Como priorizar as tarefas e organizar a rotina de trabalho?

Aprenda dicas para manter uma boa rotina de trabalho; criar uma lista de afazeres e sinalizar as tarefas mais importantes pode ajudar

Lista de afazeres auxilia no fluxo de trabalho Unsplash
clock 18/05/2023 14:29
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A organização é uma das características mais importantes para manter uma boa rotina de trabalho, contudo, ela pode ser um desafio para muitas pessoas.

É importante ressaltar que a dificuldade em ordenar as tarefas do trabalho é comum para todas as profissões – desde as mais flexíveis, como, por exemplo, traders que trabalham com operações financeiras no MT5 e atuam em home office, até mesmo as mais rígidas, como um profissional que trabalha em escritório.

Mas, se a rotina está puxada para todos, como organizar as tarefas do trabalho? Continue a leitura e descubra a resposta!

Crie uma lista de afazeres


Este é um dos exemplos mais clássicos e, mesmo assim, é uma das maneiras mais efetivas que existem para organizar a rotina de trabalho.

Hoje em dia, existem diversos sites e programas que podem ser utilizados para fazer listas de tarefas com facilidade. Sugerimos que você teste essas opções e veja qual se adequa mais considerando as suas preferências.

Após criar a sua lista de afazeres, você terá uma noção mais clara de quais caminhos podem ser seguidos para cumprir sua demanda de trabalho. No entanto, saber por onde começar pode ser um desafio – confira no próximo tópico como superar este empecilho.

Priorize as tarefas mais importantes pensando na urgência e importância 


No mundo do trabalho, é comum que existam tarefas mais importantes do que outras, então, recomendamos que você – no momento em que estiver organizando a sua lista de afazeres – separe as tarefas por ordem de prioridade e comece pelas mais urgentes.

Para escolher as tarefas prioritárias, por exemplo, você pode escrever mensagens ao lado do afazer, como:

  • importante e urgente;
  • importante e não urgente;
  • não importante e urgente;
  • não importante e não urgente.

As frases que mencionamos na lista anterior são da famosa matriz de Eisenhower, que também pode ser utilizada para organizar o seu expediente de trabalho através de quadrantes.

Divida a demanda de trabalho


Esta dica é mais focada para os profissionais que trabalham em equipe nas empresas, não podendo ser utilizada por pessoas que trabalham de forma independente. Entretanto, dividir a demanda de trabalho entre o time é essencial para que a rotina seja eficiente e produtiva, pois, assim, cada profissional irá desempenhar uma função específica, evitando que haja uma sobrecarga de tarefas para um colaborador.

Utilize a técnica de Pomodoro


A técnica Pomodoro é muito utilizada ao redor do mundo e consiste em dividir o trabalho em momentos de concentração. Neste caso, é utilizado um cronômetro que realiza uma contagem regressiva por 25 minutos. Após este tempo ser finalizado, você deve realizar uma pausa de 5 minutos para fazer outras tarefas que não são relacionadas ao trabalho.

Esta técnica é muito eficiente e costuma aumentar a produtividade de quem a utiliza, então, recomendamos que você teste o Pomodoro e sinta os seus benefícios, pois, muitas vezes, acabamos subestimando os minutos de descanso quando, na verdade, eles são essenciais para uma boa rotina de trabalho.

Existem diversos sites que disponibilizam o método Pomodoro, que pode ser acessado diretamente pelo navegador do computador, conta com um temporizador de 25 minutos para as tarefas, além dos destinados a pausas curtas e longas – e, por fim, eles ainda costumam disponibilizar uma lista de afazeres. Vale a pena explorar! 
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