A relação entre insônia e doenças cardiovasculares; entenda

A insônia é considerada sintoma que pode acompanhar vários distúrbios do sono e geralmente provoca comprometimento funcional durante a vigília

Flickr
(foto: Flickr)

A insônia é definida pelo relato de uma pessoa sobre dificuldades para dormir. Embora o termo às vezes seja usado na literatura do sono para descrever um distúrbio demonstrado por evidências polissonográficas de sono perturbado, a insônia costuma ser definida como uma resposta positiva a uma dessas duas perguntas: "Você tem dificuldade para dormir?" ou "Você tem dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo?"

Assim, a insônia é mais frequentemente considerada um sinal e um sintoma que pode acompanhar vários distúrbios do sono, clínicos e psiquiátricos, caracterizados por dificuldade persistente em adormecer e/ou permanecer dormindo ou sono de má qualidade. A insônia geralmente provoca comprometimento funcional durante a vigília.

A insônia pode ser classificada em insônia primária ou secundária. A insônia primária é um distúrbio do sono que não pode ser atribuído a uma causa médica, psiquiátrica ou ambiental.

Pessoas que têm problemas para dormir podem ter maior probabilidade de ter um derrame, ataque cardíaco ou outras doenças cerebrovasculares ou cardiovasculares, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology.
 
O estudo envolveu 487.200 pessoas na China, com idade média de 51 anos. Os participantes não tinham histórico de derrame ou doença cardíaca no início do estudo.

Os participantes foram questionados se eles tinham algum dos três sintomas de insônia pelo menos três dias por semana: dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo; acordar muito cedo pela manhã; ou dificuldade em manter o foco durante o dia devido ao sono insuficiente. Um total de 11 por cento das pessoas tiveram dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo; 10 por cento relataram acordar muito cedo; e 2% tiveram problemas para manter o foco durante o dia devido ao sono insuficiente.

As pessoas foram então seguidas por uma média de cerca de 10 anos. Nesse período, ocorreram 130.032 casos de acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças semelhantes.

Pessoas que apresentavam os três sintomas de insônia eram 18% mais propensas a desenvolver essas doenças do que pessoas que não apresentavam nenhum sintoma. Os pesquisadores consideraram nas análises outros fatores que podem afetar o risco de derrame ou doenças cardíacas, incluindo uso de álcool, fumo e nível de atividade física.

Pessoas que tiveram problemas para adormecer ou permanecer dormindo tiveram 9% mais chances de desenvolver derrame ou doenças cardíacas do que pessoas que não tiveram esse problema. Das 55.127 pessoas que apresentaram esse sintoma, 17.650, ou 32%, tiveram um derrame ou doença cardíaca, em comparação com 112.382, ou 26%, das 432.073 pessoas que não tinham esse sintoma de insônia.

Pessoas que acordaram muito cedo e não conseguiram voltar a dormir tiveram 7% mais chances de desenvolver essas doenças do que pessoas que não tiveram esse problema. E as pessoas que relataram ter problemas para manter o foco durante o dia devido ao sono insatisfatório tinham 13% mais chances de desenvolver essas doenças do que as pessoas que não tinham esse sintoma.

A associação entre os sintomas de insônia e essas doenças foi ainda mais forte em adultos jovens e pessoas que não tinham pressão alta no início do estudo, então pesquisas futuras devem olhar especialmente para a detecção precoce e intervenções direcionadas a esses grupos.

Algo que deve ser levado em consideração é que o estudo não mostra uma relação causa e efeito entre os sintomas de insônia e derrame e doenças cardíacas, mostrando apenas uma associação.
 
Tem dúvidas ou quer mandar sugestão de tema para coluna? Envie email para silviomusman@yahoo.com.br

Dr.Silvio Musman
Médico especialista em pneumologia, medicina do exercício e do esporte.