Entenda a diferença entre catarata e pterígio

Ambas são enfermidades oftalmológicas, mas as semelhanças terminam aí

por Rafael Campos 18/10/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Muitos pacientes confundem catarata com pterígio. Ambas são enfermidades oftalmológicas, mas as semelhanças terminam aí. Segundo os médicos, a confusão se deve ao desconhecimento do pterígio. “Acredito que isso seja uma questão de cultura popular. Já tive vários pacientes querendo operar da primeira, quando, na verdade, tinham a segunda”, conta o oftalmologista Hilton Medeiros.

Comum em países tropicais, o pterígio é uma membrana fibrovascular que surge entre a córnea (parte anterior e protetora do olho) e a conjuntiva (membrana mucosa que reveste a parte externa da córnea). Ele é perceptível a olho nu, pois forma uma carnosidade no canto dos olhos, em formato triangular. “O pterígio é um problema externo, diferente da catarata, que atinge o cristalino, que é na parte interna do olho”, detalha o especialista. Na catarata, o cristalino — lente natural do olho humano — se calcifica. Como ele é responsável pelo foco, a doença causa a perda gradual da visão.

Já o pterígio é associado a fatores genéticos e à exposição intensa a calor e raios ultravioleta. No Brasil, tem maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. O uso de óculos escuros com 100% de proteção UV é um dos mecanismos de prevenção mais eficientes.

Valdo Virgo/CB/D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e entenda a diferença entre as doenças (foto: Valdo Virgo/CB/D.A Press)