Sem querer, série de Marie Kondo sobre arrumação revela machismo

Episódios do fenômeno da Netflix deixam claro que as mulheres ainda são consideradas as principais responsáveis pela administração e limpeza da casa

por Carolina Cassese* 25/01/2019 08:10
Denise Crew/Divulgação
(foto: Denise Crew/Divulgação )
Autora do best-seller A mágica da arrumação, a japonesa Marie Kondo, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do planeta segundo a revista Time, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais com a chegada da série Ordem na casa com Marie Kondo ao catálogo da Netflix. Em cada capítulo, a consultora de arrumação visita uma casa e aplica seus métodos de organização. Os oito episódios são levíssimos e apresentam um bom ritmo.

Mesmo sem nenhuma pretensão de engajamento em temas sociopolíticos, a produção acaba retratando a dupla jornada de trabalho a que as mulheres se submetem. Fica claro que elas ainda são consideradas as grandes responsáveis pela organização do lar. Nesta visão machista, cabe ao marido, no máximo, “ajudar” na organização e administração da casa em que ele vive tanto quanto sua companheira.

Casal 20
da dança


Fosse/Verdon estreia em 9 de abril no canal FX. Com Michelle Williams (foto) e Sam Rockwell nos papéis principais, a série, com oito episódios, retrata a vida do casal de dançarinos Bob Fosse e Gwen Verdon, abarcando seus dramas familiares e o reconhecimento profissional. O elenco conta também com Norbert Leo Butz, Margaret Qualley e Aya Cash, entre outros.

Netflix abarca
Oriente Médio


Justice será a primeira produção do Oriente Médio a integrar o catálogo da Netflix. Sucesso na região, sendo transmitida por canais locais, a série produzida nos Emirados Árabes narra a história de advogada recém-formada nos EUA que, ao retornar para casa, decide não trabalhar com a família, e sim advogar em causas que acredita ser importantes. O serviço de streaming não revelou o dia em que Justice será disponibilizada.

Suits recebe
veredito final


A nona temporada de Suits, que teve Meghan Markle (foto), hoje duquesa de Sussex, como protagonista, será a última, anunciou a USA Network. Na trama, o brilhante Mike Ross (Patrick J. Adams) abandonou a faculdade de direito, mas mesmo assim foi contratado como sócio de um grande advogado, graças ao seu talento. A produção está disponível na Netflix.

Os Simpsons
na berlinda


Apesar do impasse provocado pela compra da 20th Century Fox pela Disney, Os Simpsons pode ser renovada até a temporada 32, de acordo com a Variety. Atualmente, a dificuldade é o custo da produção, dividido entre Fox e 20th Century Fox desde os anos 1990. Fox e Disney não se pronunciaram sobre o assunto. No Brasil, a animação é transmitida pelo canal Fox.

Continuação
garantida


A Netflix anunciou que as séries You e O método Kominsky terão ao menos uma segunda temporada. You acompanha a perseguição doentia do stalker Joe Goldberg (Badgley) para conquistar Guinevere Beck (Lail). O método Kominsky enfoca a vida dos melhores amigos Sandy Kominsky (Michael Douglas) e Norman Newlander (Alan Arkin) enfrentando as dificuldades que a terceira idade impõe.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV