Travessia, curta do Estado de Minas, estreia na televisão

Documentário em curta metragem debate a diversidade no sertão mineiro. Em julho, haverá exibição em Cordisburgo

19/06/2018 17:36
O filme Travessia, derivado da premiada grande reportagem de mesmo nome publicada pelo Estado de Minas, será transmitido pela Rede Minas. O curta-metragem estreia, na programação da emissora, na sexta-feira, 22 de junho, às 23h45. O documentário de 15 minutos é montagem inédita do material que também serviu de base para a reportagem multimídia Travessia, vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo categoria Cultura em 2017. Em julho, o filme terá sessão em Cordisburgo, como parte da Semana Rosiana.

None
Com roteiro de Gustavo Werneck, fotografia de Alexandre Guzanshe e direção de Fred Bottrel, o filme é inspirado no livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Para marcar os 60 anos de publicação da obra, a equipe do jornal percorreu os locais que servem de cenário à saga de Riobaldo, para discutir o tema da diversidade com ‘Diadorins contemporâneos’.

None
O roteiro mostra como personagens reais encaram batalhas diárias. São pessoas que quebram estereótipos de gênero e experimentam a diversidade em cidades retratadas na obra prima de Guimarães Rosa, no interior de Minas Gerais. Barra do Rio de Janeiro, Cordisburgo, Pirapora, Paracatu e Buritizeiro são cenários para as histórias de Luana, Carol, Genildo, Débora e Kiara, as personagens do filme. 

None

"Buscamos conduzir o expectador por entrevistas criadas a partir de um 'erro de composição' de fotografia: quando os personagens 'olham para fora do quadro'. As imagens metaforizam, desta forma, como essas pessoas, mesmo sem saber, estão adiante do tempo e espaço que habitam, muitas vezes, por isso, incompreendidas, aparentemente deslocadas", detalha Fred Bottrel.

None

Os trechos da obra de Guimarães Rosa aparecem no documentário a partir da participação do ator Elvécio Guimarães, que faleceu em julho de 2016, aos 83 anos, cinco meses após a publicação da reportagem original. Grande nome da interpretação em Minas - dos teleteatros da TV Itacolomi aos palcos da cidade -, neste último trabalho, Elvécio emprestou a voz a frases do livro em referência à personagem de Diadorim. O filme conta ainda com trilha sonora original do músico Rodrigo Salvador.

“Essa exibição vai ampliar o alcance de um trabalho que nasceu como uma reportagem especial, sempre com um profundo respeito à obra de Guimarães Rosa e aos personagens reais”, acredita o diretor de redação do Estado de Minas, Carlos Marcelo Carvalho, autor da ideia original da reportagem. Da equipe do jornal, ainda integraram a equipe do filme Rafael Alves e Marcelo Oliveira, na produção executiva, e o motorista Fernando Ragazzi. 

Diversidade na TV
Durante o mês de junho, a Rede Minas apresentará em sua programação conteúdos especiais com foco na diversidade sexual e de gênero. Participarão dos programas convidadas(os) de diferentes segmentos da sociedade, que falam sobre as diferenças observadas entre gerações em relação a aspectos do trabalho, educação, cultura, comunicação e mídias – do ponto de vista do dia a dia da população LGBT. Travessia integra a programação da ‘Faixa de cinema’

Semana Rosiana em Cordisburgo
Parte da tradicional semana dedicada a Guimarães Rosa na terra natal do autor, o filme Travessia terá exibição gratuita na cidade. A exibição está marcada para 19/07, às 10h30, no CAT - Centro de Atendimento ao Turista.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

MAIS SOBRE SERIES-E-TV