Veja nove dicas para ter um sono reparador

Orientações de especialistas são chamadas de "higiene no sono" e podem melhorar a qualidade do descanso

Estado de Minas 05/04/2016 11:00
EM / D.A Press
60% dos brasileiros e brasileiras têm problema de sono (foto: EM / D.A Press)
A qualidade do sono é fundamental. Muitas pessoas já viveram a experiência de dormir alguns minutos e sentir a sensação de descanso e, por vezes, dormir horas e despertar com uma persistente sensação de cansaço. Seguir algumas orientações, chamadas “higiene do sono”, pode melhorar a qualidade do descanso.

» Evitar ficar na frente do computador e da televisão duas horas antes de dormir;
» Dormir em quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é comprar um tapa-ouvido, daqueles usados para natação, e utilizá-lo para dormir se a vizinhança for muito barulhenta ou se você for muito sensível ao som;
» Fazer a última refeição até uma hora antes de ir se deitar, para evitar a indigestão;
» Nunca se alimentar na cama (cama é lugar para dormir);
» O quarto deve ser, o máximo possível, escuro;
» Evitar ficar pensando em muitas coisas quando se deitar. Tenha pensamentos calmos e serenos e evite as preocupações;
» Tomar banho quente de banheira (imersão) para relaxamento muscular, ou mesmo de chuveiro;
» Dormir em posição correta, de lado, preferencialmente à direita, com travesseiro na altura do ombro para que a cabeça e a coluna vertebral fiquem absolutamente alinhadas e um travesseiro entre as pernas ou as mãos juntas, entre as coxas.
» Se o cansaço é persistente, o ideal é procurar ajuda médica, pois, ao eliminar a causa, o sono volta a ser reparador e o sintoma de sono durante o dia deixa de ser frequente.

Pele saudável com água morna e mamão
Ter uma pele lisinha e macia é o sonho de muitas pessoas. Porém, no dia a dia parece não ser tão fácil adquiri-la. Mas existem alguns passos simples que podem ser incluídos na sua rotina. A hora do banho, por exemplo, é de extrema importância para a pele. A água quente é muito prejudicial, pois o banho quente prejudica a camada mantolipídica da pele, que é responsável pela textura suave. Após o banho, o ideal é passar o hidratante, pois é nesse momento que os poros estão abertos e prontos para receber todos os nutrientes contidos neles. A dica da cosmetóloga Lucienne Souza é usar as propriedades da papaína para fazer um excelente hidratante. Para isso, bata no liquidificador um mamão verde, sem cascas e sem sementes, com três colheres de sopa de mel morno. Aplicar na pele ainda morno e deixar agir por 20 minutos. Retirar com água fria.

Benefícios das leguminosas

Embora muitas pessoas acreditem que leguminosas sejam legumes, elas são, de fato, feijões, grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço. Para simplificar, todos os grãos produzidos em vagens são conhecidos como leguminosas. As leguminosas são nutritivas, fontes acessíveis de vitaminas, minerais e fibras. Também fazem bem ao meio ambiente, consomem pouca água e enriquecem o solo. Outro benefício das leguminosas são as proteínas, segundo especialistas. Uma proteína vegetal, mas de extremo valor nutricional. Muito indicada, inclusive, nas principais refeições, para possibilitar menor consumo de carne ou qualquer outra proteína de origem animal.

Ortodontia estética
A ortodontia do Brasil se posiciona entre uma das mais destacadas do mundo, o que se
deve à criatividade, habilidade e capacidade profissional, além das novidades que sempre estão chegando no país. Diante disso, o país vai sediar, de quinta-feira a sábado, o 2º Congresso Internacional ABOL de Ortodontia Estética. Será no Hotel Hilton Garden inn BH, Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte. Presidido pelo cirurgião dentista Luiz Fernando Eto, o evento contará com professores da Espanha, Inglaterra, EUA e Coreia do Sul, além de 20 renomados profissionais brasileiros.
Inscrições no site www.abolcongresso.com.br

Parapsiquismo na infância

O parapsiquismo é a condição de a consciência humana ser capaz de vivenciar as parapercepções, ou seja, as percepções além dos sentidos do corpo físico. Na infância, é comum relatos de percepções além dos cinco sentidos, como ver um amigo imaginário, sonhar que estava voando por cima da casa, encontrar e conversar com parentes que já morreram, além de sentir as energias de pessoas e ambientes. São variadas as expressões do parapsiquismo na infância. Para falar sobre o assunto, a professora Karla Juliani ministrará a palestra “Precocidade parapsíquica”, sexta-feira, no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPCBH), na Rua Padre Marinho, 455, 7º andar. Informações: (31) 3222-0056.

Terapia integrativa
A FB ou Frequências de Brilho é uma técnica energética que faz parte das terapias integrativas e complementares, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática terapêutica e adotada no Brasil pelo SUS como parte do tratamento clínico ou como prevenção de saúde. As FB são pouco conhecidas no Brasil, mas já muito aplicadas na Austrália e Estados Unidos. A psicóloga Eglí Solé acaba de lançar o livro Frequências de Brilho – Caminho da autocura, explicando como essa técnica energética se integra às terapias convencionais. A técnica consiste em um método preciso de toques leves em vários pontos do corpo, conhecidos como portais, que despertam a memória celular e a manifestação de ondas de energia que permitem transformações nos campos físico, emocional e espiritual.

De mãe para mãe
A maternidade é uma experiência que transforma vidas. Seja no primeiro ou no terceiro filho, sempre surgem dúvidas, momentos especiais e fases difíceis em que a mulher gostaria de dividir com outras pessoas que entendam o que ela está passando. Com mais de 40 mil downloads, a rede social Mãeguru é a solução para compartilhar histórias de mãe para mãe. Na plataforma, é possível postar fotos, compartilhar experiências, pedir opiniões ou indicações sobre assuntos da maternidade, desde a gravidez até a fase em que os filhos já estão crescidos. A rede também permite buscar informações sobre um determinado assunto, já que a plataforma conta com conteúdo gerado pelas próprias usuárias, somando mais de 5 mil posts e 20 mil comentários. Saiba mais em www.maeguru.com.br.