
Trabalhos em tempo parcial, também chamados de trabalhos “part-time”, são aqueles nos quais o empregado não trabalha o dia inteiro. Este tipo de trabalho dá maior flexibilidade de horário ao empregado, que pode dedicar o restante do dia a outras atividades, inclusive fazer um extra para complementar a renda. Quer saber onde encontrar um emprego part-time? Continue e veja como.
O que diz a Lei?
De acordo com o artigo 58-A da CLT, trabalhos em regime parcial não podem ultrapassar a carga horária de 30 horas por semana. Este artigo também prevê que o trabalhador deverá receber “pagamento proporcional ao salário mínimo”, que tem como base o regime de 44 horas semanais.
Existem dois tipos de jornada parcial: 30 horas semanais, sem horas extras; ou 26 horas semanais, com a possibilidade de até seis horas extras por semana. Neste caso, o pagamento de cada hora extra deve vir acrescido de 50% do valor da hora trabalhada. Alternativamente, este trabalhador pode compensar as horas excedentes na semana seguinte, trabalhando menos horas.
Como calcular o salário no regime parcial
De acordo com a Constituição Federal, a base de cálculo para o salário mínimo é a jornada semanal de 44 horas, ou jornada mensal média de 220 horas. Como o empregado em regime parcial recebe proporcionalmente ao número de horas trabalhadas, é preciso calcular o valor da hora. Ou seja, o salário do regime integral deve ser dividido por 220 (número de horas mensais) pelo valor do salário. O valor da hora trabalhada deve ser então multiplicado pelo número de horas mensais do contrato de regime parcial.
Opções mais populares
Vagas de part-time estão cada vez mais populares e é ainda mais fácil encontrá-las no período de festas. Como este tipo de contrato é mais flexível, é perfeito para empresas que estão precisando de trabalhadores temporários, para ajudar em períodos de alta demanda. Se você está atrás de um trabalho como esse, você terá maiores chances de encontrá-los nos ramos abaixo. Prepare um currículo que represente bem o seu perfil e boa sorte!
Reforço escolar
Você não precisa ter formação pedagógica para trabalhar com explicações escolares. Tudo o que você precisa é dominar o campo que pretende ensinar. Neste ramo, é bastante comum ver engenheiros dando explicações de matemática, física e química, por exemplo. Sempre tem estudantes precisando de algum reforço escolar, então é uma questão de divulgar os seus serviços de forma eficiente.
Vendas
Todo mundo precisa de um vendedor em algum momento da vida. É possível trabalhar com vendas nos mais diversos ramos, desde vestuário até imobiliário. Em muitos casos, este é um emprego part-time, ou seja, com valor de horas fixas. Em outros casos, o empregado tem total autonomia de horário, mas seu salário fica condicionado à sua produtividade. No período de festas, há um grande aumento deste tipo de vaga em lojas de rua e shoppings.
Atendimento bancário
Bancos funcionam apenas seis horas por dia, cinco dias por semana. Isto significa que todo o setor de atendimento trabalha em regime de part-time. Um bancário inicia a carreira normalmente recebendo dois salários mínimos. Não é necessária nenhuma formação específica ou experiência prévia para exercer esta profissão, que exige apenas o Ensino Médio completo.
Digitação
A função de digitador talvez seja uma das mais antigas dentro dos escritórios, desde a invenção da máquina de escrever. Mesmo após a chegada dos computadores e outras tecnologias digitais, este profissional ainda é necessário para diversas empresas. A carga horária média de um digitador hoje é de seis horas diárias. Normalmente, este profissional é contratado para a digitação de contratos e outros documentos burocráticos.
Instrutores (Atividades físicas)
Se você é um especialista em esportes, formado em Educação Física, ou um atleta profissional, vale a pena considerar trabalhar como instrutor. É possível não apenas trabalhar em academias, como também oferecer sessões particulares, em domicílio ou online.
Freelancing
Freelancing tornou-se um termo genérico para todo e qualquer serviço que não estabelece um vínculo empregatício. É possível tanto atender clientes particulares como também empresas. Neste caso não há um número mínimo de horas semanais e os serviços são contratados de acordo com a demanda; portanto não há vínculo empregatício.
Alguns dos serviços de freelancing mais comuns são programação, design, tradução e produção de conteúdo para blogs ou sites de notícias. Existem diversas plataformas que conectam freelancers e possíveis clientes, como Fiverr, Guru, Upwork e AdClick.
Televendas
Vagas de telemarketing geralmente contratam por 6 horas diárias, seis dias por semana, totalizando 36 horas. Neste caso, não é mais possível considerar este um emprego part-time. No entanto, existem outros regimes, especialmente para quem faz televendas, ou telemarketing ativo. Neste caso, é bastante comum o trabalhador ter flexibilidade de horário.
Cliente misterioso
Diversas empresas contratam especialistas para se passarem por clientes e avaliarem, dentre outras coisas, a qualidade do atendimento. Esta é uma forma que algumas empresas encontraram de avaliar o próprio nível de atendimento de forma isenta. A função do cliente misterioso é detalhar todo processo de venda, repassando a informação para os empregadores.
Passeadores
Você provavelmente já ouviu falar dos “dog walkers”, ou passeadores de cachorros. É o trabalho perfeito para quem ama cães e dispõe de tempo livre. Enquanto muitos “dog walkers” se oferecem de forma autônoma, já existem empresas especializadas em fornecer este tipo de profissional. A melhor parte é que dá para passear com vários cães de uma vez, potencializando seus lucros.
Na hora da entrevista
O mercado de trabalho está absurdamente disputado, não importa a área na qual você queira se colocar. Isso significa que conseguir uma entrevista já é, praticamente, meia vitória. Portanto, caso você receba um convite para uma entrevista, certifique-se de aproveitar esta oportunidade da melhor forma possível. Veja aqui como se sair bem numa entrevista de emprego:
- saiba tudo sobre a vaga;
- pesquise sobre a empresa;
- pratique falar sobre suas habilidades;
- tenha respostas na ponta da língua;
- organize-se um dia antes;
- leve seu currículo impresso;
- concentre-se nas perguntas e atividades propostas.