Law & Order: SVU faz história e emplaca a 20ª temporada

Spin-off de série estreia na próxima terça (23) no Universal TV

por Mariana Peixoto 19/10/2018 08:55
A cada nova temporada, uma enxurrada de séries inéditas chega à TV americana, enquanto atrações em igual medida são canceladas. O termômetro, sempre, é o público. É admirável uma produção conseguir alcançar 20 temporadas ininterruptas. E poucas produções alcançaram tal posto.
Universal/divulgação
Equipe da Unidade de Vítimas Especiais de Nova York conquistou gerações de fãs nos EUA (foto: Universal/divulgação)

O Universal TV (novo nome do Universal Channel) estreia, na terça-feira (23), o ano 20 de Law & Order: Special Victims Unit (SVU). Primeiro spin-off de Law & Order, trama policial criada por Dick Wolf em 1990, SVU iguala-se à produção original. Na TV americana, somente três séries dramáticas – Law & Order, Gunsmoke e agora SVU – exibiram tal longevidade. A franquia gerou seis séries derivadas só nos EUA, além de cinco adaptações em outros países.

Presente desde o primeiro episódio, lançado nos Estados Unidos em 20 de setembro de 1999, Mariska Hargitay é a brava Olivia Benson. Detetive alçada a chefe da Unidade de Vítimas Especiais de Nova York (leia-se equipe de elite dedicada a crimes sexuais hediondos, principalmente contra minorias e menores de idade), Benson dá início à temporada demostrando sentir o peso da passagem do tempo.

O episódio duplo Man up e Man down é centrado em uma das grandes questões americanas – o porte de armas de fogo, que tem no presidente Donald Trump fervoroso defensor.

Sam (Bryce Romero) é um garoto de 15 anos, filho caçula do irascível John Conway (Dylan Walsh). Como ritual de passagem para se “tornar homem”, o menino deve matar um animal durante uma tarde com a família – o irmão mais velho, Brian (Richard Meehan), fez o mesmo quando tinha sua idade. A impossibilidade de tirar a vida de um coelho traumatiza o personagem, que vai num crescendo até explodir. Violência sexual e armas em escolas são temas dos episódios.

Como toda série convencional da TV aberta (a produção é da rede NBC), SVU trata de um caso por semana (alguns episódios especiais trazem histórias recorrentes). Assim que os policiais prendem o (s) suspeito (s), o caso vai a julgamento.

Além dessa história, a série acompanha a vida pessoal dos personagens. O episódio duplo insinua que Benson terá dificuldades de relacionamento com o filho. Além disso, mostra a detetive Amanda Rollins (Kelli Giddish) novamente grávida. Personagem que entrou na temporada passada, o promotor Peter Stone (Philip Winchester) será um dos destaques da nova rodada. Para apagar as perdas recentes, o promotor, pelo que se viu, vai se afundar no sexo e no álcool.

LAW & ORDER: SPECIAL VICTIMS UNIT
• A 20ª temporada estreia terça-feira (23), às 22h, no Universal TV

MAIS SOBRE SERIES-E-TV