Aprovado projeto de lei que divulga número 180 nas embalagens de produtos para mulheres

O texto segue para o Senado. Se aprovado, os rótulos terão que conter a seguinte mensagem: "Violência contra a mulher é crime! Ligue 180"

por Agência Brasil 30/03/2016 10:50
Ainda como homenagem ao mês da Mulher, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29/03) o Projeto de Lei (PL) 1036/15 que torna obrigatório a divulgação do número telefônico 180 em rótulos das embalagens de produtos para higiene pessoal feminina e de finalidade estética. Se aprovado no Senado, os rótulos terão que conter a seguinte mensagem: “Violência contra a mulher é crime! Ligue 180.” O número 180 é exclusivo para a comunicação de ocorrência de violência contra a mulher.

Reprodução Internet
Se aprovado no Senado, os rótulos terão que conter a seguinte mensagem: %u201CViolência contra a mulher é crime! Ligue 180.%u201D (foto: Reprodução Internet)


Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei (PL) 36/15, que visa a incrementar os mecanismos de combate à violência contra a mulher. A proposta define normas gerais para a composição das equipes policiais de atenção à mulher vítima de violência doméstica ou familiar.

Segundo o relator da matéria, deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), a iniciativa pretende propor uma norma geral para que a mulher, vítima de violência familiar, seja atendida por policial devidamente habilitado e, preferencialmente, do sexo feminino. “Entendemos que essa é uma evolução necessária do atendimento à vítima de violência doméstica. Sob o ponto de vista psicológico, a vítima se sentirá mais segura em narrar o seu caso para outra mulher. Na prática, essa tão singela alteração administrativa pode significar a não revitimização, pois há relatos de mulheres que são ridicularizadas pelos policiais quando tentam registrar a ocorrência”, justificou.