Silvio Santos comemora 60 anos como apresentador

Comunicador estreou no dia 7 de fevereiro de 1958, na extinta TV Paulista

07/02/2018 11:20

Há exatos 60 anos, no dia 7 de fevereiro de 1958,  Silvio Santos, que é considerado o maior comunicador da história da TV brasileira, estreava como apresentador na TV Paulista, no comando do programa “Hit Parade”, que exibia quais eram as 10 músicas mais vendidas durante a semana. Desde então, Silvio Santos também apresentou no canal 5 as atrações “Quando os Maestros se Encontram”, “Bolada Fik-Forte” e “O Grande Espetáculo” (ao lado da atriz Cacilda Lanuza).

Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
Apresentador é um fenômeno de carisma e audiência (foto: Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação)
 

A experiência fez com que dois anos depois, em 1960, Silvio Santos alugasse no mesmo canal o horário nobre das sextas-feiras, a partir de 3 de junho, para a estreia do programa “Vamos Brincar de Forca”, com sua apresentação. A atração era uma grande gincana baseada no tradicional “Jogo da Forca”, e contava com a participação dos clientes do “Baú da Felicidade”, que também está sob administração do comunicador há 60 anos, desde 1958.

 

No ano seguinte, em 1961, a atração foi substituída pelo programa de perguntas e respostas “Ganhando e Apostando”, passando da noite de sexta para a de quinta-feira, que em 1962 daria lugar à primeira versão do “Pra Ganhar é Só Rodar”, atração que inovou com o pião que entregava prêmios. Cinco anos depois de estrear como apresentador, Silvio Santos finalmente chega ao dia mais disputado da TV brasileira: o domingo. No dia 2 de junho de 1963, há quase 55 anos, estreava na TV Paulista (canal 5) o “Programa Silvio Santos”, na época dirigido por Luciano Callegari.

 

A atração era formada por três subprogramas, são eles: “Cuidado com a Buzina” (primeira atração de calouros comandada por Silvio), “Roda Pião” (o famoso pião da fortuna que distribuía prêmios aos clientes do Baú) e “Justiça dos Homens” (dramatização de casos reais enviado por carta dos telespectadores). A atração também foi levada ao ar pela Rede Globo desde 1966, quando esta adquiriu a TV Paulista, até 25 de julho de 1976, período em que Silvio Santos pagava pelo horário àquela emissora. O maior comunicador da televisão brasileira inaugurou a sua própria emissora, a TVS, canal 11 do Rio de Janeiro, em 1976, onde o “Programa Silvio Santos” passou a ser exibido. A atração com duração de 8 horas de exibição aos domingos era gravada em São Paulo, e teve como locação o “Teatro Manoel de Nóbrega” até chegar ao “Teatro Silvio Santos” tempos mais tarde, na zona norte da cidade.

 

Em 19 de agosto de 1981, o patrão assinou em Brasília a concessão dos canais para a estreia nacional do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), emissora que hoje têm 36 anos de existência e é vice-líder de audiência no Brasil (posto conquistado já no final do ano de inauguração). Apesar de outras atrações comandadas ao longo da carreira de Silvio Santos, é importante registrar o importante marco do “Programa Silvio Santos”, que permanece irreverente, atemporal e midiático até hoje como uma das maiores audiências da TV brasileira levada ao ar nas noites de domingo, a partir das 20h, no SBT.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV