Estúdios de Los Angeles abrem suas cidades cenográficas em dias em que não há gravação

Recuperada do cancelamento pela Netflix, a quarta temporada de Lúcifer começa a ser rodada nos próximos dias

por Mariana Peixoto 26/08/2018 11:22
Warner Bros/Divulgação
(foto: Warner Bros/Divulgação)

Los Angeles – Recuperada do cancelamento pela Netflix, a quarta temporada de Lúcifer começa a ser rodada nos próximos dias. Em um dos galpões do Warner Bros. Studios, em Burbank, cidade do condado de Los Angeles, está tudo pronto para receber o protagonista interpretado por Tom Ellis.
Mariana Peixoto/EM/D.A Press
(foto: Mariana Peixoto/EM/D.A Press )

No Stage 11, o mesmo onde foram gravadas as 15 temporadas de E.R. (1994-2009), encontramos a cama de Lucifer Morningstar. Cria de Neil Gaiman para a DC Comics, o Senhor do Inferno, no início da trama (a série estreou em 2016), abandonou o trono para ter uma vida mundana em Los Angeles. Fundou uma boate e acabou virando colaborador da polícia de LA.

O cenário, já que estamos falando do “coisa ruim”, é escuro. No mesmo ambiente do quarto do personagem está o piano de cauda negro, uma das atrações de seu clube noturno. Bem ao lado, a imensa coleção de garrafas de uísque – na verdade, água, que ganha com alguns aditivos uma tonalidade de âmbar.

As visitas públicas ao cenário de Lúcifer vão terminar assim que a série começar a ser filmada. Mas uma variedade de outras produções ainda poderá ser visitada. A Los Angeles da atualidade está longe de ser a meca do cinema e da TV como no passado. É caro filmar na cidade, que perdeu espaço para Vancouver, no Canadá, e Atlanta, na Geórgia, locais que dão incentivo (leia-se isenção de impostos) para produtoras que rodem seus rojetos ali.

Mas não há como tirar de LA o protagonismo na produção audiovisual. Quatro estúdios estão abertos à visitação do público: Universal (em Universal City, que inclui o parque temático), Sony (em Culver City), Paramount (o último dos grandes a permanecer em Hollywood) e o Warner Bros.

A caixa d’água, imagem ícone da Warner Bros., pode ser vista em vários pontos da imensa área (445 mil metros quadrados) que faz do estúdio inaugurado em 1926 (com o nome de First National Pictures) o ponto central de Burbank (distante meia hora do coração de Hollywood).

Com Ellen DeGeneres como mestre de cerimônias, um vídeo apresenta aos visitantes a história que todos estão prestes a conhecer in loco. Além de Lúcifer, atualmente estão sendo rodadas nos estúdios novas temporadas das séries Mom, Fuller house, Máquina mortífera, Young Sheldon, The big bang theory (que será a última), The Ellen DeGeneres show e Shameless.

GUIA

Um carro elétrico para grupos de até 15 pessoas leva os visitantes no estúdio para visitas de três horas. Cada grupo tem seu próprio guia. E só com muita sorte um turista vai encontrar, de bobeira, algum ator ou diretor. Os trajetos turísticos são definidos de acordo com a escala de gravações. Se uma área está sendo utilizada como locação, ela é devidamente fechada para as visitas. Os itinerários são definidos dia a dia. Ou seja, uma pessoa que for nos próximos dias ao estúdio não deverá visitar o set de Lúcifer, já que a série estará em gravação.

Mas há muito o que ver. O interessante é que o leigo entra num mundo de fantasia e começa a ver com outros olhos como funcionam o cinema e a televisão. A primeira parada é a cidade cenográfica chamada Midwest, pois serve como cenário para qualquer produção localizada em uma pequena cidade do interior dos EUA. O início da construção é dos anos 1930.

O coreto no meio da praça, a igreja ao fundo, não há como ter dúvidas. Ali era o coração de Stars Hollow, a fictícia cidade de Gilmore girls (exibida entre 2000 e 2007, ganhou, em 2016, uma temporada final). Mas é ali também que gira parte da ação de outra produção com protagonistas femininas – Pretty little liars, série teen que terminou no ano passado.

A história vai longe. A casa onde vive a protagonista de Gilmore girls, Lorelai (Lauren Graham), foi utilizada por Elia Kazan durante as filmagens de Vidas amargas (1955), primeiro grande papel de James Dean (que chegou a assistir ao filme, mas morreu meses após o lançamento). O conjunto de casario é todo de construções de dois andares. Só do lado externo. No interno, todas as casas têm apenas um nível – o pé direito alto é para permitir o equipamento para as gravações.

Não longe dali dá para sair do interior e chegar à metrópole. Uma das edificações serviu como fachada do County General, o hospital de E.R.. Bem em frente está o trilho da Chicago L, como é chamado o sistema de metrô da cidade de Illinois. O trilho, vale dizer, é todo de madeira – não suportaria sequer um vagão.

A parte externa é na verdade uma coleção delas. Os estúdios da Warner Bros. contam com 10 backlots – como são chamadas as áreas com edifícios para cenas externas. E são 30 galpões, os chamados soundstages, onde são rodadas as internas.

Para além dos cenários, há também exibições temáticas. Uma é dedicada ao Universo da DC Comics, com destaque para os figurinos dos personagens de Liga da Justiça (Superman, Batman, Mulher Maravilha, Aquaman, The Flash). Os figurinos utilizados por Gal Gadot, Connie Nielsen e Robin Wright em Mulher Maravilha (2017) também estão expostos.

Harry Potter, sempre um campeão de audiência, tem mostra própria, com figurinos e cenários. Outro ícone do cinema, o batmóvel, tem uma imensa área com todos os modelos utilizados nos filmes – a guia faz questão de lembrar que todos os carros estão em perfeito funcionamento.

É na parte final da visita que fica a cereja do bolo. No Stage 48 o visitante descobre como funciona o processo de filmagem. Ele pode ficar em frente a uma tela verde e ser filmado numa cena de ação (no dia da visita do Estado de Minas os filmes disponíveis eram Harry Potter e Batman: O cavaleiro das trevas) ou então descobrir como foram realizadas a trilha sonora e a edição de som (ambas vencedoras do Oscar) de Gravidade (2013).

Friends teve seu derradeiro episódio há 14 anos – são 24 desde o lançamento. Pois a sitcom dos amigos de Nova York (rodada nos estúdios da Warner na Califórnia) segue como uma das séries mais importantes e assistidas da TV americana – e nos serviços de streaming. Sem efeitos especiais ou qualquer artifício técnico, é um cenário da série que mais chama a atenção dos visitantes do Stage 48. Depois de enfrentar uma fila – e reunir seis amigos, claro – é hora de sentar no sofá e pegar uma xícara de café para fazer como Rachel, Monica, Chandler, Ross, Joel e Phoebe fizeram durante 10 anos no Central Perk. Não tem como sair de lá sem fazer esta foto.

* A repórter viajou a convite da Warner Channel

WARNER BROS. STUDIO
Informações sobre a visita do estúdio e venda de ingressos estão no site www.wbstudiotour.com

None

Play it again
O Stage 48 traz mostras temporárias de figurinos de seus filmes mais importantes rodados nos estúdios. E Casablanca (1942), o mais icônico deles, está devidamente representado com os figurinos da cena de despedida do aeroporto de Rick Blaine (Humphrey Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman). Outro destaque é a jaqueta de couro vermelho utilizada por Jim Stark (James Dean) em Juventude transviada (1955).

Escada com história
Aquele com o vídeo de formatura, episódio da segunda temporada de Friends (1996), mostrou Ross (David Schwimmer) numa situação para lá de desconfortável. Assistindo a um VHS de quando eram adolescentes, Rachel (Jennifer Aniston) e Monica (Courteney Cox) descobriram que, no dia do baile de formatura, com Rachel prestes e levar um bolo, Ross, estimulado pelo pai, se aprontou todo pimpão para levar a amiga da irmã à festa. Na sequência da escadaria (que ainda está como apareceu na série, mais de 20 anos atrás), Ross fica pronto e, quando desce todo feliz para acompanhá-la, descobre que o acompanhante apareceu e que é ele quem vai ficar sozinho em casa.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV