastado da cobertura de esportes e depois, a Globo anunciou o fim do contrato entre as partes.

Outros repórteres que saíram da emissora este ano, mas desta vez, sem nenhuma polêmica envolvida, foi o casal Mari de Palma e Phelipe Siani. Eles anunciaram seu desligamento da emissora e, em seguida, a contratação pela CNN, que também terá outros ex-membros da equipe Globo, entre eles, Evaristo Costa e William Waack.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV