Sem Olivier Anquier, 'Cozinheiros em ação' volta com novo apresentador

Chef paraense Thiago Castanho assume o comando do programa; corpo de jurados é formado pelo mineiro Rusty Marcellini, a pernambucana Carmem Virginia e a paulista Ligia Karazawa

por Ana Clara Brant 09/08/2017 08:00

Eliana Rodrigues/divulgação
Carmen Vigínio, Thiago Castanho, Ligia Karazawa e Rusty Marcellini participam do 'Cozinheiros em ação'. (foto: Eliana Rodrigues/divulgação)

Não é de hoje que a gastronomia invadiu o canal pago GNT, chamando a atenção para programas de Claude Troisgros, Bela Gil, Rita Lobo e Felipe Bronze. Com a saída de Olivier Anquier, depois de quase 20 anos na emissora, a grade foi reformulada. Comandado pelo chef e padeiro francês, Cozinheiros em ação, o primeiro reality culinário da TV brasileira, estará de volta nesta quinta-feira, 10, sob nova direção.


Em sua quinta temporada, o programa continua buscando o melhor cozinheiro de comida caseira do Brasil. O novo apresentador é o chef paraense Thiago Castanho. Os jurados são o mineiro Rusty Marcellini, a pernambucana Carmem Virginia e a paulista Ligia Karazawa. A proposta é reunir sabores dos quatro cantos do país em mistura divertida, cheia de emoções, temperos e sotaques.

O universo audiovisual não é novidade para o mineiro Rusty. Formado em cinema e roteiro, ele já trabalhou como cozinheiro e consultor gastronômico em Belo Horizonte e São Paulo, além dos Estados Unidos. Na TV, dirigiu e apresentou Trilhas do sabor, atração exibida pela Rede Minas entre 2010 e 2013. ''Esse programa me deu muita experiência, porque eu fazia de tudo. Vira e mexe, alguém ainda me para na rua para falar da falta que ele faz. De vez em quando, participo do Encontro com Fátima Bernardes, mas reality é algo completamente novo pra mim. A imersão é muito maior'', destaca.

Rusty diz que a competição vai ser levada a sério, como nos anos anteriores, mas terá clima leve e divertido. ''Às vezes, rolava uma discussão, mas em tom de brincadeira. Um dos aspectos mais interessantes, além da disputa entre os concorrentes, é a gente conseguir alertar sobre temas importantes, como o excesso de sal e de açúcar na comida ou a moda do chef celebridade'', afirma.

FAMÍLIA Na edição deste ano, duplas de familiares chegam de todo o Brasil e são recebidas em ambiente de fazenda, onde terão a difícil tarefa de conquistar os paladares exigentes dos jurados. O prêmio para o vencedor é de R$ 30 mil. A cada episódio, valorizam-se ingredientes regionais, cabendo aos cozinheiros amadores buscar receitas criativas oriundas das áreas de onde eles vieram.

''O formato é bem parecido com o anterior. Já tivemos essa experiência de dupla de familiares na terceira temporada, mas agora é diferente. Os participantes são muito interessantes. Vai ser uma culinária mais amadora, caseira mesmo. Não é um programa para aprender a cozinhar, é uma competição com pessoas comuns. O público vai se identificar bastante'', garante Rusty Marcellini. 

COZINHEIROS EM AÇÃO
. Canal GNT
. Estreia quinta-feira, 10, às 20h30

MAIS SOBRE SERIES-E-TV