Passo a passo para editar vídeos que realmente convertem nas redes sociais

Cada uma das redes sociais possui formatos específicos e a conversão é fundamental para garantir a qualidade

Dicas para criar vídeos que realmente convertem nas redes sociais, aprenda Pixabay
clock 28/03/2024 16:41
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
Quando você rola o feed de qualquer rede social, qual tipo de conteúdo mais chama a sua atenção? Vídeos ou publicações estáticas? Vai dizer que não dá aquela preguicinha de passar por todas as telas do carrossel? Isso mostra a importância dos vídeos para as redes. No entanto, não basta apenas postá-los, mas saber como editar vídeos com formatos ideais para cada plataforma.  

No mundo digital em que vivemos, os vídeos transformam o conteúdo das redes sociais, impulsionando o engajamento a patamares sem precedentes. Afinal, nenhum influencer ganhou fama, até hoje, apenas com cards bem feitos, né? Por isso, o audiovisual captura e mantém a atenção do público, além de ampliar as interações, compartilhamentos e conversões. 

Entretanto, a eficácia do vídeo não depende apenas do seu conteúdo criativo, mas também da sua compatibilidade com as plataformas escolhidas. Afinal, cada rede social exige um formato diferente. E aí, como adaptar isso? Neste contexto, entram softwares de edição que simplificam o processo. Deste modo, preservam a qualidade, carregamento e compatibilidade. 

É o caso do Filmora, programa para edição de vídeos com design intuitivo e recursos fáceis de usar. Assim, mesmo quem não tem experiência alguma nessa área consegue produzir materiais com alto potencial de engajamento.  

Por que converter vídeos para o formato certo é tão importante?


Como já falamos, os vídeos são fundamentais para as redes sociais devido ao seu alto potencial de engajamento. Primeiramente, capturam a atenção do público por combinarem elementos visuais e auditivos. Assim, transmitem mensagens complexas de forma rápida e memorável. Além disso, incentivam as interações, o que aumenta a visibilidade do conteúdo nas plataformas.

Isso ocorre porque os vídeos tendem a ser mais pessoais e geram uma conexão mais forte entre a marca e o público, algo que os consumidores atuais valorizam bastante. Por fim, a natureza dinâmica dos vídeos também permite que as marcas sejam criativas e mostrem sua personalidade. Deste modo, se diferenciam em um mercado saturado. 

Neste sentido, as empresas podem usar diferentes formatos para contar suas histórias, como tutoriais, depoimentos, transmissões ao vivo e animações. Mas, não tem criatividade que resista a um formato inadequado para as redes sociais. Daí, a importância de converter e adaptar para cada plataforma.

Inicialmente, há diferentes razões para que uma rede social não suporte determinado vídeo. Uma delas é a incompatibilidade de formatos, pois cada plataforma recebe apenas certos tipos de arquivos. Por exemplo, um formato que funciona no YouTube pode não ser aceito no Instagram. Além disso, há questões de direitos autorais e conteúdo protegido que restringem o upload. 

Ademais, as redes sociais têm políticas específicas de conteúdo que proíbem certos tipos de vídeos, como aqueles que contêm violência explícita, discurso de ódio ou desinformação. E, convenhamos, ninguém precisa espalhar esse tipo de coisa por aí, né?

Formatos mais utilizados


Então, concentrando na questão dos formatos, a conversão de vídeos é necessária para garantir a compatibilidade com as diferentes plataformas. A partir daí, otimizar a experiência da pessoa usuária. Afinal, vídeos no formato correto carregam mais rápido e são exibidos corretamente em todos os dispositivos. Mas, qual utilizar em cada rede? 

De modo geral, os formatos mais usados no Instagram e Reels são MP4 e MOV, com uma proporção de 9:16 para tela cheia. Já no Facebook, os formatos recomendados são MP4 e MOV, com dimensões de 1280 x 720 pixels para vídeos em publicações. Por outro lado, recomenda-se 1080 x 1080 pixels para vídeos no feed de anúncios. 

No YouTube, o formato mais comum é o MP4, com uma proporção de 16:92. Por fim, o TikTok prefere vídeos no formato MP4 ou MOV, com uma proporção de 9:16 para se adequar à tela cheia do dispositivo móvel.
 

As funcionalidades do Filmora


O Filmora é mais que um editor de vídeo para PC. Trata-se de um software completo com as funcionalidades essenciais para deixar o produto audiovisual com qualidade profissional. A interface simples e intuitiva torna o processo acessível a pessoas usuárias que tenham todos os tipos de conhecimento técnico. Ou seja, de iniciantes a experientes. 
 
 
 
Um de seus destaques está nas aplicações de inteligência artificial. Assim, enquanto a pessoa que cria cuida da parte criativa, o sistema gerencia os aspectos mais complexos da edição. Entre os recursos que o programa disponibiliza, temos: 

  • edição assistida por IA, que fornece sugestões personalizadas para melhorar a qualidade dos vídeos;
  • edição textual orientada por IA, que transforma a edição de vídeos em uma experiência similar à edição de documentos de texto;
  • criação de miniaturas impactantes com o auxílio da IA, que ajuda a aumentar o número de visualizações;
  • composição de músicas via IA, que adiciona trilhas sonoras personalizadas aos vídeos.

