Por que jogar on-line é uma prática tão presente na vida dos brasileiros?

No Brasil, três em cada quatro brasileiros possuem o hábito de jogar on-line; confira o que mostram os dados

27/07/2022 15:02
DCStudio - Freepik
Jogo. (foto: DCStudio - Freepik)
Jogar online é uma prática presente no dia a dia de muitos brasileiros. A 9ª edição da Pesquisa Game Brasil 2022 mostra que, cada vez mais, a adesão aos jogos online tem aumentado no país. Atualmente, 74,5% dos brasileiros são gamers de carteirinha. 

Mas o que será que tem de tão atraente e que atrai tanta gente para os jogos eletrônicos? Desde a socialização, superação de desafios, fuga da realidade ou até mesmo ganhar dinheiro, são inúmeros os motivos, como você verá a seguir.

 
Onde os brasileiros gostam de jogar?


Em primeiro lugar, vale entender quais as plataformas preferidas do gamer brasileiro. O Brasil é o 15º país do mundo que mais se joga online,  é o que mostra a pesquisa “O mundo dos games”, feita pela Kantar IBOPE Media. 

Segundo a mesma pesquisa, há uma preferência clara por um dispositivo, o smartphone:

  • 83% dos brasileiros jogam pelo celular
  • 47% preferem consoles
  • 44% jogam em computadores
  • 15% utilizam tablets para jogar
  • 14% jogam em consoles portáteis

Você pode perceber que esta conta não fecha 100%. Isso porque um gamer que se preze não joga apenas por um dispositivo. Muitos deles utilizam mais de uma plataforma para se divertir. 
 

Porque jogar pelo smartphone é tão popular?


Pesquisadores acreditam que a preferência se deve ao fato que smartphones são bem mais acessíveis e estão, literalmente, ao alcance das mãos. 

O último levantamento da Fundação Getúlio Vargas traz um dado que, talvez, justifique essa preferência. O Brasil tem mais de um smartphone por habitante: 242 milhões de aparelhos em uma população de pouco mais de 214 milhões de pessoas (segundo o IBGE).

Acompanhando este raciocínio, a pesquisa TIC Domicílios 2021 (divulgada em junho de 2022) aponta que praticamente 99% dos brasileiros acessam a internet pelo celular, enquanto apenas 36% acessam por computadores. 

Essa acessibilidade que a plataforma proporcionou é uma das grandes responsáveis pela popularização dos jogos online. Isso vale para games casuais como Candy Crush Saga, ou mais competitivos como o Free Fire, que alcança uma média de 41 milhões de jogadores ativos por dia. 
 

Jogar online: porque essa prática entrou no gosto dos brasileiros?


Antes de mais nada, é importante destacar que cada pessoa possui um motivo específico para jogar online. O que você verá aqui, são razões que muitas pessoas possuem em comum, afinal de contas, três a cada quatro brasileiros já jogaram algum game online na vida.

1. Nasceram com a internet


Se você for parar para pensar, todos os jovens de hoje já nasceram em contato com a tecnologia. Ou seja, desde muito cedo eles já tinham contato com a internet, o meio digital e com novas tecnologias. Isso também transformou a forma que eles brincavam. 

Se para a geração Z, o que era divertido era pular amarelinha e dançar roda, para os millenials, isso é totalmente cringe. Uma partida de League of Legends, Fortnite, Among Us ou Call of Duty pode ser muito mais atraente. 
 

2. Socialização


Mais da metade dos jogadores prefere jogos multiplayer, e não só jogar com amigos (51%),  mas principalmente com desconhecidos (62%). Isso porque a vontade de pertencer é intrínseca ao ser humano. 

São milhares de pessoas do mundo todo com um gosto em comum: os games. Então as chances de conhecer uma pessoa nova ou encontrar um grupo que tenha os mesmos interesses é enorme. 
 

3. Conhecer outras realidades


Além de ter contato com diversas pessoas de culturas diferentes, os jogos onlines levam a pessoa para universos fantásticos. São lugares em que é possível voar, soltar poderes, comandar exércitos e derrotar monstros. 

Neles, por meio dos avatares, o jogador experimenta emoções que não conhece no dia a dia e vivencia situações fantásticas em gráficos, muitas vezes, hiper realistas.
 

4. Fugir da realidade


Outro motivo é a capacidade de fuga da realidade que jogar online proporciona. Como outras fontes de entretenimento (televisão, livros, etc )— mas de forma bem mais imersiva — os jogos são artifícios para esquecer os problemas e se distrair. 
 

5. Fonte de renda


Sim. Os jogos são fonte de renda para muita gente. Isso acontece de diversas formas diferentes:

NFT


Os jogos NFTs (Tokens Não Fungíveis, em inglês) estão se tornando febre e mudando a realidade de muitos brasileiros. Neles, o jogador se diverte, acumula títulos da plataforma blockchain e pode ter um rendimento mensal de até R$10 mil. 

 
Streaming

 
Cerca de 27% dos gamers do Brasil fazem gravações dos jogos, seja com prints de tela, ou com streaming (que é a transmissão ao vivo da partida). Isso pode ser monetizado, por meio de patrocínio durante as lives, reviews de produtos, ou até mesmo com o YouTube. 
 

E-sports

 
O gamer profissional treina arduamente para merecer o seu dinheiro. Times como Corinthians, Cruzeiro e Flamengo já possuem equipes de e-games. Para se ter uma ideia, a Epic Games — criadora do Fortnite — realizou um campeonato em 2020 no Brasil e o vencedor levou uma bolada de R$2,5 milhões. 
 
Não há dúvidas que jogar online é uma forma bem divertida de se distrair ou de, até mesmo,  ganhar dinheiro. E aí, vai entrar no time dos gamers?

MAIS SOBRE NEGÓCIOS