BH recebe piquenique literário ao ar livre para incentivar a leitura entre as crianças, explorando o lúdico e formas de brincar offline

Evento tem recebido mais de 300 famílias por edição e oferece recursos de acessibilidade este ano

por Estado de Minas 13/06/2019 15:51
Tanto Mar Fotografia/Divulgação
(foto: Tanto Mar Fotografia/Divulgação)

Criado com o intuito de incentivar a literatura por meio de momentos lúdicos, brincadeiras tradicionais e piquenique ao ar livre, o Piquenique Literário Na Pracinha chega à 12ª edição. O evento, direcionado para crianças e suas famílias, vai acontecer neste sábado, 15 de junho, das 9h às 12h, no Parque Renato Azeredo, no Palmares, em BH.

O Piquenique Literário é uma das ações promovidas pelo movimento Na Pracinha, que reconhece a criança como sujeito social. É desenvolvido em espaços públicos, onde o brincar permite que a criança interaja e recrie o mundo que a cerca. Por isso, uma das preocupações de Flavia Pellegrini, idealizadora do projeto, foi assegurar recursos de acessibilidade ao piquenique para torná-lo mais acessível a todos os participantes.

O evento conta agora com um acervo de livros traduzidos para o braille e uma intérprete de libras para a contação de histórias e mediação da leitura. “O Na Pracinha é local de encontro para todos e torná-lo mais inclusivo concretiza o sonho que alimentávamos ao longo dos anos”, destaca Flavia. "Temos recebido uma média de 300 famílias por edição, que ocupam o espaço público, exploram a natureza. Também tem contato com a cultura da infância, a partir de histórias da tradição oral, de cantigas de roda e brincadeiras tradicionais”, acrescenta.

Durante toda a manhã, serão desenvolvidas atividades de integração da criança com a cultura da infância, por intermédio do universo literário e do brincar. Haverá espetáculos narrativos de contação de histórias, brincadeiras cantadas, rodas de mediação de leitura, biblioteca ao ar livre com livros infantis, troca de livros entre as crianças e vivências de brincadeiras tradicionais.

Ressignificação


Tanto Mar Fotografia/Divulgação
(foto: Tanto Mar Fotografia/Divulgação)
Com o objetivo de incentivar a ocupação dos espaços públicos e também desacelerar os pequenos do universo digital e tecnológico, o Na Pracinha ressignificou a relação entre famílias e cidade. Há sete anos, quando saiu do papel para se tornar uma realidade nas praças e parques da capital mineira, estimula a ocupação desses espaços públicos, conscientizando de que é necessário frequentá-los e preservá-los como exercício de cidadania.

Foram mais de 50 eventos realizados até o momento com diferentes temáticas (encontros brincantes, feira de trocas de brinquedos, piqueniques literários, estações sensoriais) em mais de 20 locais diferentes. Com atuação descentralizada, o Na Pracinha circulou por diversas regiões da cidade e contou com a participação de mais de 15 mil pessoas.

“O Na pracinha ressignificou a minha relação com a cidade e de muitas famílias. Um projeto que promove a felicidade da forma mais simples e pura, através de momentos offline, sem telas, desemparedados, para fortalecer os laços afetivos”, reforça Flavia Pelegrini.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Veja a programação:

9h:
Biblioteca ao ar livre para leitura compartilhada entre pais e crianças; Exploração e brincadeiras espontâneas pelas famílias.

9h30 às 11h: Feira de Trocas de livros; Mediação de leitura; Vivência de brincadeiras tradicionais e de rua com O Pequeno Pajé

11h às 11h50: Contação de Histórias "O Caso do Nabo", com Adê Melo e Hugo Silva

SERVIÇO
Piquenique Literário Na pracinha
15 de junho
De 9h às 12h
No Parque Renato Azeredo
Avenida José Cleto, s/n - Palmares
Informações: facebook.com/napracinha/