HBO estreia 'Mosaic', série criada e dirigida por Steven Soderbergh

Com Sharon Stone no elenco, série mostra a morte de uma autora de livros infantis que desencadeia intrigas, paixões e suspense

por Estadão Conteúdo 22/01/2018 08:28

HBO/Divulgação
Sharon Stone é Olivia Lake, uma celebridade que se envolve com dois homens e é assassinada. (foto: HBO/Divulgação)

A série Mosaic, que estreia nesta segunda-feira (22), às 23h, no canal a cabo HBO, reúne nomes de peso. Como protagonista, o drama repleto de mistério traz a musa do cinema nos anos 1990 Sharon Stone. O projeto foi concebido e dirigido por Steven Soderbergh, cineasta premiado em 2001 com o Oscar de melhor diretor pelo filme Traffic. A produção original do HBO reúne suspense, paixão, intriga, decepção e morte, com seis episódios de uma hora de duração cada, que irão ao ar diariamente. Os dois últimos serão exibidos na mesma data, sexta-feira (26), em sequência.


A série foi criada como um projeto experimental de Soderbergh, em que o espectador poderia baixar um aplicativo e seguir a trama a partir do ponto de vista de um ou outro personagem. Assim, havia certa interação e diferentes possibilidades de abordagem, mesmo que o espectador não definisse propriamente o enredo, mas o ângulo e a versão a partir de determinados personagens. Posteriormente, o diretor finalizou a série no formato de seis episódios. É essa a versão que será exibida no Brasil.

 

 

O drama, com toques de filmes noir atualizado, é ambientado no condado de Summit, no estado norte-americano de Utah, e traz um enigma em torno de Olivia Lake (Sharon Stone). Ela é quase uma celebridade local, uma bem-sucedida autora e ilustradora de livros infantis, cujo idealismo é sufocado por uma série de mentiras, corrupções e assassinatos.

No começo da história, Olivia conhece Joel Hurley (Garrett Hedlund), rapaz bonito que prepara os drinques em uma festa no imóvel vizinho. Ela convida o aspirante a artista plástico para morar na propriedade dela, nas montanhas, e trabalhar em seu ateliê sob sua orientação. Outro homem charmoso que cruza o caminho de Olivia é Eric Neill (Frederick Weller), um estranho com quem ela inicia um romance.

Na véspera do ano-novo, a escritora desaparece de casa, deixando um rastro de sangue no estúdio; e a história toma um rumo investigativo. Eric acaba preso pelo assassinato de Olivia. Mais tarde, Petra (Jennifer Ferrin), irmã de Eric, tenta provar a inocência dele. Até mesmo o detetive Nate Henry (Devin Ratray), que trabalhou no caso, começa a questionar a agilidade com a qual Eric fora condenado.

A trama abrange um período de quatro anos, fase na qual os esforços da polícia e da sociedade são empregados para descobrir quem, de fato, matou Olivia Lake. O mérito do diretor foi articular a narrativa em dois tempos distintos, no presente e há quatro anos. Ao sugerir que elementos do passado não revelados podem dar outro sentido ao desfecho, consegue criar suspense, fazendo que, a cada nova informação dada ao espectador, a trama pode ganhar novos rumos.

No elenco estão, ainda, o veterano Beau Bridges, Paul Reubens, Michael Cerveris, James Ransone, Jeremy Bobb e Maya Kazan.

 

Abaixo, confira o trailer de Mosaic

 

 

MOSAIC
Primeira temporada da série
No HBO
Estreia: segunda-feira (22), às 23h

MAIS SOBRE SERIES-E-TV