Alice Braga é a estrela da série norte-americana 'A rainha do Sul' sobre a traficante Teresa Mendoza

Adaptação do romance de Arturo Pérez-Reverte estreia hoje no Brasil

por Estado de Minas 07/07/2016 09:05

Cocaína, armas, carros de luxo, bandidos e mais cocaína. Pela primeira vez na TV norte-americana, Alice Braga dá vida a uma protagonista de série, na pele de uma personagem icônica quando se trata de tráfico de drogas – Teresa Mendoza, conhecida como “A rainha do Sul”.

Depois do sucesso de Wagner Moura como Pablo Escobar em Narcos, produtores decidiram investir no filão. A série A rainha do sul (que estreia hoje no Brasil, no canal Space) é baseada no romance best-seller La reina del Sur, de Arturo Pérez-Reverte. A obra literária também deu origem a uma popular novela da Telemundo, rede de TV norte-americana em espanhol.

Eniac Martinez/Getty Images
Atriz brasileira vive a nova comandante do cartel de drogas colombiano (foto: Eniac Martinez/Getty Images)

A série narra como Teresa Mendoza (Alice Braga) é forçada a fugir e procurar refúgio nos Estados Unidos, depois que seu namorado traficante é assassinado no México.


Na fuga, ela se une a uma improvável figura de poder no mundo da cocaína para derrubar o líder da quadrilha de tráfico de drogas que a persegue.


Com a aliança, Teresa aprende os segredos do ofício e se posiciona estrategicamente para transformar-se na nova líder do cartel.
Justina Machado (A sete palmos) vive Brenda, amiga de Teresa; e Joaquim de Almeida (24 horas) é o perigoso Don Epifanio Vargas, que trata a traficante como uma filha.


A série também conta com Veronica Falcón (Sr. Ávila) como Camila Vargas, Peter Gadiot (O rei Tut) no papel de James Valdez e Hemky Madera (Weeds) como Pote Galvez.

Os produtores deixaram claro que o roteiro, apesar de ter grande parte da trama de La reina del sur, toma rumos diferentes e aborda uma outra versão dos fatos. Alice disse no lançamento da série nos EUA ter achado isso uma pena, já que é grande fã do livro. “Eu li o livro há oito anos e aceitei o papel de cara, exatamente para viver a Teresa Mendoza”, disse.

A rainha do sul tem produção-executiva de David T. Friendly (Pequena miss Sunshine), com M.A. Fortin e Joshua John Miller (Terror nos bastidores). Scott Rosenbaum, veterano produtor televisivo responsável por The shield – acima da lei e Chuck, é o showrunner da série.


HOLLYWOOD

Antes dessa estreia em uma produção para a TV norte-americana, Alice já havia se tornado habituée de Hollywood, tendo atuado com astros como Will Smith, Harrison Ford, Julianne Moore e Anthony Hopkins.

Filha da atriz Ana Braga e sobrinha da consagrada Sonia Braga, Alice
cresceu em uma família cinematográfica. Seu primeiro papel de sucesso foi no filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles, no papel de Angélica. Depois disso, aos 21 anos, protagonizou Cidade baixa, de Sérgio Machado, ao lado de Wagner Moura e Lázaro Ramos.

Foi a companheira de cena de Will Smith em Eu sou a lenda, de 2007. No ano seguinte, trabalhou em Cinturão vermelho, de David Mamet, e voltou a trabalhar com Fernando Meirelles em Ensaio sobre a cegueira, ao lado de Julianne Moore, Gael Garcia Bernal e Mark Ruffalo. Deixou sua marca ainda em Território restrito, com Harrison Ford, Ray Liotta, Sean Penn e Ashley Judd.

Voltou para a ficção científica com Os coletores, em que contracena com Jude Law, e Predadores, ao lado de Adrien Brody e Lawrence Fishburne. Dirigida por Walter Salles, participou de Na estrada, baseado na obra do escritor beatnik Jack Kerouac. Nos últimos anos, gravou com Anthony Hopkins em O rito, de 2011, e com Jodie Foster e Wagner Moura em Elysium (2013).

Ficção x realidade
Além da nova série de Alice Braga, a história de Teresa também foi contada na novela mexicana A rainha do tráfico. Produzida pela Telemundo, a trama teve 63 episódios e bateu recordes de audiência, competindo com programas de transmissão em inglês nos Estados Unidos.


O último episódio, exibido em 2011, teve audiência de 4,2 milhões de espectadores. A novela foi protagonizada por Kate del Castillo. A imersão no personagem foi tão grande que a atriz se envolveu com um dos maiores traficantes do mundo, El Chapo, e promoveu o encontro entre ele e o ator e diretor Sean Penn, para a gravação de sua cinebiografia.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV