Chef Danielle Dahoui aceita novo desafio na TV, desta vez como jurada do 'A grande causa', exibido por três canais na América Latina

Sempre se pautando pelo respeito na vida pessoal e profissional, ela afirma que participar do reality é uma forma de contribuir com jovens aprendizes

por Ana Clara Brant 26/05/2019 10:00

Respeito é a palavra que guia a vida pessoal e profissional da chef Danielle Dahoui. Foi assim que se tornou uma das profissionais mais talentosas e admiradas da sua área. Pernambucana de origem franco-italiana, ela morou em Recife, onde nasceu, no sul da Bahia, em Petrópolis (RJ), até que com 22 anos se mudou para a França para estudar gastronomia.

Arquivo pessoal
Danielle é a única jurada brasileira do 'A grande causa' (foto: Arquivo pessoal)
 

“Fui extremamente maltratada lá. Foi aí que tive vontade de abrir meu próprio restaurante e fazer diferente. A cozinha já é uma pressão muito grande e não precisa de mais estresse, de ninguém gritando com você. Não vão deixar de te respeitar por isso. Tem que se impor de outras maneiras. Graças a Deus, essa prática entrou num démodé total. Os jovens cozinheiros não aceitam mais isso”, ressalta.


Esse estilo foi e é sua marca não só na cozinha, como na televisão. Em 2016, ela foi convidada para sua primeira experiência na telinha: apresentar o programa Hell’s kitchen – Cozinha sob pressão, no SBT/Alterosa. “Nunca quis fazer TV. Mas quando o Fernando Pelégio (diretor artístico do canal) me chamou, ele disse que seria a primeira mulher no mundo a comandar o Hell’s kitchen. Não tinha como recusar”, recorda. O resultado deu tão certo que a atração foi uma das campeãs de audiência da casa. Além do sucesso da franquia que é exibida em 18 países, Danielle acredita que foi seu jeito que acabou cativando os telespectadores. “O brasileiro se identificou porque não aguenta mais ver as pessoas sendo maltratadas. A vida já é tão difícil, então pra quê destratar os outros? Os participantes me respeitavam pela admiração que sentiam por mim. Impunha limites, tinha liderança, mas sem gritar com ninguém. Sou na TV a mesma coisa que na vida real”, assegura.

A chef e empreendedora – que completa 51 anos em setembro – acabou tomando gosto pelo ofício de comunicadora e participou de outra atração da emissora, o BBQ Brasil: Churrasco na brasa, como jurada em duas temporadas (2017 e 2018). Neste ano, Danielle aceitou participar de uma iniciativa que é muito mais do que um reality de culinária, mas uma forma de ajudar. A grande causa é exibida na América Latina por três canais em dias diferentes: Food Network, aos domingos; Discovery Home & Health, às quartas; e TLC, aos sábados.

Quatro talentos da gastronomia latino-americana – representantes do Brasil, Colômbia, Argentina e México – se enfrentam em quatro episódios. A apresentação e a condução é do chef Donato de Santis, italiano radicado em Buenos Aires. Além de Danielle Dahoui, o júri é formado por Álvaro Clavijo, proprietário do El Chato, em Bogotá, listado entre os 50 melhores restaurantes da América Latina. A participante brasileira é a chef paulistana Raissa Ribeiro, que com apenas 23 anos já é considerada uma das grandes promessas da gastronomia no Brasil. Em 2017, ela ficou em quarto lugar no MasterChef profissionais.

Além do prêmio de US$ 10 mil, o vencedor tem que criar um sanduíche que será comercializado durante um mês em 1.500 lanchonetes do McDonald’s no Brasil, Argentina, Colômbia e México. Parte do lucro arrecadado com as vendas será revertido em apoio à geração de empregos para jovens com a ajuda de ONGs de cada um dos países representados: Fundación Sí (Argentina), Instituto Ayrton Senna (Brasil) e Aldeas Infantiles S.O.S. (Colômbia e México). “Isso foi uma das coisas que mais me cativaram. Não é apenas mais um reality. É uma forma de ajudar. Além de ter sido muito bacana fazer, eu até falo em espanhol, tem essa oportunidade de contribuir de alguma forma com jovens aprendizes. É um programa que veio para revolucionar e deve ter uma nova temporada”, destaca.

A GRANDE CAUSA
 Food Network: domingo, às 18h50
Discovery Home & Health: quarta, à meia-noite (de quarta para quinta)
TLC: sábado, às 18h


Novo programa começa por Minas

 

O 1º de dezembro de 2018 marcou uma nova fase para Danielle. Com 28 anos de trajetória na gastronomia e comandando sete restaurantes de sucesso entre Rio e São Paulo, ela decidiu vender suas franquias e ficou apenas com o “primogênito”, o Ruella. Agora, quer aproveitar mais a vida, curtir a filha única, Noáh, de 14 anos, fruto do relacionamento com ex-jogador Raí, mas nem por isso deixar de fazer o que mais gosta e sabe fazer: cozinhar.


Arquivo pessoal
Ela foi a única mulher no mundo a apresentar o 'Hell%u2019s kitchen - Cozinha sob pressão' (foto: Arquivo pessoal)


“Desde que comecei, nunca parei de trabalhar. Só quando engravidei. Tenho muito orgulho da minha trajetória e acho que agora é hora de dedicar a mim mesma e à minha filha que está virando adolescente. Estou na melhor, mais plena e feliz fase da minha vida”, assegura.

Os projetos para a televisão continuam. A chef não só gostou de apresentar, como também está escrevendo roteiros como o de programa que já teve a primeira leva de episódios gravadas e deve estrear em 2020. Partiu vai fazer uma viagem gastronômica pelo Brasil, começando por Minas Gerais. “Ainda não posso anunciar qual emissora irá exibi-lo. Mas adianto que começamos com o pé direto, pois viajei por todos sabores de Minas. Rodamos o estado todo para mostrar toda essa diversidade e a riqueza da culinária mineira. A minha ideia é essa: mostrar que o Brasil é também um polo turístico gastronômico”, frisa. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV