Ator da série 'Empire' é preso nos Estados Unidos por falsa queixa de agressão

Jussie Smollett chegou a ser hospitalizado em janeiro alegando que havia sofrido um ataque motivado por racismo e homofobia

por Estado de Minas 21/02/2019 14:02

De vítima a algoz. Jussie Smollett, astro de Empire - Fama e poder, uma das séries de maior audiência nos Estados Unidos, foi preso nesta quinta-feira (21), pela polícia de Chicago, por forjar um ataque racista contra si mesmo e de ter feito uma denúncia falsa a partir do caso.

Jussie Smollett é um dos destaques de 'Empire', exibida na Globo
(foto: Jussie Smollett é um dos destaques de 'Empire', exibida na Globo)
 

Tudo começou no final de janeiro quando o ator de 36 anos - que interpreta Jamal Lyon no seriado da FOX e que foi exibido no ano passado pela Globo - foi encaminhado a um hospital com uma costela fraturada. Smollet disse às autoridades que foi agredido por dois homens brancos, que lhe xingaram com palavras de cunho racista e homofóbico e chegaram a jogar água sanitária sobre ele. O ator ainda relatou que antes de fugirem, os homens teriam gritado um slogan usado pelo presidente norte-americano Donald Trump: 'Make America great again'.

 

Mas tudo indica, que a história é outra. De acordo com a polícia, os irmãos nigerianos Abimbola "Abel" e Olabinjo "Ola" Osundairo teriam sido contratados por Smollett para forjar a agressão. Ambos são modelos e, inclusive, atuaram como figurantes em Empire e frequentam o mesmo ginásio de esportes que o ator. Teriam recebido pelo trabalho cerca de US$ 3.500 (o equivalente a R$ 12.950).

Abimbola e Olabinjo foram detidos para interrogatório e liberado depois de concordarem em confessar o plano. Segundo  o canal Fox 32 Chicago, os irmãos disseram aos policiais que compraram a corda usada no pescoço de Smollett após o ataque. Em entrevista ao Entertainment Weekly, os advogados do ator afirmaram que Smollett estava "irritado e abalado" com a acusação.

 

Na noite de sábado passado (16), os advogados ainda emitiram uma declaração, em nome de Smollett, minimizando a amizade do ator com os irmãos e insistindo que seu cliente é uma vítima de crime de ódio. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV