África do Sul realiza primeiro transplante de pênis com recuperação de todas as funções urinárias e reprodutivas

Paciente de 21 anos que perdeu o órgão numa cirurgia de circuncisão recebeu pênis de um doador falecido

por AFP - Agence France-Presse 13/03/2015 14:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação/Stellenbosch University
Médicos durante a cirurgia de transplante de pênis realizada em dezembro na África do Sul (foto: Divulgação/Stellenbosch University)
Uma equipe de médicos sul-africanos anunciou nesta sexta-feira (13/03) ter conseguido realizar com sucesso o primeiro transplante de pênis. A cirurgia foi realizada há três meses. "Tenho o privilégio de ter participado deste primeiro transplante bem sucedido no mundo", declarou o professor Frank Graewe, chefe do departamento de cirurgia reconstrutiva da Universidade de Stellenbosch (sudoeste). O paciente sul-africano de 21 anos recuperou todas as funções urinárias e reprodutivas do órgão, explicou ainda Graewe.

Um outro transplante de pênis já havia sido realizado na China em 2006. Apesar do sucesso cirúrgico da operação, o órgão teve que ser retirado em razão de "problemas psicológicos do paciente".

O pênis do jovem teve que ser amputado há três anos, após uma infecção causada por uma circuncisão mal realizada durante uma tradicional cerimônia africana.

O paciente foi operado no hospital Tygerberg, da Cidade do Cabo, durante nove horas, em 11 de dezembro. O pênis transplantado foi retirado de um doador já falecido, cuja família foi felicitada pela equipe médica.  "Nós provamos que era possível. Podemos dar a alguém um órgão tão bom quanto o que ele tinha antes", garantiu o professor Graewe, em comunicado.