Netflix lança enciclopédia de 'Narcos'

'Narcopedia' tira dúvidas sobre a trajetória de Pablo Escobar

por Diário de Pernambuco 14/09/2016 08:58
Netflix/Divulgação
Série é um dos carros-chefes da Netflix (foto: Netflix/Divulgação )
Com o fim de sua segunda temporada e uma média de quase 3,2 milhões de espectadores (em sua primeira temporada, segundo a revista Entertainment Weekly) só nos Estados Unidos, a série Narcos, protagonizada por Wagner Moura, provou ser de fato um "fenômeno televisivo".

Justamente por seus números expressivos, a série, uma das principais produções originais da empresa, começa a ser encarada como uma espécie de carro chefe por sua produtora, o canal de distribuição de conteúdo via streaming Netflix. A empresa tem investido pesado em campanhas de marketing com excelentes resultados. Esta semana, Narcos ganhou mais um capítulo em sua "antologia". A Netflix anunciou o lançamento da Narcopédia, uma enciclopédia virtual sobre a série e a trajetória do maior narcotraficante do mundo, Pablo Escobar.

O anúncio foi feito na fanpage da Netflix ontem, com o alerta: "Se estiver vendo #NARCOS e ficar curioso sobre algum fato, ou não lembrar o nome de algum personagem ou de qualquer outra coisa que você tenha esquecido (talvez pelo uso abusivo de alguma substância), acesse: narcopedia.org".

A iniciativa pode também ter sido uma forma de resposta às críticas feitas por Sebastián Marroquín, filho mais velho de Escobar, que constantemente reclama da veracidade dos fatos retratados na série. Essa semana, Marroquín chegou a lançar em sua página no Facebook uma lista intitulada "Os 28 erros da segunda temporada de Narcos", que gerou grande repercussão na internet.

Na Narcopédia, a história de Pablo é contada com gifs e interatividade, com as informações divididas entre os capítulos e episódios da série. Já na entrada, um convite, onde a página te chama para navegar através de sua timeline para "descobrir quão factual são os eventos retratados na série, e aprender um pouco sobre a ascensão e queda do maior traficante de cocaina da história".

MAIS SOBRE SÉRIES E TV