Setor de estética para homens está em expansão com procura crescente por serviços e produtos

Números colocam o Brasil entre os cinco países com maior mercado de itens voltados só para eles

por Joana Gontijo 23/08/2018 12:20
Bruno Figs/Divulgação
Para Wagner Mariano, sócio de barbearia em BH, os homens estão mais criteriosos e é fundamental perceber o perfil de cada um (foto: Bruno Figs/Divulgação )

Estereótipos são feitos para serem quebrados. Quando o assunto é estética, bem-estar e beleza, essa proposição ganha ainda mais força. Vaidosos, os homens invadem o mercado de cuidados com o corpo e a aparência, chamando a atenção de empresas do setor para uma fatia de consumidores que vai muito além do tradicional público feminino. Tanto que pesquisas atuais revelam que o Brasil figura entre os cinco países com maior oferta de produtos direcionados a eles.

No consultório do dermatologista Paulo Roberto Antônio Júnior, os marmanjos compreendem 40% dos pacientes e a procura pelos tratamentos ultrapassa a aflição com a calvície, mesmo que o problema esteja no topo da lista dos mais reclamados. Acima no ranking, aparece o botox, depois os preenchimentos com MD Codes, técnica de rejuvenescimento facial à base de ácido hialurônico que dispensa cirurgia.

O profissional cita também as aplicações de enzimas para combater papadas e gorduras abdominais, e um bioestimulador usado para frear a flacidez do rosto e do pescoço, chamado Sculptra. Para Paulo Roberto, a desmistificação de crenças sobre procedimentos estéticos na internet e nas redes sociais tem contribuído para que os homens percam o medo de realizar tratamentos. "Os preços mais acessíveis e os resultados extremamente naturais, sem necessidade de repouso ou afastamento do trabalho, fazem com que a procura se torne ainda maior", afirma.

A caçada pela beleza masculina é reforçada por pesquisa da Euromonitor International. Os dados dão conta de que os homens estão cada vez mais vaidosos (45% dos entrevistados se declararam assim), sendo que 54% deles dizem ir ao cabelereiro e 40% ao dermatologista. Os ouvidos no levantamento afirmaram ainda procurar procedimentos até então tidos como exclusivamente femininos, como limpeza de pele (39%) e depilação (24%). Outro estudo comandado pelo Google BrandLab aponta um crescimento de mais de 44% na visualização de vídeos de beleza para o público masculino no YouTube desde 2017, e ressalta que 93% dos homens se preocupam em tomar conta do visual.

Heliakim Jr./Divulgação
No consultório do dermatologista Paulo Roberto Antônio Júnior, eles compreendem 40% dos pacientes (foto: Heliakim Jr./Divulgação)

No início de agosto, os rapazes ganharam outro aliado na busca pela beleza, que atua em uma das frentes mais demandadas por eles. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acaba de apresentar o Sanctio, uma nova forma para sanar a calvície. O cosmético reverte a queda de cabelo e retoma o crescimento dos fios, sem contraindicações comuns aos produtos que geralmente tratam esse transtorno, como queimação, coceira, descamação do couro cabeludo, impotência e aumento das mamas.

É uma verdadeira revolução para dar esperança aos mais de 25 milhões de homens brasileiros que são acometidos com algum nível de calvície, conforme estimativa da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC). O infortúnio não é uma patologia, mas antes uma condição hereditária que causa o afinamento dos fios, que começam a ficar sucessivamente mais curtos e reduzidos, até sumirem. A calvície incide em uma taxa de 20% entre os homens na faixa dos 20 anos, em 30% nos que têm entre 30 e 40 anos, em 40% nos adultos acima de 40 anos, informa a ABCRC. Mais comumente, os que começam a perder os cabelos cedo correm risco de chegar a uma situação grave com o passar do tempo.

Longe dos salões para elas, os homens têm perseguido uma modalidade de serviço que sai dos limites dos consultórios médicos para aproveitar um espaço típico para eles. São as barber shops, que voltaram com força total e já estão pipocando pelas ruas de Belo Horizonte, retratando o investimento do público masculino em locais específicos para cuidar da imagem pessoal. Na opinião de Wagner Mariano, sócio da Achado Barbearia, aberta há pouco na Savassi, os homens estão mais criteriosos e, nesse ponto, é fundamental perceber o perfil de cada um. "Investimos em técnicas de visagismo, que nos permitem analisar as características do cliente e, assim, oferecer uma proposta personalizada", conta.

Os grandões têm à disposição uma infinidade de opções de barba e cabelo, sem excluir os carecas. Ideal para camuflar entradas laterais, uma delas é o corte desconexo, em diferentes comprimentos. Se os fios forem escassos na coroa, a orientação é deixar o cabelo ao redor um pouco maior para incorporá-lo na porção calva. A cabeça raspada com a barba cheia é outra combinação que agrada pela imagem rústica e marcante. Ao lado da procura pelos cuidados com a aparência, está o consumo de produtos para mantê-la sempre em dia. Atualmente, o Brasil é o quarto maior mercado mundial de cosméticos masculinos, e deve, até 2021, figurar na primeira colocação desse ranking.