Dormir bem ajuda a garantir qualidade de vida

Pelo menos 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), que celebra hoje o Dia Mundial do Sono

por Bruna Curi* 15/03/2019 14:35
Reprodução/PixaBay
(foto: Reprodução/PixaBay)
No Dia Mundial do Sono, celebrado hoje (15), a Associação Brasileira do Sono (ABS) alerta para os problemas que a insônia pode trazer e destaca os benefícios de uma boa noite de sono para o corpo e a mente. De acordo com a associação, cerca de 73 milhões de brasileiros têm insônia.
 
Segundo Fabrício Dias, consultor da Weleda e médico da família, especializado em medicina antroposófica, os distúrbios do sono ocorrem porque as pessoas utilizam o horário de dormir para outras atividades que estimulam a velocidade das ondas cerebrais, como trabalhar ou usar o computador.
 
“Quem sofre com insônia, quem não consegue dormir bem à noite, vai render menos durante o dia. Isso afeta o ritmo e a rotina no indivíduo”, alerta o médico que explica que o tratamento varia, conforme o grau da insônia, que se divide em três tipos: a inicial (demora para dormir), a de manutenção (desperta no meio da noite e tem dificuldade para voltar a dormir) e a terminal (despertar precoce, quando a pessoa acorda antes do horário desejado e não consegue mais dormir). 
 
Para o especialista, a procura por ajuda médica ajuda a minimizar o problema e ele recomenda que isso seja feita o mais rapidamente possível. “Quanto mais tempo passa, maiores são as dificuldades de reverter o sono”, explica.

BOA NOITE Para ajudar a ter uma boa noite de sono, Fabrício Dias ensina que, ao se aproximar da hora de dormir, as pessoas devem buscar atividades que ajudem a desacelerar o ritmo, como, por exemplo, escutar música, ler um livro ou meditar. Todas essas alternativas contribuem para a diminuição da velocidade das ondas cerebrais. “As pessoas precisam ter um olhar cuidadoso com o sono, pois dormir bem ajuda a garantir uma boa qualidade de vida.”

Como conseguir uma boa noite de sono:
– Ficar bem acordado durante o dia
– Tomar cuidado com as telas (TV, computador, celular, tablet etc), pois elas alteram a produção de melatonina, que é o hormônio do sono
– Praticar de exercícios
– Ter alimentação saudável – o excesso de gordura, sal e açúcares pode alterar a qualidade do sono, bem como substâncias estimulantes, como a cafeína

* Estagiária sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares