Felicidade crônica: quando um sorriso pode mudar o seu dia

Especialista afirma que o riso no ambiente corporativo ajuda a diminuir o estresse na rotina dos profissionais, além de contribuir para a criatividade e consequente produtividade

por Augusto Pio 19/06/2017 16:21
Shutterstock
O humor está diretamente ligado à criatividade. É fundamental criar um ambiente favorável entre os colegas (foto: Shutterstock)
De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade 2017, anualmente desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está em 22º lugar na lista dos países mais felizes do globo. A verdade é que o brasileiro é conhecido no mundo por seu bom humor, pois faz piadas até consigo mesmo. Porém, no ambiente corporativo, a questão é outra, uma vez que muitos acreditam que rir no trabalho não é aconselhável. Para Paulo Aziz Nadet, consultor no setor de desenvolvimento organizacional e coach profissional, isso não passa de um mito. “O convívio amistoso e a diminuição do estresse na rotina dos profissionais podem ser incentivados por meio do riso, que, além de fazer bem para a saúde, quebra o gelo de qualquer ambiente”, garante o consultor. O consultor aponta cinco motivos para rir no trabalho

1– Para passar mensagens ou quebrar feedbacks negativos
“O humor é um lubrificante social, já diz o ditado. Por isso, usá-lo para se fazer entender nas entrelinhas ou para dar algum feedback sutil pode ser muito efetivo. Quando bem utilizada, uma pitada de humor sutil pode garantir que você se faça entender e, em troca, ter menor resistência por parte da pessoa que está recebendo o seu feedback negativo. Em ambientes abertos e coletivos, essa pode também ser uma ferramenta para evitar que a pessoa que está recebendo a mensagem se sinta mal (desde que usada com bom senso). Rir de si mesmo também é importante para mostrar humildade e abertura às criticas.”

2 – Para evitar o burnout
“Ninguém está livre do estresse e das pressões do mundo corporativo. E, apesar de cada um viver essas questões de maneira distinta, o riso pode ajudar a todos. Afinal, rir alivia a tensão, relaxa os músculos e estimula a produção de hormônios que combatem o estresse, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, além de colaborar para uma sensação de bem-estar. Outro benefício do humor é que ele pode colocar algumas coisas sob diferentes perspectivas, ajudando no discernimento correto de cada um dos nossos desafios.”
.
3 – Para fugir do isolamento
“É fato: somos seres sociais. Por isso, isolamento no trabalho não apenas gera insatisfação pessoal como pode ser um mau sinal para o seu chefe. Afinal, trabalhar em equipe é uma virtude esperada pelas organizações, como indicam as habilidades socioemocionais, como empatia e habilidade para trabalhar em grupo, que vêm sendo adotadas em grades curriculares de universidades privadas, como Kroton Educacional, Insper e Albert Einstein. Mas o que o riso tem a ver com isso? Tudo! É muito difícil rir sozinho. O riso, normalmente, é compartilhado e ajuda a criar laços mais sólidos com quem ri com você. Nesse contexto, o humor ajudará o profissional na sua relação com os colegas de trabalho, impactando positivamente no resultado de todos. Afinal, sozinhos, vamos mais rápidos, porém, juntos, vamos mais longe.”

4 – Para pensar fora da caixa
“O humor está diretamente ligado à criatividade. E é por isso que aquele seu amigo mais criativo é também o que mais te faz rir. A boa notícia é que isso pode ser treinado! Fazer piadas ou rir de situações diversas desenvolve associações diferentes na sua mente. Isso fará você ver as coisas por outras perspectivas, o que lhe permitirá tomar melhores decisões no futuro.”

5 – Porque a vida é uma só!
“Passamos a maior parte do nosso dia produtivo no trabalho. Se não temos o privilégio de fazer aquilo que gostamos, rir vai nos ajudar a gostar mais daquilo que fazemos. De quebra, rir também vai te fazer uma pessoa mais feliz. A sua vida agradece!”