Donald Trump ameaça tirar emissora de TV do ar

Após discordar de uma informação jornalística da rede NBC, o presidente foi ao Twitter ameaçar cassar a licença do canal

por Correio Braziliense 11/10/2017 16:39

Lucas Jackson
NBC é a empresa de radiodifusão mais antiga dos Estados Unidos, criada em 1926 (foto: Lucas Jackson)
Parece que a declarada guerra entre o presidente norte-americano e os veículos de comunicação do país atingiu outro nível na manhã desta quarta-feira (11). Donald Trump ameaçou fechar uma emissora de televisão.

 

A confusão entre o presidente e o conglomerado da NBC deu-se por conta de uma informação apresentada pelo jornalístico da emissora que apontava o governo norte-americano com planos de aumentar 10 vezes seu arsenal nuclear. A ameaça aconteceu por meio da rede social Twitter, quando o presidente escreveu: “Com todas essas notícias falsas saindo da NBC e de outras emissoras, em qual ponto seria apropriado cassar a licença delas? [Elas, as emissoras] são ruins para o país!”.

 

Até o momento a NBC – que é a empresa de radiodifusão mais antiga dos Estados Unidos, criada em 1926; e a segunda maior rede de televisão aberta, em termos de audiência, da América do Norte (incluindo também o Canadá) – não se manifestou sobre as declarações de Trump.

Essa é a primeira vez que um presidente ameaça publicamente uma emissora de televisão e já recebeu forte resposta por parte das organizações comunicativas do país. A Associação Nacional de Emissoras dos Estados Unidos afirmou por meio de nota: “É contrário à democracia que qualquer governo faça uma ameaça oficial a revogação de licença de uma emissora por conta de um desacordo com uma reportagem jornalística”.

 

Anteriormente, apenas Nixon havia ameaçado, em particular, o jornal impresso The Washington Post na década de 1970 graças a uma reportagem investigativa que o levou a pedir demissão do posto de presidente.

 

 

 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE SERIES-E-TV