Zoom: Mergulhe na violenta Nova York do século 19, cenário da série 'O alienista'

Produção da Netflix, que se passa em 1896, tem como protagonista o psicólogo Laszlo Kreizler; ele recebe a missão de capturar um assassino que aterroriza a Big Apple

por Mariana Peixoto 27/04/2018 07:00
 NETFLIX/DIVULGAÇÃO
Laszlo Kreizler (Daniel Brühl) e John Moore (Luke Evans), personagens da série 'O alienista' (foto: NETFLIX/DIVULGAÇÃO)
“O que faz aqui?”, pergunta Sara Howard.

“Eu... Nós viemos ver o comissário. Sara e eu...”, responde John Moore.

“Sou a srta. Howard, funcionária da Polícia de Nova York. Por favor, dirija-se a mim com o respeito necessário”, responde Sara.

“Nossas famílias se conhecem há anos. A srta. Howard é a primeira mulher a trabalhar na polícia”, diz John a outro homem, que logo comenta:

“Excelente. Talvez a srta. Howard possa arranjar uma reunião com o comissário.”

“E como eu ajudaria a fazer isso? Com minha ‘boca rosada’ ou com meus ‘brilhantes olhos azuis’?”, questiona Sara.

“Sara, eu não...”, interrompe John.

“Srta. Howard”, reage Sara.

“Certamente, srta. Howard. Era uma coluna social e só desenhei a ilustração”, tenta explicar John sobre as menções à boca e aos olhos dela no jornal.

“Vocês não têm hora marcada”, resume Sara.

“Deixe-me apresentá-la ao dr. Laszlo Kreizler”, diz John, que finalmente introduz o terceiro homem.
“Dr. Kreizler. Li o seu trabalho. Achei-o fascinante. A maior parte”, comenta Sara.

É com esse diálogo, cheio de não ditos, que os três protagonistas de O alienista se reúnem pela primeira vez. Não, a produção britânica que estreou este mês na Netflix não tem nada a ver com o clássico de Machado de Assis. A história, baseada no romance homônimo do americano Caleb Carr, acompanha as investigações de uma série de crimes em Nova York no final do século 19. A partir da descoberta do corpo de um garoto, imigrante italiano, vestido com roupa de menina e que atuava como prostituto no submundo da cidade, o polêmico alienista Laszlo Kreizler (Daniel Brühl) se une a um time bastante heterodoxo para tentar resolver o crime – algo que a polícia local não parece muito interessada em fazer. Tem a seu lado o desenhista do New York Times John Moore (Luke Evans) e a secretária feminista Sara Howard (Dakota Fanning). Logo eles descobrem outras crianças mortas de maneira violenta (com órgãos arrancados), o que os leva ao encalço do serial killer. (MP)

Assista o trailer da série O alienista


MAIS SOBRE SERIES-E-TV