
O polêmico técnico português Vítor Pereira é um dos nomes mais sonantes nestas primeiras semanas de pré-temporada. Sendo até mais debatido do que as transferências e rumores envolvendo jogadores, a realidade é que o técnico, que anunciou sua saída do Corinthians, parece não ter sido muito claro quanto suas pretensões na carreira, surpreendendo meio mundo do futebol brasileiro ao estar muito próximo de aceitar o desafio de ser técnico do Flamengo, um dos naturais rivais do seu ex-time na luta pelo Brasileirão Série A.
Acusado de traição e de não ser um profissional transparente quanto às suas verdadeiras intenções, a realidade é que mesmo com essa mais que provável mudança de técnico, a Sportsbet está colocando o time do Flamengo no top 3 dos times favoritos para o Brasileirão 2023. Mas será que o técnico português, com um desempenho satisfatório em sua primeira temporada no Corinthians, vai conseguir liderar para a glória o sempre exigente cargo de técnico do Flamengo. A verdade é que seu último técnico português acabou por ficar longe das expectativas.
Vítor Pereira teria se justificado com questões familiares
De fato, apesar de existirem muitos rumores rolando, muitas informações garantiam que Vítor Pereira apenas teria justificado sua saída do Corinthians por motivos pessoais e não por estar insatisfeito no time brasileiro. Mesmo com muitas declarações polêmicas - até envolvendo seu salário e quanto dinheiro teria na conta – as dificuldades entre diretoria e técnico português pareciam estar ultrapassadas.
Contudo, como se percebe, a realidade é que os problemas que Vítor Pereira alegou ter no Corinthians, não parecem ser suficientemente fortes para recusar o time do Flamengo. Mesmo ainda não estando confirmado no time do Rio de Janeiro, muitas matérias garantem que será uma questão de tempo até que as duas partes possam confirmar esse acordo que, ainda há poucas semanas, seria muito improvável e que poucos poderiam sequer adivinhar. Mas será que esse casamento perfeito não estará começando com o pé errado?
Polêmica chegada de Paulo Sousa no Fla também não ajudou
Não será necessário recuar muitas temporadas para se perceber que nem sempre começar o comando do Flamengo com polêmicas é a melhor ideia. Na realidade, se percebe realmente que, tanto como Paulo Sousa, Vítor Pereira deverá ter uma pressão extra. Com certeza que as primeiras coletivas de imprensa do técnico português irão atrair um nível de interesse entre torcedores e a própria mídia.
Vale realçar ainda que, Vítor Pereira está aceitando um desafio de um time que, mesmo tendo vencido a Copa Libertadores, acabou se separando de seu técnico vencedor. Ou seja, esse cargo do Flamengo é um dos mais exigentes de toda a América Latina. Porém, uma vantagem que Vítor Pereira tem, em relação aos restantes técnicos portugueses que chegaram ao Flamengo, é que o técnico já tem experiência no futebol brasileiro. Esse fator poderá ajudar muito nos primeiros, aliviando assim a pressão extra e tentando liderar, de novo, para o título do Brasileirão, que está fugindo desde que Ceni foi vencedor.
Flamengo continua priorizando técnicos portugueses
De fato, em uma rápida busca, se percebe que a diretoria do Flamengo, desde o enorme sucesso de Jorge Jesus, está dando uma grande prioridade para os técnicos portugueses. Desde essa histórica temporada de 2019, o Flamengo já apresentou três técnicos portugueses (contando com a mais do que provável chegada de Vítor Pereira nessa temporada). Com o time do Palmeiras também se saindo muito bem com seu técnico português, será que essa tendência é para continuar, somando a isso sempre muita polêmica e reviravoltas que o Flamengo por vezes protagoniza nas pré-temporadas?