Série 'Supermax' reúne personagens que tentam sobreviver em presídio

Sem protagonistas, os únicos nomes conhecidos do elenco são Mariana Ximenes e Cléo Pires. Pedro Bial participa do primeiro episódio

por Helvécio Carlos 18/09/2016 11:30
Estevam Avellar/Globo
Sergio (Erom Cordeiro), Bruna (Mariana Ximenes, Diana (Fabiana Gugli) e Sabrina (Cleo Pires) (foto: Estevam Avellar/Globo )
Rio de Janeiro – Confinados numa penitenciária de segurança máxima desativada no meio da Floresta Amazônica – cenário do que poderia ser um reality show –, 12 pessoas não têm a menor ideia de quem são os oponentes, muito menos do que as aguarda. Bem longe dali, numa sala de cinema carioca, onde foi exibido o primeiro episódio de Supermax, os atores da série da Globo, que estreia na terça-feira (20), conheciam muito bem o destino de cada um. Mas não deram uma pista do que vão enfrentar nos próximos dias.

“Prefiro manter o mistério em torno da enfermeira Bruna. Ela é misteriosa e pronto”, resume, bem-humorada, a atriz Mariana Ximenes. O elenco de Supermax reúne também Cleo Pires, Erom Cordeiro, Rui Ricardo Diaz, Bruno Belarmino, Ravel Andrade, Nicolas Trevijano, Ademir Emboava, Maria Clara Spinelli, Fabiana Gugli, o mineiro Mario César Camargo e Vania de Brito.

Não será no episódio de estreia que o público terá noção do que realmente ocorre por ali. A série, dirigida por José Alvarenga Júnior, escrita por Marçal Aquino e Fernando Bonassi, é bem-produzida e vai caminhar na linha tênue que separa o grande sucesso do fiasco. Resumindo: com Supermax, não tem meio termo.

O início é a cara do Big Brother Brasil (BBB), outra atração da Globo. O público vai deparar com personagens se adaptando ao novo ambiente, provas de resistência e até Pedro Bial como apresentador.

“O que vocês viram é muito light, se comparado ao que vem pela frente. No segundo episódio – e isso não é spoiler, já foi divulgado –, o Bial não aparece. As pessoas confinadas não sabem nem se aquilo é um reality. Com isso, a regra, a dinâmica do jogo desaparece. Teremos 12 pessoas individualistas que precisam sair dali. A grande pergunta é: ‘O que aconteceu, por que elas estão ali?’”, explica José Alvarenga Júnior.

O diretor conta que a atração tem a gênese do reality show, mas todos os episódios serão contaminados por outras influências.”Cada vez mais, muda a dinâmica, entrando aventura, suspense, terror e policial. A cada episódio, um desses gêneros impera um pouco”, diz Alvarenga.

“Ao ver esse capítulo, tenho a mesma surpresa do telespectador, entendendo tudo o que aconteceu”, comenta Mariana Ximenes, aumentando ainda mais a curiosidade sobre o programa.

ELENCO

Dos 12 atores, Mariana e Cleo são as mais conhecidas. A escolha foi intencional. “Queríamos caras novas. Para Cleo e Mariana, o desafio já começou aí, pois elas precisaram ficar quase invisíveis no meio de pessoas novas”, conta o diretor.

O dia a dia das gravações não foi fácil para ninguém. Além de ficarem isolados dentro do Projac, onde o cenário foi construído, os atores tiveram rotina tensa. “Gravávamos de segunda a segunda, oito horas por dia. Entre uma cena e outra, cada um ia para a sua cela descansar”, revela Erom Cordeiro, que faz o papel de um policial. “Foram 12 episódios em cinco meses. Tanto tempo assim é precioso para a televisão”, reconhece.

“As coisas começam como vocês viram, mas vão degringolando para outro lado. Brincávamos que estávamos no cross fit Supermax. Ralamos muito – e com prazer. Também éramos surpreendidos quando recebíamos os roteiros”, conta Cordeiro. “Todos ficavam entusiasmados ao saber que continuariam por mais um episódio”, emenda Alvarenga.

* O repórter viajou a convite da produção

Supermax

Quando: dia 20, na Globo
Exibição: sempre às terças, após Justiça
Episódios: 12

Quem é quem

Bruna (Mariana Ximenes)
Enfermeira, bonita e vaidosa. Aos 30 anos, tem um jeito angelical, mas adora visitar cemitérios e gosta de pensar na morte.

Sabrina (Cleo Pires)
Psicóloga, filha de um empresário, é uma mulher durona. Tenta superar a claustrofobia no programa e diz que vai ganhar o prêmio por amor.

Janette (Maria Clara Spinelli)
Nasceu muito pobre e perdeu a mãe cedo. É dona de uma pequena rede de salões de beleza em subúrbios do Rio. Fala tudo o que lhe vem à cabeça .

Sérgio (Erom Cordeiro)
Bonito e confiante, um líder nato. Sérgio pertenceu à PM e ganha a vida como segurança.

Cecília (Vânia de Brito)
Pertenceu ao jet set carioca, chegou a ser atriz coadjuvante em algumas novelas, mas está à beira da miséria após o fim do casamento.

Diana (Fabiana Gugli)
Ex-garota de programa, largou a profissão para se casar, até que descobriu uma traição do marido.

Arthur (Rui Ricardo Diaz)
Apelidado de Rei Arthur, é um ex-jogador de futebol, polêmico e com passado conturbado. Cresceu numa favela, e hoje os amigos de infância comandam o tráfico na comunidade.

Dante (Ravel Andrade)
É o mais jovem e bem-humorado do grupo. Adepto de seitas satânicas, foi deserdado pelo pai e participa do programa pelo prêmio em dinheiro.

Nando (Nicolas Trevijano)
Ex-padre, Nando é bonito e vaidoso. Apesar de não exercer mais o sacerdócio, ainda se considera padre diante de Deus.

José Augusto (Ademir Emboava)
Economista, 45 anos, tem uma ex-mulher e dois filhos. Ligou-se a políticos e atua nos bastidores como “arrecadador” de fundos para campanhas de um partido.

Timóteo (Mario César Camargo)
Médico reformado do Exército, se inscreveu no reality pelos R$ 2 milhões do prêmio.

Luisão (Bruno Belarmino)
Ex-lutador de MMA, campeão na sua categoria. Silencioso e bruto, vive atormentado pela culpa.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV