Referências bibliográficas em ABNT: aprenda a fazer corretamente

Veja ao que se atentar e entenda como citar as fontes utilizadas para pesquisa e argumentação em trabalhos que devem seguir as normas ABNT

Mulher atrás de pilha de livros Freepik
clock 23/02/2024 18:36
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
Formatar referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT é uma tarefa que gera muitas dúvidas entre os estudantes. 

O processo exige atenção aos detalhes, pois cada elemento das referências possui especificações que devem ser seguidas à risca. 

Entre os principais pontos de confusão está a identificação correta da autoria, um elemento que serve como ponto de partida para qualquer referência bibliográfica. A forma de apresentar os autores varia conforme o número de participantes e a natureza da autoria.

O título da obra, que vem em seguida, também é fonte de questionamentos, principalmente no que diz respeito ao uso de negrito e à correta separação dos subtítulos. Esta parte serve para a identificação da obra citada.

Outro aspecto é o local de publicação, complementado pela informação sobre a editora. Isso ajuda a evitar confusões entre obras publicadas por editoras com nomes similares.

Por fim, a data de publicação servirá para estabelecer a relevância temporal do estudo citado e distinguir entre trabalhos de títulos semelhantes. 

A precisão na documentação destes detalhes também serve para a credibilidade acadêmica e a clareza da pesquisa. 

E, é claro, neste artigo falaremos mais sobre como fazer referências bibliográficas na ABNT.

Formatação das referências ABNT

A formatação das referências bibliográficas segundo as normas da ABNT exige atenção a detalhes que garantem a padronização e facilitam a compreensão do leitor. 

Inicialmente, o espaçamento entre as referências deve ser de um espaço simples. Quanto ao alinhamento, este deve ser feito à esquerda, seguindo uma uniformidade visual que ajuda na identificação rápida das informações.

A ordenação das referências é alfabética, mas requer um cuidado especial: artigos definidos e indefinidos não devem ser considerados nesse ordenamento. Por exemplo, "A Teoria de Tudo" deve ser ordenado como "Teoria de Tudo, A".

Para títulos e subtítulos, a separação deve ser feita por dois pontos, proporcionando uma distinção clara entre esses elementos sem causar ambiguidade.

Além disso, o uso de "apud" em referências bibliográficas permite citar uma fonte que foi consultada indiretamente, evidenciando a origem secundária da informação. Apesar de ser utilizado, é extremamente importante que você consulte a obra diretamente, evitando mudanças no sentido da ideia do autor central. Esses detalhes, embora técnicos, servem para manter a consistência e credibilidade acadêmica dos trabalhos.

Exemplos de referência ABNT

Atlas

Autor. Título: subtítulo. edição. Local: Editora, ano. página. volume.

Bíblia

Fonte. Dados Geográficos. Título: Subtítulo. Tradutor. Edição. Local: Editora, Ano. Página. Volume.

Bibliografia

Autor. Hierarquia. Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Página. Volume.

Congresso

Nome do congresso, Número, Ano do Evento, Local do evento. Título do documento. Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Página. Volume.

Periódico

Autor. Título do artigo: Subtítulo do artigo. Título do periódico, Local, Volume, Número, Páginas, Data.

Constituição

Área geográfica. Constituição (Ano Constituição). Título: Subtítulo. Responsável. Edição. Local: Editora, Ano de publicação. Página. Volume. (Série).

Dicionário

Autor. Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Página. Volume.

Enciclopédia

Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Página. Volume.

Jornal

Autor. Título do artigo: Subtítulo do artigo. Título do jornal, Local, Data de publicação. Caderno, Página.

Lei ou decreto

Área geográfica. Lei ou Decreto. Número, Data. Título do decreto. Título: Subtítulo. Responsável. Edição. Local, Volume, Número de publicação, Páginas, Data da publicação. Descrição.

Livro

Autor. Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Páginas. Volume.

Site

Autor. Título: subtítulo. edição. ano. Disponível em: Link do site. Acesso em: data de acesso.

Precisando de ajuda com formatação do TCC?

TCC Tranquilo é uma das maiores empresas do Brasil especializada em auxiliar estudantes com a formatação de referências e toda a normatização ABNT de trabalhos acadêmicos. 

Oferecendo serviços personalizados, a empresa se destaca por facilitar o processo de elaboração de trabalhos, garantindo que todos os aspectos formais estejam em conformidade com as exigências acadêmicas. 

Com uma equipe de especialistas em normas ABNT, o TCC Tranquilo torna o processo de escrita acadêmica mais tranquilo, permitindo que os estudantes se concentrem no conteúdo do trabalho, enquanto a empresa cuida da complexa formatação das referências e da estruturação conforme as normas vigentes.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp