Inverno não tem que ser sinônimo de regime de engorda, veja as dicas

Organismo faz um esforço maior para manter a temperatura, tornando os alimentos mais energéticos apetitosos

08/06/2013 13:24

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
sxc.hu
Abandono dos exercícios físicos geralmente acontece na época do frio (foto: sxc.hu)

Vários estudos já comprovaram que, nos dias mais frios, as pessoas se exercitam menos e comem mais. Depois, quando o verão vai se aproximando, muitos ficam frustrados e entram em desespero porque não conseguem perder todo o peso acumulado.

Isso tem uma explicação fisiológica: o organismo faz um esforço maior para manter a temperatura, tornando os alimentos mais energéticos apetitosos. Acredita-se que no Brasil, onde o inverno (que começa no próximo dia 21) é mais ameno, esse aumento não chegue a 10% do gasto diário calórico.

sxc.hu
Caldos e sopas podem ser preparados com verduras e legumes (foto: sxc.hu)
Portanto, a outra explicação para o aumento de peso pode ser simplesmente a preguiça e a 'fraqueza' diante das tentações. Afinal, um dia mais frio convida para ficar debaixo da coberta e saborear uma comidinha gostosa e quente, não é?

Veja dicas para driblar essa armadilha:


-não abandone as frutas frescas durante o inverno;

-na hora de preparar o chocolate quente e a massa, pratos típicos dos dias frios, substitua o leite integral pelo desnatado e utilize macarrão integral;

-se você tiver mais força de vontade, substitua o chocolate por um chá;

-substitua os queijos amarelos pelos brancos ou light;

-substitua alimentos fritos por grelhados ou cozidos;

-não é preciso evitar as sopas e caldos, mas eles podem ser preparados com legumes e verduras, evitando utilizar creme de leite, queijo ralado e massas;

-para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras. Elas ajudam no funcionamento do intestino e proporcionam uma sensação de saciedade prolongada;

sxc.hu
Quem abandona e volta à atividade física com frequência ganha mais peso. Um bom aquecimento é ainda mais importante no inverno (foto: sxc.hu)
-em relação às bebidas alcoólicas, vale lembrar que elas são fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem calorias sem nenhum nutriente. Por outro lado, o consumo de uma taça de vinho tinto por dia faz bem ao coração e aquece;

-alimente-se a cada 3 horas de forma moderada;

- beba muita água, mesmo que não tenha sede.

Quer uma boa notícia? Malhar no inverno garante um gasto calórico maior. O problema é driblar o desânimo. Um estudo divulgado pelo American College of Sports Medicine revelou que quem abandona e recomeça os exercícios com frequência tende a ganhar mais peso.

Outra pesquisa, realizada no Brasil com mais de 350 praticantes de atividades físicas, apontou que 50% das pessoas que começam a praticar atividades físicas abandona o esporte após um período de seis meses a um ano, e geralmente isso ocorre na época das estações mais frias como outono e inverno. Bons motivos para manter a rotina de exercícios.