O Filmora também dispõe de uma vasta biblioteca de modelos pré-definidos, que simplifica o processo de edição e potencializa a produtividade. Além disso, suporta edição remota, compatível com sistemas operacionais de desktops e dispositivos móveis. Isso permite o compartilhamento do trabalho imediatamente após a conclusão.

Mais engajamento para suas redes


Mas, se o assunto é redes sociais, você pode se dedicar ao crescimento das suas métricas, enquanto minimiza o tempo gasto na criação de vídeos. Com apenas um produto, atende a múltiplas plataformas, sobretudo pela conversão:

  • utilize o recurso Auto Reframe para adaptar vídeos para o TikTok ou YouTube Shorts;
  • integre-se facilmente com as principais redes sociais para um compartilhamento ágil e eficiente;
  • eleve o crescimento do seu negócio com estratégias de marketing de vídeo eficazes;
  • colabore e integre feedbacks de forma eficiente para aperfeiçoar projetos de vídeo;
  • mantenha a identidade visual da sua marca consistente, salvando cores, fontes e logotipos como modelos personalizados;
  • automatize a criação de conteúdo, desde postagens em blogs até vídeos envolventes, com a adaptação inteligente da IA;
  • utilize adesivos de chamada para ação para impulsionar interações comerciais significativas.

Por fim, ainda dispõe dos recursos mais básicos para edição, como tratamento de texto e áudio, bem como efeitos visuais dinâmicos. O Filmora também possui o removedor de fundo inteligente, que elimina o fundo dos vídeos sem a necessidade de um chroma key. Ainda, a ferramenta para edição em lote, que agrupa elementos para facilitar o processo. 

Como editar um vídeo usando o Filmora?


Quer ver como é fácil selecionar o Filmora entre os editores de vídeo disponíveis no mercado? Confira, a seguir, o passo a passo para edição: 

  • primeiramente, abra o programa e selecione a opção para começar um novo projeto;
  • em seguida, importe as mídias que deseja trabalhar;
  • com as ferramentas disponibilizadas, corte, recorte e apare o vídeo. Para isso, pode arrastar e soltar elementos, áudio, texto e demais itens na linha do tempo; 
  • por fim, revise e termine as alterações. Então, exporte o arquivo ou compartilhe nas redes. 

Vale lembrar que o Filmora possui elementos para deixar o vídeo com a sua cara ou, ainda, da marca que representa. Por exemplo, adicionar filtros, títulos e efeitos. Ok, e o que fazer para converter o vídeo para o formato desejado? 

Após terminar o processo de edição (ou, se o vídeo já estiver pronto), pressione a opção ‘Exportar’ para transformar e armazenar o vídeo, por exemplo, em formato MP4. Mas, além desta opção, também pode tratar o produto nos formatos MOV, MKV, AVI ou em áudio MP3.
 
 

Quem pode usar o Filmora?


De modo geral, tanto a edição quanto a conversão de vídeos do Filmora favorece diversos especialistas. Isso os habilita a produzir material de primeira linha de forma eficaz e inventiva. Só para exemplificar, cabe perfeitamente na realidade de: 

  • pequenos empresários e empresárias: incorpore a edição de vídeo avançada para realçar seu negócio e aprimorar sua cadeia operacional, assegurando uma interação efetiva com o público desejado;
  • pessoas autônomas: empregue aplicativos de IA de fácil manuseio para cumprir prazos com agilidade e excelência, excedendo as previsões dos seus contratantes e mantendo o sossego mesmo sob pressão;
  • influencers: elabore materiais cativantes e genuínos sem dificuldades, valendo-se de funcionalidades de IA para narrar suas vivências e estabelecer uma conexão mais íntima com os seguidores;
  • especialistas em marketing: Utilize produções de vídeo elegantes e adaptadas para chamar a atenção do seu público em múltiplas mídias, intensificando sua tática de marketing com a exatidão da IA.

Sem falar em pessoas educadoras que podem aprimorar seus produtos, transcrever e legendar áudios. Ah, e o Filmora dá descontos para professores, professoras e estudantes. Isso facilita, sem dúvidas, o acesso. 

Ou seja, são diversas carreiras que podem tirar grande proveito da edição de vídeos, bem como a conversão. Afinal, o software disponibiliza alternativas sob medida para satisfazer as exigências particulares de cada campo profissional.

Em resumo, a edição e a conversão de vídeos da Filmora é uma tendência consolidada e acessível não só para experts. Graças a recursos, como as aplicações de IA, além do design e interface intuitiva, possibilita que pessoas criadoras de conteúdo tenham a chance de aproveitar a força da tecnologia e alcançar patamares inéditos de criatividade.

Com funcionalidades de ponta e opções de compartilhamento, além de ser compatível com variados dispositivos, o software possibilita que a pessoa usuária concretize suas ideias e elabore vídeos de nível profissional com simplicidade e celeridade.





compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp