Estrela vermelha em boné é coberta na Globo e público aponta censura

Quadrinista Gabriel Bá costuma usar adereço semelhante ao de Fidel Castro, mas símbolo foi escondido no 'Conversa com Bial'

por Diário de Pernambuco 29/11/2017 12:33
Globo e Facebook/Reprodução
No programa, estrela foi escondida com fita isolante. (foto: Globo e Facebook/Reprodução)
Uma estrela vermelha costurada na parte frontal do boné utilizado pelo cartunista Gabriel Bá foi encoberta durante a participação do artista no Conversa com Bial, na noite desta terça-feira (27).
 
Ele, que estava acompanhado do irmão gêmeo, Fábio Moon, e a Globo estão sendo alvo de críticas nas redes sociais por cobrir o símbolo com fita isolante preta, atitude vista pelos espectadores como ''censura'', uma vez que o adereço é semelhante ao que costumava ser usado por Fidel Castro, ex-governante de Cuba. 


''Entrevista muito boa com o Gabriel Bá e o Fábio Moon no Conversa com Bial! Só a censura ao boné do Bá que ficou feia'', escreveu um usuário do Twitter. ''Que decepção! Tinha certeza de que era efeito de edição e de que você não tinha sido cúmplice... Mas, não! É fita crepe mesmo, escondendo a estrela vermelha'', criticou um fã na página do cartunista.
 
''Cara, não adianta agora 'posar' de 'garoto rebelde'. Tu abaixou a cabeça para a TV Globo com uma subserviência nunca vista. Que nojo! Honre suas calças, rapaz! Fitinha crepe para esconder a estrela vermelha'', disse, ainda, outro. 
 
Gabriel Bá, que, ao lado irmão, criou a série 10 pãezinhos, nos anos 2000, ainda não se pronunciou sobre o ocorrido nas redes sociais. A assessoria de imprensa da Globo afirma que está apurando o caso com a produção do programa e deve se pronunciar em breve.

Os premiados quadrinistas conversaram com Bial, dentre outros temas, sobre a adaptação que fizeram de Como falar com garotas em festas, livros do escritor norte-americano Neil Gaiman. ''Você não aprende a interagir com outras pessoas, você tem uma relação inabalável. Claro que tínhamos amigos, mas era uma relação mais fraca em relação à nossa bolha. Éramos muito tímidos. Falar com meninas sempre foi um problema. A gente ensaiou muito em histórias coisas que a gente não tinha coragem de fazer na vida real'', disse Bá. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV