Suplementos de academia prejudicam a pele?

Dermatologista aponta efeitos benéficos e maléficos que o consumo de seis tipos de complemento energético tendem a provocar. Conheça e saiba escolher com critério

por Estado de Minas 17/07/2019 14:53
Holding/Divulgação
Suplementos de academia podem beneficiar ou prejudicar a pele (foto: Holding/Divulgação)
 
Dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar, a médica Kédima Nassif  chama a atenção para os efeitos provocados pelo consumo de suplementos na academia. Segundo ela, os complementos energéticos são compostos por substâncias que podem influenciar na saúde da pele, do cabelo e em geral. 

“Nem todos os suplementos que são bons para o seu músculo fazem bem para sua pele. E outros, que talvez você só associe ao ganho de massa muscular, podem ser capazes de trazer inúmeros benefícios para pele, cabelo e unhas”, frisa. 
 
 
Entre os principais ativos dos produtos indicados para “bombar” os músculos ou ajudar no emagrecimento, a médica cita hormônios, vasoconstritores, aminoácidos e outros. 

A seguir, ela descreve os principais componentes de suplementos campeões na academia, como Whey Protein, L-Arginina, termogênicos e outros, destacando quais são os efeitos benéficos e maléficos que o consumo pode causar. Confira: 

Whey Protein


Um dos suplementos mais consumidos nas academias, o Whey Protein é a proteína do leite de rápida absorção. Essa proteína fornece aminoácidos essenciais ao corpo, o que facilita o processo de hipertrofia (ganho de massa muscular). “O problema é que o uso desse suplemento merece acompanhamento mais rigoroso, uma vez que ele já foi indicado em estudos como influenciador importante no desenvolvimento de acne resistente; já a ingestão aumenta a liberação de IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1, que tem ação na glândula sebácea.” 
 
Assim, explica a médica, o consumo pode aumentar a produção de sebo, processo associado ao desenvolvimento da acne. O suplemento pode ainda desencadear a produção de andrógenos ou hormônios que funcionam como hiperestimulantes das glândulas sebáceas e causam inflamação. “Isso pode obstruir os poros e favorecer o aparecimento da acne”, afirma. 
 
Arquivo pessoal/divulgação
(foto: Arquivo pessoal/divulgação)
 

A conclusão é que pacientes com predisposição genética à acne e tendência à oleosidade da pele devem priorizar as proteínas veganas, como a da ervilha, também eficaz no aumento da massa muscular e não provoca o aumento na oleosidade da pele.

L-Arginina


Atuando na vasodilatação, a L-Arginina é um aminoácido não essencial, que pode ser suplementado ou encontrado nas carnes, no leite, no alho, nos ovos e nos grãos. Como há uma dilatação das veias, o aporte de nutrientes levado aos músculos também aumenta, o que poderia ter relação com o ganho de massa muscular. “Apesar de ter efeito benéfico para a pele e o cabelo no geral, é necessário consultar um especialista, pois a sobredose pode ter efeito contrário: ou seja, pode haver vasoconstrição, dificultando o metabolismo celular da pele e do couro cabeludo, por exemplo”, diz a dermatologista. 

E indica: “alguns suplementos desenvolvidos para a pele contam com a Arginina e a Citrulil-arginina, compostos que podem levar mais benefícios para a pele e os cabelos”.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido produzido nos músculos e distribuído pelo sangue para os órgãos. A substância pode ajudar na função intestinal, no sistema imunológico e em outros processos essenciais para o bom funcionamento do corpo, especialmente em momentos de estresse

Também é importante para fornecer "combustível" (nitrogênio e carbono) para as células. Com ação imunológica, a glutamina como suplemento age na recuperação muscular após a atividade física e, com isso, há uma reparação mais rápida dos tecidos. “Esse efeito também se dá na pele, por isso, esse suplemento pode ser usado também em processos de cicatrização de feridas e recuperação após queimaduras”, afirma a médica.

Termogênicos


Os termogênicos são suplementos capazes de acelerar o metabolismo. Os mais famosos são feitos à base de cafeína, chá-verde e gengibre. 

Apesar de ajudarem em dietas para perda de peso quando aliados à atividade física, os termogênicos também agem como diuréticos, fazendo com que a perda de líquido seja mais acentuada, o que prejudica a umidade do corpo. 

A dica é beber mais água para balancear o efeito e não deixar de lado a hidratação da pele, que também pode ser prejudicada, o que deixaria o tecido cutâneo mais susceptível aos danos ambientais.

Aminoácidos

O BCAA é um composto de aminoácidos essenciais e vitamina B6 que otimiza os resultados de ganho de massa muscular. O suplemento colabora também com a recuperação dos músculos, além de ter efeito anticatabólico, promover maior resistência física e ser fonte de energia. 

A proteína também ajuda na construção da pele (estimula a produção do colágeno), dos cabelos e das unhas. E, ainda, na formação de aminoácidos essenciais.

Maltodextrina

O suplemento é usado para melhorar a performance durante o exercício físico, já que é fonte de carboidratos e tem rápida absorção, ajudando a dar energia para o corpo. 

Mas o consumo exige atenção, avisa a médica: “como a Maltodextrina é um açúcar, o paciente deve tomar cuidado com o excesso, que pode causar a glicação do colágeno, processo no qual as moléculas de glicose se unem às proteínas de elastina e colágeno, o que faz com que essas proteínas (que são substâncias responsáveis pela firmeza da pele) se quebrem”, alerta. 

Além da glicação, a Maltodextrina pode favorecer o surgimento de acne. “Por isso, tome cuidado e sempre consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação”, finaliza a médica.