Uma lata de cerveja por dia aumenta chance de câncer de pele em 14%

Estudo sugere que o consumo regular de bebidas alcoólicas está ligado a um risco aumentado de desenvolvimento de melanoma

por Victor Correia* 20/12/2016 13:30

 Dela-Foto/EM/D.A Press
A presença de acetaldeído, um composto tóxico, em bebidas alcoólicas pode estar ligada ao surgimento do tumor (foto: Dela-Foto/EM/D.A Press)
A ingestão de álcool comprovadamente causa sete tipos de câncer e é responsável por cerca de 3,6% dos casos da doença ao redor do mundo. Segundo pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, a lista pode ficar maior. Um estudo publicado, neste mês, na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention sugere que o consumo regular de bebidas alcoólicas está ligado a um risco aumentado de desenvolvimento de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

A pesquisa foi liderada por Eunyoung Cho, professor-associado de dermatologia e epidemiologia da Universidade Brown, e mostra que beber diariamente mais de 12,8g de álcool — o equivalente a uma latinha de cerveja ou uma taça de 100ml de vinho — pode aumentar as chances de desenvolvimento de melanoma em cerca de 14%. Já o consumo excessivo de bebida, de mais de 20g diários de álcool, eleva o risco em 23%.

A relação é mais evidente quando se consideram melanomas surgidos em locais do corpo pouco expostos à luz do Sol, como peito, costas e abdômen. As chances de surgimento da doença nesses lugares aumenta em até 73% para quem consome álcool excessivamente, contra 2% na cabeça, no pescoço e nas extremidades.

A pesquisa utilizou dados de três grandes estudos anteriores que observaram os hábitos de consumo de álcool em mais de 200 mil participantes por um período de 18 anos. Os voluntários responderam a um questionário detalhado a cada dois anos, com perguntas sobre hábitos alimentares e histórico médico. Foram registrados 1.374 casos de melanoma entre os participantes.

Vinho branco


Os pesquisadores avaliaram também o aumento no risco de melanoma causado pelo consumo de quatro tipos de bebidas: cerveja, licor e vinhos tinto e branco. Cho diz ter ficado surpreso que a última foi a única bebida que, consumida independentemente das outras, pode aumentar as chances de surgimento do melanoma. Uma dose por dia de vinho branco pode elevar o risco em cerca de 13%.

Segundo o estudo, as bebidas podem causar câncer devido a uma substância chamada de acetaldeído, produzida no fígado durante a metabolização do álcool. Os vinhos têm quantidades altas da substância em sua composição, o que torna o consumo deles potencialmente mais perigoso. Para os pesquisadores, porém, os antioxidantes presentes no vinho tinto protegem contra o efeito do acetaldeído, tanto que a ingestão isolada dele não demonstrou aumento do risco de melanoma nos participantes.

A pesquisa não é definitiva, mas traz fortes indícios de que a ingestão de álcool é uma possível causa de melanoma, avalia Álvaro Machado, diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. “Ela aponta sugestões que merecem maior análise”, justifica. Os autores reconhecem que o estudo foi limitado pela homogeneidade da população analisada, profissionais de saúde com acesso à educação , mas serve de alerta para os risco dos exageros.

Os resultados reforçam as recomendações da Sociedade Americana do Câncer para o consumo máximo de duas doses (12,8g) de álcool por dia para homens e uma dose para mulheres. “No caso de pessoas com fatores de risco para o desenvolvimento de melanoma, um aconselhamento em relação ao consumo de álcool pode ser uma estratégia efetiva de redução do risco do melanoma e outros cânceres”, disse Cho.

O melanoma é causado principalmente pela combinação de dois fatores: pele clara e exposição aos raios solares. “O Sol é bom para a saúde, mas é bom não abusar. Deve-se usar protetor solar todos os dias e no corpo todo, já que as nossas roupas não bloqueiam totalmente a radiação”, afirma Machado, que ressalta também a gravidade desse tipo de câncer. “É uma lesão bastante agressiva, com um potencial disseminador importante. É um tipo muito letal de câncer.”

Leta


Uma revisão de 10 anos de estudos publicada em julho na revista Addiction mostra que o consumo de bebidas alcoólicas está diretamente ligado a tumores na orofaringe, na laringe, no esôfago, no fígado, no cólon, no reto e na mama.
A publicação revela ainda que o álcool foi a causa de cerca de 500 mil mortes por câncer em 2012.

*Estagiário sob supervisão de Carmen Souza.