viarprodesign/ Freepik
16/11/2023 14:45
Os
sites de apostas esportivas dominaram o mundo todo, uma opção que busca unir o entretenimento com ganhos. E quando falamos no segmento, isso inclui os times envolvidos em apostas esportivas.
Se tornou rotina as marcas dos sites de apostas associados a diversos clubes de todo o mundo, seja com acordos de patrocínio master ou campanhas em redes sociais.
Um exemplo disso é o Brasil. As empresas do segmento estão envolvidas até no naming rights, como o da Copa do Brasil, que agora se chama Copa Betano do Brasil, em alusão a uma das maiores marcas do setor, que adquiriu os direitos da competição.
Times envolvidos em apostas esportivas: só o Cuiabá está de fora
Como exemplo de como as casas de apostas estão presentes no futebol brasileiro, basta olhar para as principais divisões do país, o Campeonato Brasileiro Série A e B, onde temos diversos times envolvidos em apostas esportivas.
São 40 clubes na disputa, 20 em cada. 39 deles contam com acordos relacionados a casa de apostas, ou seja, apenas um está de fora, o Cuiabá, única equipe sem nenhum contrato, ao menos por enquanto.
São 17 empresas diferentes nos uniformes das equipes. Algumas optam por acordos mais baixos, como estampando a marca nos calções ou locais estratégicos. Por outro lado, muitas fecharam para patrocínio master, tomando conta do principal espaço da camisa.
Quais as vantagens?
A relação entre times envolvidos em apostas esportivas traz diversas vantagens. Portanto, as empresas patrocinam equipes de futebol por um motivo principal: visibilidade. O futebol é o esporte mais popular do mundo, com bilhões de fãs em todo o planeta. Ao patrocinar equipes de futebol, as casas de apostas conseguem alcançar um público extremamente amplo e diversificado, que pode não ter tido contato com o mundo das apostas antes.
Além da visibilidade, o patrocínio de equipes de futebol também pode ajudar as casas de apostas a:
Criar uma imagem de marca mais forte
O futebol é um esporte associado à emoção, adrenalina e competição. Patrocinando equipes de futebol, as casas de apostas podem associar sua marca a esses valores positivos, o que pode ajudar a atrair novos clientes.
Expandir seu alcance global
As casas de apostas geralmente possuem uma presença internacional significativa. Patrocinando equipes de futebol de diferentes países, as casas de apostas podem ampliar sua presença global e alcançar novos mercados.
No Brasil, o patrocínio de equipes de futebol por casas de apostas é uma tendência crescente. Em contrapartida, o patrocínio de equipes de futebol por casas de apostas tem sido um assunto controverso.
Alguns críticos argumentam que o patrocínio de casas de apostas pode promover o jogo problemático, principalmente entre jovens e adolescentes. Outros críticos afirmam que o patrocínio de casas de apostas pode dar uma imagem negativa ao futebol.
Apesar das críticas, o patrocínio de equipes de futebol por casas de apostas é uma tendência que provavelmente continuará a crescer nos próximos anos.
Quais as vantagens para as equipes?
O patrocínio de casas de apostas oferece uma vantagem que é muito bem-vinda para os clubes de futebol, a Receita adicional. Os patrocínios de casas de apostas representam uma fonte de receita significativa para os clubes, que podem usar esses recursos para investir em infraestrutura, contratação de jogadores e desenvolvimento das categorias de base.
Um exemplo de como os valores são elevados é o acordo entre Pixbet e Flamengo. A marca fechou acordo para estampar o seu logo na omoplata no valor de R$ 90 milhões por dois anos.
Esse é apenas um exemplo de como os valores são elevados e muito bem-vindos para os clubes, fator principal para os times envolvidos em apostas esportivas.
Manipulação de resultados
A manipulação de resultados é um problema grave, inclusive, recentemente o Brasil passou por um escândalo, com diversos atletas envolvidos com uma quadrilha que apostava principalmente em cartões amarelos.
Porém, é importante ressaltar que as casas de apostas são as partes que mais são prejudicadas neste caso e, consequentemente, não tem nenhum envolvimento em manipulação de resultados.
Portanto, os times envolvidos em apostas esportivas, com acordos de patrocínio com as marcas, devem contribuir com a anticorrupção no futebol, com palestras, como o Coritiba já fez com os seus atletas recentemente.
Torcedores têm opiniões prós e contra
Para alguns torcedores, os acordos de casas de apostas com times de futebol são benéficos, pois representam uma fonte de receita adicional para os clubes, o que pode ser usado para melhorar o desempenho esportivo. Além disso, os torcedores podem se beneficiar de promoções e ofertas oferecidas pelas casas de apostas.
No entanto, outros torcedores acreditam que os acordos de casas de apostas são prejudiciais, pois podem promover o jogo problemático, especialmente entre jovens e adolescentes. Além disso, os torcedores podem se sentir desconfortáveis com a associação de seu time com uma empresa que se dedica a atividades potencialmente prejudiciais.
Argumentos a favor
Retorno financeiro para os clubes
Os acordos de casas de apostas representam uma fonte de receita significativa para os clubes, que podem usar esses recursos para investir em infraestrutura, contratação de jogadores e desenvolvimento das categorias de base. Isso pode beneficiar os torcedores, pois pode melhorar o desempenho esportivo do time.
Promoções e ofertas para os torcedores
As casas de apostas costumam oferecer promoções e ofertas para seus clientes, o que pode beneficiar os torcedores. Por exemplo, as casas de apostas podem oferecer bônus de boas-vindas, reembolsos em apostas perdidas e apostas grátis.
Argumentos contra
Promoção do jogo problemático
O jogo problemático é um problema sério que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O patrocínio de casas de apostas pode promover o jogo problemático, especialmente entre jovens e adolescentes.
Associação negativa do time
A associação de um time de futebol com uma casa de apostas pode causar uma associação negativa do time aos olhos de alguns torcedores. Por exemplo, alguns torcedores podem se sentir desconfortáveis com a associação de seu time com uma empresa que se dedica a atividades potencialmente prejudiciais.
Em última análise, a decisão de se os acordos de casas de apostas com times de futebol são benéficos ou prejudiciais é uma decisão pessoal. Cada torcedor deve avaliar os prós e contras dessa prática e decidir o que acredita ser melhor para o seu clube.
Porém, como podemos observar, os times envolvidos em apostas esportivas tem muitos pontos favoráveis, e essa relação deve ser fortalecida cada vez mais.