O câncer de mama e o rastreamento com ressonância magnética

Rastreamento das mamas com ressonância magnética reduz mortalidade por câncer em mulheres portadoras de mutações hereditárias dos genes PALB2, ATM e CHEK2

Klaus Nielsen/Pexels
(foto: Klaus Nielsen/Pexels)

O câncer de mama é o principal câncer que atinge a população feminina no mundo e com maior taxa de mortalidade, sendo que de 5% a 12% de todos os casos são relacionados a mutações herdadas em genes de predisposição à doença. A identificação precoce dos casos de câncer de mama é importante, pois permite um tratamento mais efetivo e com maiores possibilidades de cura. Ambos os genes BRCA1 e BRCA2 pertencem a uma classe de genes conhecidos como genes supressores de tumor, que atuam para prevenir o crescimento de células cancerosas.

Ambos desempenham um papel nas vias celulares que reparam o DNA danificado. Mutações nessas vias tornam as células mais propensas a acumular danos ao DNA, porque são menos eficazes no reparo das células.

Esse dano acumulado pode levar ao câncer. Hoje sabemos que esses dois genes oferecem a uma família completa de genes reparadores das rupturas das fitas de DNA denominada "Família dos Genes de Recombinação Homóloga". A recombinação genética homóloga ocorre entre sequências precisamente correspondentes entre os alelos cromossômicos, de modo que nenhum par de bases é adicionado ou perdido.

A recombinação que envolve uma reação entre sequências homólogas de DNA é denominada Recombinação Homóloga. Os genes BRCA são os principais componentes dessa família, mas não os únicos. Hoje sabemos que outros complementam essa importante função, como PALB2, ATM, CHEK2, além dos genes considerados como de penetrância média-baixa: BARD1, BRIP1, MRE11A, NBN e os da família RAD51 e da família FANC.

O benefício propiciado pelo rastreamento precoce e regular das mamas com ressonância nuclear magnética em mulheres portadoras de mutações hereditárias deletérias dos genes BRCA1 e BRCA2, tanto no aumento do diagnóstico precoce do câncer de mama, quanto na redução de sua mortalidade, estava bem estabelecido pelos estudos clínicos disponíveis na literatura médica especializada.

Entretanto, esse mesmo benefício ainda necessitava de confirmação para portadoras de mutações deletérias de outros genes da família BRCA (os chamados genes da recombinação homóloga), como o PALB2, o ATM e o CHEK2. Mutações herdadas desses genes também aumentam o risco de câncer de mama, o que em geral ocorre em idade mais jovem do que as mulheres não portadoras, daí a necessidade do rastreamento adequado e com início em idade mais precoce.

Entretanto, um grande estudo recente confirmou o benefício do rastreamento precoce também para mulheres portadoras de mutação germinativa desses outros genes: a mortalidade por câncer de mama foi reduzida pela metade em pacientes com variantes patogênicas ATM, CHEK2 e PALB2, e que se submeteram a exames anuais de ressonância nuclear magnética das mamas, entre as idades de 30 a 35 anos, e ao mesmo exame mais uma mamografia, também anual, para aquelas com idade com 40 anos ou mais.

O risco médio de câncer de mama ao longo da vida é estimado em 20,9% para as portadoras de mutações hereditárias patogênicas no gene ATM, 27,6% no gene CHEK2 e 39,5% no gene PALB2. Em todos os subgrupos, estima-se que a mamografia anual isolada em pacientes de 40 a 74 anos reduza a mortalidade relacionada à doença em torno de 36% em comparação às portadoras sem rastreio.

A análise modelou pacientes nos Estados Unidos com variantes patogênicas ATM, CHEK2 ou PALB2 que nasceram em 1985 e foram observados a partir dos 25 anos de idade ao longo da vida. Os dados desse estudo, denominado CARRIERS Consortium, ajudaram a definir os parâmetros para incidência e subtipo de câncer de mama.

Os investigadores usaram dados de 32.247 casos e 32.544 controles em 12 estudos populacionais.Observaram que os estudos de risco de câncer de mama baseados na população são mais generalizáveis %u200B%u200Bdo que os estudos que inscreveram pacientes após testes genéticos, com base em histórico familiar notável ou idade jovem no diagnóstico.

No presente estudo, a mortalidade por câncer de mama foi reduzida em 54,4% na portadoras que receberam uma ressonância de mamas anual a partir de 35 anos seguida de ressonância e mamografia a partir dos 40 anos; um total de 4.661 a 5.001 exames falsos positivos e 1.280 a 1.368 biópsias benignas por 1 mil pacientes foram relatados.

Para aquelas que iniciaram a ressonância magnética aos 30 anos, iniciar a mamografia aos 30 anos versus 40 anos não reduziu significativamente a taxa de mortalidade relacionada à doença (0,1% - 0,3%), mas adicionou cerca de 649 a 650 exames falsos positivos e 58 a 59 biópsias benignas por 1 mil pacientes.

O risco cumulativo médio ao longo da vida de mortalidade relacionada à doença na ausência de triagem nos grupos ATM, CHEK2 e PALB2, respectivamente, foi de 3,4% 4,6% e 7,7%, respectivamente.

O estudo concluiu que os exames anuais de ressonância magnética para pacientes de 35 a 39 anos mais mamografia e ressonância magnética de 40 a 74 anos foram mais eficientes em comparação com a mamografia anual isolada de 40 a 74 anos para esta subpopulação de risco para câncer de mama, devendo portanto passar a ser rotineiros no rastreamento das portadoras dessas variantes genéticas.